Piloto Automático (Cruise Control)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
harrysonmonza
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por harrysonmonza »

Não tinha lido este tópico antes,muito bom! Antigamente,os negocios eram "usados, testados " na formula 1 e depois nos automoveis....Daqui a alguns dias serão testados no Monzas e fabricados em serie para qualquer outro modelo :D
Shouwww!! Aqui so tem CRANIO :smt023
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Carajo, Leandro! Q legal sua disposição pra isso!
Realmente procurei e estudei bastante aqui o módulo + interruptores do Vectra B pra por no meu velho, mas pelo visto tá cada vez mais difícil de encontra-lo. A vantagem é que ele é mais simples de instalar, né.....
Ah, mas pra vc, esse lance de trimpots e etc pra adaptar o do i30 tá mamão-com-açucar! hehehehe!!

Cara, uma coisa "física" que pensei, seria: Pq n colocar o VSS do hyundai no buraquinho do VSS do Monza? Ou colocar o do hyundai diretamente na caixa? Pq a ECU da IE só recebe sinal 0 e >0 então a qtd de pulsos não vai interferir pra ECU da IE...

Abraços e Parabéns!!!!!!!!

Robson

PS: e o Vectra?? E a mega-viagem de janeiro? Vai ser de carro ou de avião?
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Pessoal, fiz hoje o suporte definitivo do cabo do acelerador.
O cabo do CC tinha ficado curto, ai, comprei um cabo de acelerador de moto, e, coloquei sem adaptação no módulo do CC, ficou um serviço bem feito agora! Segue fotos!
Espero resolver este problema dos pulsos até este fim de semana!
Abraços!
Imagem
IMG_20131113_174846 por leopcastro, no Flickr
Imagem
IMG_20131113_174831 por leopcastro, no Flickr
Imagem
IMG_20131113_174825 por leopcastro, no Flickr
Imagem
IMG_20131113_174821 por leopcastro, no Flickr
Imagem
IMG_20131113_174818 por leopcastro, no Flickr
Imagem
IMG_20131113_174814 por leopcastro, no Flickr
Imagem
IMG_20131113_174809 por leopcastro, no Flickr
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

ficou muito bom leandro. bem discreto, os cabos ficam bem preso pelo visto, ate com regulagem ficou. o chicote tb ficou bacana escondido e com conduite.

so tem que projeta um suporte mais resistente, esse ta bem fraco. tu usou "chapa de funilaria" pra esse tipo de aplicação precisa ser chapa 3,0mm chapa 11 aço 1020. vou te dar umas dica, faz o suporte de papelao e arame, faça as anotaçoes e locais de fixaçao. depois transfere os dados pro CAD,solid,etc e depois planifica o suporte. dae so mandar pra empresa do CNC jet corte agua ou laser. depois so dobrar,soldar. assim tu cria uma peça original sem adaptaçao e com qualidade de engenharia.

parabens ficou bem discreto a peça, no momento que tu por o suporte pintado de preto semi brilho vai parecer de fabrica, so esse detalhe e ta feito.

ja resolveu o esquema do VSS ? comprei o nanoarduino vo usar pro meu painel de instrumentos que precisa de uma programaçao especial pra ter interpretação correta entre painel/ECU/boia/temp/etc. é so tu pegar o sinal VSS e injetar no nanoarduino na porta analogica, e a saida PWM vai pro CC. nao é dificil.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Rafaelo escreveu:ficou muito bom leandro. bem discreto, os cabos ficam bem preso pelo visto, ate com regulagem ficou. o chicote tb ficou bacana escondido e com conduite.

so tem que projeta um suporte mais resistente, esse ta bem fraco. tu usou "chapa de funilaria" pra esse tipo de aplicação precisa ser chapa 3,0mm chapa 11 aço 1020. vou te dar umas dica, faz o suporte de papelao e arame, faça as anotaçoes e locais de fixaçao. depois transfere os dados pro CAD,solid,etc e depois planifica o suporte. dae so mandar pra empresa do CNC jet corte agua ou laser. depois so dobrar,soldar. assim tu cria uma peça original sem adaptaçao e com qualidade de engenharia.

parabens ficou bem discreto a peça, no momento que tu por o suporte pintado de preto semi brilho vai parecer de fabrica, so esse detalhe e ta feito.

ja resolveu o esquema do VSS ? comprei o nanoarduino vo usar pro meu painel de instrumentos que precisa de uma programaçao especial pra ter interpretação correta entre painel/ECU/boia/temp/etc. é so tu pegar o sinal VSS e injetar no nanoarduino na porta analogica, e a saida PWM vai pro CC. nao é dificil.
ficou muito bom leandro. bem discreto, os cabos ficam bem preso pelo visto, ate com regulagem ficou. o chicote tb ficou bacana escondido e com conduite.
Valeu Rafaelo! o suporte estudei pra chegar nisso ai, e, o cabo de aço, de início do original do CC estava curto, ai fiquei pensando como resolver isso e, veio a ideia! Comprei um cabo de aço de moto, com estas regulagens nas duas pontas! Pronto, resolvi o problema! E, tive que cortar metade dele ainda! E, só me custou 10 reais!
o tem que projeta um suporte mais resistente, esse ta bem fraco. tu usou "chapa de funilaria" pra esse tipo de aplicação precisa ser chapa 3,0mm chapa 11 aço 1020. vou te dar umas dica, faz o suporte de papelao e arame, faça as anotaçoes e locais de fixaçao. depois transfere os dados pro CAD,solid,etc e depois planifica o suporte. dae so mandar pra empresa do CNC jet corte agua ou laser. depois so dobrar,soldar. assim tu cria uma peça original sem adaptaçao e com qualidade de engenharia.
Então, este ai não é o definitivo, eu fiz exatamente como tu orientou ai, fiz o suporte de papelão e pedi pro cara fazer, ele fez aqui na empresa com essa chapa ai de Inox, embora não pareça, ela ficou firme, mas nada que não possa ser melhorado. Sobre cortar em CNC, sem chance, aqui na cidade não tem quem faça.
Espero logo logo chegar este momento! Rs.
Não resolvi ainda! Estou "apanhando" nisso ainda, só me falta isso agora pro CC funcionar perfeitamente. Sobre o nanoarduino, vou começar a estudar sobre!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR

ata, por um momento pensei que fosse o gabarito, mais como li definitivo pensei que era esse. problema é a vibraçao, dessa forma vai gerar. tem que ser rigido, o padrao que se usa é chapa 11 +- 3,00mm pra peças mecanica de suporte de baixa exigencia como essa. mais como esta pra teste ta bem seguro.

faça por tico tico, nao vai fica com muita precisão e acabamento, porem vai ficar conforme a geometria da peça. ja usei muito esse método e fica bom tb, hoje tenho uma empresa que faz pra mim no jet corte(agua) dae é uma moleza só. fora a precisão

arduino posso te passar dicas. tenho um aquario HI TECH que projetei ele é todo automatizado por um arduino. oque possa imaginar é monitorado e automatizado por esse microprocessador muito difundido no mundo inteiro. alem do seu baixo custo e alta flexibilidade.

teu painel e PD? se for complica muito adaptar outro VSS daria na mesma, arrumaria o CC e bagunçaria o PD. com um emulador nada é alterado. uma forma muito simples,limpa e segura.

se liga no preço e no tamanho. e tem 14 portas de programaçao hehehehe pra quem gosta como eu isso é super legal.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ativel-_JM
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

bacana essa plaquina Rafaelo... show de bola... se puder me mandar algumas dicas de arduino eu tenho muito interesse... que programação tu usa?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR

apesar da linguagem ser "arduanez" ou seja nao é nativa, ela é bem facil, didática no caso. ela e original e um pouco limitada se o cara for muito exigente(projeto complexos) mais posso dizer que ja faz 95% do que todos nos precisamos. ela é oriunda da ling C/C++, porem a linguagem arduina é em alto nivel facilitando nossas vidas, C++ é buchaaaaa nao é facil. ainda bem que é mais didática.

arduino (exitem varios modelos) no meu aquario usei o Mega2560 que é bem mais completo que o nano. devido a exigência do projeto ser bem maior(uso muitas portas I/O). mais pra voces que tem um projeto pequeno um nano da e sobra sao 14 portas. especialmente no caso do leandro onde so vai precisar de 2 portas uma de entrada e outra de saida do sinal.

é bem pratico seu uso:
precisa do arduino(modelo nano no caso)
precisa de uma fonte de alimentaçao(usa do carro mesmo)
precisa de um software(programaçao) e uma porta USB(cabo-drive) e um pc, tudo é baixado no site deles - e tambem um circuito caso seja preciso no projeto em questao.
dae entra a programaçao nas portas indicadas e manda gravar a memoria e ja ta o microcpu funcionando.
Responder