O antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
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coy
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por coy »

As notícias são péssimas, ao que parece não afetou nada o cabeçote, mas fez um estrago no terceiro cilindro, partiu o pistão em três pedaços.
Que vocês acham que vou precisar trocar?
Em minha opinião terei de trocar biela, casquilhos, acho que terei de mandar o eixo também para retífica, visualmente não notei avaria nas camisas, mas é provável que tenha de encamisar e é claro mandar o cabeçote para retífica também.
Quem tiver dicas e comentários, fique a vontade.


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MARCONI ALBERT
Savio Almeida
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Coy, que droga! Fiquei triste. Talvez não tenha danificado o cabeçote, apesar das mastigado. Passe uma régua nele e veja como fica a passagem de luz, apenas para verificar se houve algum empenamento.
A Válvula também pode não ter sido danificada, apesar de marcada. De cabeça para baixo dá para verificar o assentamento com um pouco de água. Pode ser que sim, pode ser que não. Quanto ao pistão, vai ter que trocar, e se troca 1 troca 4. Os anéis também vão ter que ser trocados, pois aposto que os anéis do pistão quebrado também se quebraram. Para trocar pistão tem que abrir o cárter e aí já começa a ser bom pensar logo numa retífica completa, para aproveitar a situação. Tem que acrescentar apenas os casquilhos e embuchamento de bielas. Aproveita e dá uma geral na bomba de óleo. Pode ser que a biela não tenha sofrido pois ele levou a pancada bem de cima para baixo, pois não estava inclinada. Mas deve ser verificada. Há males que veem para bem, e quem sabe um bela retífica não seja então conveniente.
Desejo sorte e fico na torcida para que tudo no final fique bem.
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Savio Almeida
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Ah, a peça da foto parece ser um capacitor que vai na bobina. Serve para eliminar interferência da ignição no rádio, principalmente em AM.
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waldir
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por waldir »

Coy,
sinto muito pelo acidente e desejo-lhe a melhor solução em qualidade e custo.

Por favor, não deixe de postar fotos e eventuais comentários que enriquecem o conhecimento aqui no fórum.

Acompanhando.

Abs
waldir
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Carlos A. Freire
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Vai ter que tirar esse pistão danificado fora e avaliar o estado da biela, para saber se não houve empenamento.
Vai ser difícil encontrar apenas um pistão da mesma marca e tamanho que estão lá. Acredito que terá de comprar o jogo de pistão mesmo.

Quanto ao cabeçote, encaminhe para retífica para avaliações. Pelas fotos não parece ter estragado muito. Não pode ter cantos vivos.

A peça da foto que teve dúvidas, como já disseram lá em cima, é um capacitor para prevenir ruídos no sistema de som. Vinha essa peça nos veículos que vinham com som de fábrica. No alternador tem outro igual.

Abs,

Carlos Freire
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eduardo_saura
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Putz Coy... que estrago.

Como o Waldyr disse, não nos deixe sem atualizações.

Seu motor é 2.0. Dependendo do valor que a retífica te passar, vale a pena comprar um novo GM na caixa (parte de baixo)

Um novo, custa 3k e vc pode parcelar em 6x na maioria das vezes. Pense nisso. Na minha opinião, na do Rafaelo e de outras pessoas daqui do fórum, não compensa retífica de bloco do fase 2.
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frfavoreto
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por frfavoreto »

Nossa que tragédia. Incrível como o pistão ainda conseguiu amassar a porca para só então quebrar.

Seria muita sorte não ter havido danos à camisa, assim como não houve com as válvulas, mas não é impossível.

Há uma remota possibilidade de não ser necessária uma retífica completa, mas tudo depende do estado da camisa. Porém isso só seria recomendado se a grana estiver muito curta e você precisando do carro com urgência, seria uma solução paliativa e vai depender de como ficou a camisa.

É possível também que tenha havido algum dano à biela, pelas fotos dá para ver que o apoio dela com o pistão se quebrou porque nenhum pedaço do 3º pistão está no mesmo nível do 2º.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
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coy
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por coy »

Coy, que droga! Fiquei triste
sinto muito pelo acidente e desejo-lhe a melhor solução em qualidade e custo
Obrigado amigos Sávio e Waldir, mais Deus sabe o porque ele permite que as coisas aconteçam .
Nos últimos dias as coisas não tem andado boas aqui no RJ, tem tido vários Monza roubados e eu mesmo estava andando com muito receio, quem sabe não foi uma forma de me proteger?
Vou contar uma experiência que vivi no passado, não tem nada a ver com o propósito do fórum mais mesmo assim vou dividir esta experiência com vcs:
Quando meu filho nasceu (hoje com 15 anos) fui demitido da empresa em que trabalhava, e em todas as portas que eu batia em busca de emprego elas se fechavam, ocorreu então um fato intrigante, meu pai pediu para um amigo dele (que na época era gerente de uma empresa) que me arrumasse emprego, pois eu estava precisando e muito, então ele pediu para eu ir à empresa e conversar com ele, fui ele fez minha ficha e me mandou ir para casa que o emprego era certo.
Uns dois meses depois este amigo e meu pai se encontraram novamente e ele questionou a meu pai se eu estava gostando do emprego, e meu pai afirmou a ele que eu continuava desempregado, este amigo na mesma hora ligou para a empresa e questionou o DP da empresa o porquê não me tinha contratado já que ele havia dado a ordem de contratação e foi informado que sim eu estaria trabalhando na empresa desde que ele deu a ordem de contratação.
Então foi descoberto que um cidadão que tinha o mesmo nome que eu tinha por "acidente" sido contratado em meu lugar, olha que meu nome é difícil de encontrar por ai, mas mesmo assim ele se dispôs a me contratar, mas em seguida consegui um emprego que me pagava quatro vezes mais (e sem eu ter nenhuma experiência no ramo da tecnologia) e onde permaneci por 10 anos.
Nesta empresa cresci, conquistei muitas coisas, estudei e hoje estou começando a minha própria empresa.
Então acho que tudo tem seu tempo, estou muito triste e chateado mais tenho confiança em Deus.
Há males que veem para bem, e quem sabe um bela retífica não seja então conveniente
Antes de eu dar este mole e deixar esta bendita porca me ferrar, este motor nunca apresentou nenhum problema (apenas problemas comuns, como modulo HEI e outros problemas com sensores) não queimava óleo, não batia nada nenhum barulhinho de tucho ou qualquer outro, carro muito bom.
vai ter que tirar esse pistão danificado fora e avaliar o estado da biela, para saber se não houve empenamento.
Mestre Carlos no momento estou muito desanimado e triste, mas assim que eu tiver animo vou tirar o motor fora e desmontar tudo, vou pedir um primo que é mecânico pra vir me auxiliar, mais pelo visto vai ficar um bom tempo do jeito que esta mesmo.

Como o Waldyr disse, não nos deixe sem atualizações.

Seu motor é 2.0. Dependendo do valor que a retifica te passar, vale a pena comprar um novo GM na caixa (parte de baixo)
Eduardo, pode deixar que quando eu tiver novidades vou atualizar.
Agora se vc puder me passar mais detalhes sobre o parcial, o que vem nele (se já vem montado faltando apenas à parte do cabeçote), se vem bomba de óleo, bomba d’água em fim o que puder me passar de dados a este respeito, eu fico grato.
Nossa que tragédia. Incrível como o pistão ainda conseguiu amassar a porca para só então quebrar.

Seria muita sorte não ter havido danos à camisa, assim como não houve com as válvulas, mas não é impossível.
Favoreto, em minha opinião mais incrível é como esta porca passou pela sede de válvulas (já viu o espaço que tem ali?) e pela própria válvula de admissão sem quebrá-la.
Porém isso só seria recomendado se a grana estiver muito curta e você precisando do carro com urgência
Estou vivendo estes dois problemas, mais vou pensar com calma pra tomar a melhor decisão.
Assim que tiver novidades eu compartilho com vcs.
Amigos obrigado pelo incentivo e pelas opiniões, que Deus proporcione a vcs um ótimo fim de semana.
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MARCONI ALBERT
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