pra voces verem como o governo enganava e ainda engana a cabeça dos brasileiros com propaganda enganosa,maquiadas,fake,etc (a minha eles nao engana nao) quando ofereceram esse carro aqui em 1990 fizeram uma festa, nossssssaa agora brasil tem o primeiro carro com injeçao super moderna,alta tecnologia, bla bla. na epoca funcionava pra engana o povo todo, nao tinha NET, informaçao ultra limitada. revista tecnica so mostrava como desembaçava um carburador e la fora os cara com IE 100% ClosedLoop hehehe
a le jetronic foi um projeto bosch de 1972 que foi abandonada em 78 e serviu milhares de modelos e marcas de carros na mesma caixinha, logo apos 1980 a nova classe de IE(motronic) entrou pra substituir a antiga classe analogica Jetronic. a Motronic perpetua ate hoje(classe digital). vejam bem em 1990 a europa ja tinha IE 100% digital, malha fechada,sonda,centelha perdida,gerenciador turbo interno digital,altos recusos de proteçao. e o brasil comprando sucata como sempre... foi um avanço a frente do carburador? ah sem duvida. eu prefiro ter uma IE dessa do que um carburador. pelo menos nao precisa ficar limpando e regulando a mistura.
outro exemplo de compra de sucata tecnologica.
o omega A carro muito mais caro que o monza e vectra, vinha com um ABS de 1978

a primeira versao analogica da bosch. o nosso omega original vem com essa tranqueira de 3 canais. baita porcaria so leva a sigla ABS, melhor que nada é, sem duvida, mais ta longe de ser algo bom. no mesmo ano 1994 a europa ja tinha a versao digital 4 canais na versao 5.0. rsrsrsrsr
esse é o brasil sil sil
eu penso como o Evandro. se é pra ser segmento Original entao que seja por completo. pq se trocar a IE automaticamente se torna um Custom. se a montadora deu essa peça e mesmo ela nao sendo confiavel tem que aceitar

ou é original ou é custom, nao existe meio termo. no omega diamante Opel lacrado original aqui em casa nao trocaria a IE dele de forma alguma, opturnidade tenho, mais nao faço pra preservar o modelo super raro. ate pq nao tem nescessidade é todo digital 100% IE fornece tudo que preciso, torque,potencia,economia,anti poluição,recursos de manutençao.
Evandro ta barbada de restaurar teu carro, pra mim o mais caro ae é trocar esses forro de banco, nao vale apena reformar eles. nem sempre fica bom como um novo, novo é novo,nao tenho conhecimendo da area nao sei se eles pegam revitalizaçao acho que se tricou nao tem volta.
ah se as minhas coisa se resumissem e um simples manual rsrsrsrs se meter com custom nao é brincadeira. mais é bem divertido e gratificante.