Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Kadett GSi 94

Mensagem não lida por 500EF »

kaioemmanuel escreveu:Obrigado pela confirmação. E quanto as entradas falsas, tem algumas sim. Vou resolver no transplante. Primeiro tenho que arrumar o VAF, mas agora to mais animado.
Isso pode deixar a lenta bem "quadrada" e pode confundir você. Tente eliminá-las, nem que seja provisoriamente (passar fita, colocar pedaço de mangote no lugar da mangueira original, sei lá... :D )
Ja to estudando as modificações pro transplante, onde vai junto o CB.
Na bobina de ignição tem 2 conectores. Um vem da IE, mas o outro vem do chicote principal. De onde vem esses fios?
O meu não tem EZK, então pode ter diferença.

Mas chegam 3 fios verdes ao negativo da bobina. Um da LEJetronic (sinal de rotação para ela), outro para o conta-giros do painel e outro é o que traz o pulso da "caixinha bosch" (módulo de ignição).
Ah, no caso essa le jetronic não tem luz de anomalia, certo? Então essa luz no painel faz referencia a EZK?
Sim. Quem comanda a luz de anomalia é a EZK. Tanto que o meu não tem esta função.

E ela se comunica com você através de código de piscadas.
Estive procurando diagrama pra instalação do CB, ate achei tutoriais aqui no forum e no kadetteiros, mas as imagens se perderam... :(
Deve ter isso aqui no fórum sim... dá uma procurada melhor...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Kaio,

Sobre as entradas de ar falsas, como ainda tá em fase de acerto/testes, você pode anular essas mangueiras principais (grossas) que são adicionadoras de ar para a fase fria e para acionamento do ar condicionado. Ou seja, solte as duas mangueironas superiores da TBI e tampe com um tampão provisóriamente. Isso previne que se houver entrada de ar falsa, poderá resolver isoladamente.
O VAF, o q vc fez nele para este teste?

Na bobina, pelo menos no meu, que é 92/93, os conectores são simples, e vai um fio com capa diferente (acho que não é resistivo, confira pra nós por gentileza!) no terminal da esquerda e um fio verde (acho que é do conta-giros) nesse conector também. No outro conector, o da esquerda, vai um fio preto simples, em que a chave em contato com motor desligado (não testei com o motor ligado) fornece +12v à bobina.

Exatamente, essa injeção não tem luz de anomalia, somente o módulo de ignição, que ao receber parâmetros dos sensores ligados à ele que supostamente estejam fora do normal, pisca em sequência indicando o código referente ao sensor que mandou parâmetro fora do range.

Sobre o CB, infelizmente não poderei te ajudar, apesar de vc poder se basear no Manual de Reparação do Monza 1990 e mini manual de reparação do Monza 1993, aqui no forum tem links pra baixa-los.

Qualquer coisa, estamos ai! E tô animado de vc ter colocado essa LE-Jetronic pra funfar! Sucesso!!!

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Eduardo, tapei as mangueiras do canister. Realmente a lenta mudou na fase fria. Vou pra roça amanha, então o projeto deve ficar parado até semana que vem. Mas não vou deixar de postar as novidades. To estudando bem o chicote e anotando tudo antes de desmontar, pra facilitar a instalação no Monza depois. Inclusive tenho que arrumar a gambiarra no rele de comando, que pelo jeito ta ligado direto.

Tbm quero resolver a situação do VAF e experimentar o carro antes de desmontar, assim não ficar nenhuma pendenga grave pra depois ficar dando canseira.

Tem mais uma, de todo jeito preciso rodar no carro pra testar o câmbio, pq ele vai pro Monza q tbm é F16, e ta escapando a terceira. Eu tava pensando, será que se soltar o calço do cambio e descer um pouco pra livrar a tampa dele na caixa de rodas, daria pra tirar só a planetária pra trocar? Pra não ter o trabalho de descer o câmbio...

--

Robson, o VAF tava com vários problemas, além da trilha gasta né, ai não dava funcionamento que presta nem na alta, piorou na lenta. O eixo estava agarrando e a porta não movimentava livremente. Fiz um trabalho na mini retifica, aliviei a mola superior e lubrifiquei com graxa azul no rolamento. Ficou zero. A agulha tava toda dobrada, consegui voltar com cuidado de não quebrar, nem ficou sinal. Já no potenciometro, refiz a trilha com uma daquelas experiencias de tinta condutiva que falei. Essa não ficou boa, tá conduzindo demais. Tá dando máxima de 500r e teria de ficar proximo de 1000r. Mas na regiao do inicio da trilha onde a resistencia realmente é menor, ficou próximo do correto, por isso o funcionamento ficou bom na lenta. Já to elaborando um material menos condutivo pra refazer. Se de tudo não der, mando pro Bakker. Pois agora o carro funcionou né, já fiquei mais animado. Meu medo era ir gastando, gastando, gastando, e essa injeção nem prestar depois.
Azul Atlantis 89 2.0
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1987
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Exatamente, Kaio! Que bom, cara... fico animado por vc pra botar essa ECU no Monzão 89!
Sobre a VAF, que bom que vc conseguiu ir avançando com os devidos reparos, ficando mesmo só pendente de fazer com q essa peça envie as resistências corretas à ECU, coisa que pelo visto, tá sendo bem "conduizida" (:lol:)!

Sobre o câmbio, tenho um palpite: Se tá soltando a terceira, não seria o caso de regular a haste do trambulador? As vezes a caixa atual do 89 tá boa, necessitando apenas essa calibração, pois entendo que realmente deva ser um chute no s@co trocar as caixas por um detalhe que possa (supostamente) ser resolvido com um ajuste.

Muito bom, Kaio!!! Parabéns!

Abração,
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Muito obrigado mesmo a vcs pelos elogios e por me ajudarem nessa empreitada :smt023

Oh o trambulador ja bem justo, o liame é novo, nem tem folgas na alavanca. Realmente é problema nas fresas. Na verdade verdadeira, a alavanca era tão "emperrada" que praticamente precisava das duas mãos pra trocar as marchas :lol: :lol: Então desmontei a alavanca, mandei fazer os pinos no torno, troquei as buchas que vão no varão, troquei o liame e o óleo. Ficou super macio, mas apareceu o defeito da 3a escapar. Coisa que não aparecia antes, devido a alavanca ser tão emperrada que não deixava escapar. Sacanagem né? Deu vontade de emperrar de volta só de raiva kkkkkk

Eduardo, vou adiantar esse ponto hj. Tenho uma pistola caseira que eu mesmo fiz. Não sabia que numa conversão tinha de adiantar tanto assim o ponto. Pra mim era só colocar no ponto do motor originalmente a alcool :smt017 10amps mas como vc ja deve imaginar não ficou bom, então coloquei 11 por minha conta. Vou por em 14 e depois digo como ficou :smt023
Azul Atlantis 89 2.0
500EF
MODERADOR

Pode colocar 6 a mais que o original que vai ficar bom.

Mas cuidado com a precisão desta pistola caseira que fez aí, hein?
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)

500EF escreveu:Pode colocar 6 a mais que o original que vai ficar bom.

Mas cuidado com a precisão desta pistola caseira que fez aí, hein?
Num é que ficou bom mesmo!?!? :smt023
Fiz nova média esse fds, o consumo ficou igual... mas o funcionamento em baixa mudou da agua pra cerveja gelada :smt005
Azul Atlantis 89 2.0
500EF
MODERADOR

Depois que passar o período dos testes e da empolgacao, o consumo vai melhorar. Afinal, você já sentiu no pé o aumento na eficiência do motor... So que no começo é normal usarmos este ganho para andar mais rápido... ;)
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder