Ventilador Interno Parou de funcionar

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Wesley303
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ventilador Interno Parou de funcionar

Mensagem não lida por Wesley303 »

Rafaelo,

Tem alguma caixa de fusíveis que seja compatível com o tamanho da original do monza?
Ou no caso dele você está citando a troca por outra caixa de monza mesmo?
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

pior que nao Wesley, eu tambem pesquisei se tinha como por alguma de forma instalável(sem adaptar), mas a unica é do monza B. o meu caso ainda é pior por ser 82, porem eu projetei e atualizei o sistema eletrico completo do meu monza, o chicote completo do carro foi parar no lixo, uso material Delphi na parte externa, conectores Sealer, fios novos automotivos, conduites, fita tecido, reles mais resistentes, etc. bem mais seguro, e so sobrou a caixa de fusivel pra atualizar que nao deu pra fazer, e adaptar eu me nego fazer isso. oque deu pra atualizar eu fiz.

no caso dele me refiro por a mesma caixa, nova ou usada. é oque eu faria.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaleo mas daria pra por um sistema com alta corrente no cofre e tal como é nos atuais e deixar dentro só o que realmente é pra ficar...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR

da sim Vinicius foi exatamente oque fiz e o que deu pra fazer com qualidade, ate da pra fazer e transferir pra fora a carga e a proteção. no caso de "voces" necessitaria de adaptação pq continuariam usar ainda o sistema eletrico original de fabrica, teria que modificar ele tb, é possivel fazer com qualidade, sem emendas, sem fio cortados e emendados de cores e bitolas diferentes, usando material velho com novo, e essas coisa toda. se fizer direitinho ponto a ponto(ou seja externo com interno direto por terminal) fica muito bom, so que é caro e trabalhoso. e precisa achar alguém que tenha paciência pq leva dias. a maioria é corta e isola com isolante, serviço típico.

no meu, como disse antes, minha eletrica é toda gabaritada feita do zero pra minha aplicaçao(original não de fabrica), só utilizei o material da atualidade apropriado da GM. hoje tenho rele na partida, rele bomba, rele sistema IE, rele da baixa velocidade, MAX fusíveis(8 linhas) 3 linhas sao direto da bateria protegidos no caso (15,15,30) antigamente no monza era um "cabao vermelho" que distribuia la na caixa sem proteçao alguma, sujeito a curtos e sobre cargas, alias o meu 82 ja estava rachado esse cabo(era PVC) o atual é de silicone. muito superior tanto em flexibilidade como esse tipo de problema. ate tenho uma foto dele todo trincado... imagina o risco de curto na lata :(

original, velho e perigoso rsrsrs, ate zinabre tinha entro, penetro umidade nisso, conduzia mal a corrente tb alem dos risco...
Imagem
Imagem

to bem protegido, qualquer curto teria que ser de apenas "15cm" da caixa de fusiveis externa ate bateria. cada dispositivo tem uma linha de alta corrente(ABS,motor partida,ventilador,IE,alimentação geral)
Imagem
Imagem
Imagem
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

No omega alguns relés ficam no cofre do motor... mas tem muitos dentro do carro tbm...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR

Diego Paiva escreveu:No omega alguns relés ficam no cofre do motor... mas tem muitos dentro do carro tbm...
isso, as diretrizes(normas tecnica eletrica) dizem que por pelo lado de fora os que apresentam maior consumo e tempo de uso, os que ficam dentro é os que consume menos e nao apresentam risco por superaquecimento, e geralmente sao reles de pouca utilidade(os que se usam pouco). a prioridade maior(100% do tempo ligados ou alta corrente) esses ficam por fora mesmo.

vale o mesmo pra fusiveis, os de fora sao os de alta corrente e que ficam 100% do tempos "ligados"

a eletrica do monza ainda é aceitável, apesar de algumas falhas, se voces olharem a do opala e do chevette chega assustar, os ultimos ate melhorou um pouco ja usavam fusiveis de plastico, pra quem nao conhece de eletrica acha normal, mas pra quem sabe como funciona e oque pode acontecer é assustador. como explique antes, hoje um carro pegar fogo pela eletrica é quase impossível pq estao protegidos 100% pq desarma a linha com defeito, é feito por sub-sessões a elétrica. o meu monza 82 ja esta nessa norma, projetei o chicote pela atual norma no que foi possível, se queimar algo ou curto por aquecimento, queima a linha e salva a caixa de fusiveis e oque tiver ligado a ela, e queima um fusível de 25,00
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Rafaelo escreveu: ja viu como é o omega Ronaldo? carro de 1994 e ja atendia as normas tecnica DIN(ABNT la na alemanha). o carro é europeu, e ja tinha tudo oque tinha quer pra ser mais seguro, tinha MAX fusivel, tinha rele de alta corrente la no cofre, era selado, os fios tinham bitolas apropriadas ja que tinha espaço pra isso, sem contar que ja tinha rele de farol alto e baixo, em fim bem seguro. e sem contar que desde 97 a GM ja tem toda a linha com essa norma ABNT adotou meio tarde, todo o material de alta corrente fica do lado de fora e muito bem protegido.

agora um mini fusivel segurar um AC dentro do carro é demais né.

troque o quanto antes a caixa, essa ja nao tem mais serventia, se quiser colocar na cesta de serviço so falar, mas vai custa uma boa MO ae pq tirar pino por pino leva alguns dias pra isso.
Dai Rafaelo, blz? sim, reparei no omega do meu sobrinho, realmente ele tem max fusivel.. achei muito mais seguro! mais bem feito!
opa, blzz.. não sei se já te disse, mas tudo q vc puder fazer no meu monza e claro, tiver disposição pra fazer, pode fazer. heheh
nunca me importei com o valor gasto, tem uns 5 anos q gasto grana pra cacete nele, e não me importo.
eu tenho prazer de gastar e ver funcionando. asuhhusahusahuhusahusa

eu quero deixar esse monza seguro. e com o meu estilo um pouco de personalização no padrao original. ! shauhusauhhsau
pq ainda faltara muitos detalhes pra ficar igual o seu.

Rafaelo escreveu:da sim Vinicius foi exatamente oque fiz e o que deu pra fazer com qualidade, ate da pra fazer e transferir pra fora a carga e a proteção. no caso de "voces" necessitaria de adaptação pq continuariam usar ainda o sistema eletrico original de fabrica, teria que modificar ele tb, é possivel fazer com qualidade, sem emendas, sem fio cortados e emendados de cores e bitolas diferentes, usando material velho com novo, e essas coisa toda. se fizer direitinho ponto a ponto(ou seja externo com interno direto por terminal) fica muito bom, so que é caro e trabalhoso. e precisa achar alguém que tenha paciência pq leva dias. a maioria é corta e isola com isolante, serviço típico.

no meu, como disse antes, minha eletrica é toda gabaritada feita do zero pra minha aplicaçao(original não de fabrica), só utilizei o material da atualidade apropriado da GM. hoje tenho rele na partida, rele bomba, rele sistema IE, rele da baixa velocidade, MAX fusíveis(8 linhas) 3 linhas sao direto da bateria protegidos no caso (15,15,30) antigamente no monza era um "cabao vermelho" que distribuia la na caixa sem proteçao alguma, sujeito a curtos e sobre cargas, alias o meu 82 ja estava rachado esse cabo(era PVC) o atual é de silicone. muito superior tanto em flexibilidade como esse tipo de problema. ate tenho uma foto dele todo trincado... imagina o risco de curto na lata :(

to bem protegido, qualquer curto teria que ser de apenas "15cm" da caixa de fusiveis externa ate bateria. cada dispositivo tem uma linha de alta corrente(ABS,motor partida,ventilador,IE,alimentação geral)
Imagem
Imagem
Imagem
Eita, coisa bunita isso hein! fica fazendo invejinja pra mim. sahuhusahsahu
cara, nem carro novo eh bunito igual esse seu! é uma coisa incrivel! perfeito!

existe algum sistema pra cortar o fio positivo do carro em caso de acidente? pra evitar fogo?
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR

fala Ronaldo, obrigado, eu tb gostei muito do resultado, alem do visual bonito, tambem ganho segurança, coisa que eu nao tinha antes, a eletrica do meu original era uma piada(fio nu quebrado e duro no cofre sem proteçao alguma) sem falar no resto como ventilador do radiador sem rele algum, isso mesmo, e o dispositivo consome 15A nominal e 30A de pico inicial. agora o meu alem de ter um MAXI Fuse de 30A so pra ele, tem um rele unitario 30A idem, e a fiaçao fica toda ali pertinho dele de bitola correta. agora imagina no monza com um fusivel pequeno de 30A la na caixa so pra segurar um ventilador de radiador, meio estranho isso né, e pra piorar tinha o desembaçador sugando o mesmo coitado do fusivel hehehehe. totalmente fora da realidade atual, o meu que era a casa fusível N°tal do radiador, se tornou apenas pro desembaçador... ja que a ventoinha do radiador esta na parte externa. em vez de 30A ficou apenas 15A do fusivel. quando projetei o esquema,retirei ele desse ponto.

hehehe capaz meu, se te inspira a ter qualidade e segurança no teu monza e ver oque é possivel pra deixar o carro mais seguro, atualizar o sistema elétrico seja por incompetência ou por negligencia da montadora ao meu ver ja ta valendo. pois é, tudo nele é novo e a eletrica é zero quilometro e atual, o pobre comutador de igniçao tinha que suportar mais de 50A do arranque, o meu agora apenas 600mA. o omega ja tem isso, e todos os carros GM desde 2003. isso evita superaquecimento do comutador e durabilidade.

em caso de acidente a eletrica é o menos preocupante, e mesmo que de algum curto por rompimento de fio, queima-se os Max Fuse e o carro nao vai pegar fogo pela batida. nao existe justamente por essa lógica.
note que na ultima foto tem o cabo siliconado positivo que alimenta "todo o carro" menos o motor de arranque, o curto teria que ser em apenas 20cm oque é complicado de acontecer por ele ser flexivel.

opa, claro que podemos, ate tenho um material teu Delphi GM aqui guardado, apesar que ta faltando boa parte que na epoca o cara te enviou tudo pela metade e quebrado rsrsrs, mas é so achar denovo completo, saiu desde 2003 ate 2012 atendeu astra,zafira,vectra, o mesmo material elétrico. que é justamente esse que tenho no 82.

quanto vale um vicio bom desse? se agente se sente bem e feliz assim mesmo gastando uma boa grana ja ta valendo a pena. melhor que gastar com bobagem, pode apostar. pelo menos essa fica pra sempre
Responder