(Resolvido) Qual a graduação na polia do ponto?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: (Resolvido) Qual a graduação na polia do ponto?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A polia de acessórios do meu Monza GLS 96 gasolina só tem uma marcação. Vejam na imagem:

Imagem

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Sobre os 7 graus, acho que eu não me fiz entender. Eu disse que os 7 graus de avanço só existem na partida, antes da UCE assumir.
agora ficou mais claro. nesse caso da multec usado no monza/kadett por nao ter mapeamento de igniçao na fase arranque, usa isso, é o avanço fixo(distribuidor). sempre vai ser o avanço físico. no caso oque estiver no distribuidor 1,7,10,15,20° tanto faz...

hoje as ECU modernas como é meu caso(MegaSquirt) usa igniçao mapeada na (fase arranque) é uma mapa destinado apenas pra igniçao de arranque baseado pela temperatura da agua. não to lembrado qual é o meu mapeamento que programei no meu motor, mas com ele muito frio 0° sao 38°APMS e com ele muito quente 100° sao apenas 10° assim nao tem problema de da contra pressao com ele quente, saindo da fase arranque(0-500RPM) assume o avanço mapeado tradicional CargaXRPM. por ser mapeado ou seja dinamico é bem superior ao sistema fixo. varias outras ECU do mercado trabalham assim hoje me dia, a multec 700 não fazia por limitação de hardware. não tinha armazenamento suficiente pra isso na memória RAM interno do MPU.
Luiz Carlos (Rio) escreveu: Sobre as marcações na polia serem iguais, eu não vejo motivo para serem diferentes. Seria a mesma coisa de uma balança ter escalas diferentes, já que ela serve para pesar objetos com pesos diferentes.
A marcação na polia tem o pms e 10 graus, indicados de 2 em 2.
Na hora de medir o avanço, é só ver onde bate a luz estroboscópica. Pode ser em qualquer ponto da escala. No meu Monza, pelo menos, que é à gasolina, não tem uma marca nos 10 graus. Ou será que estou entendendo errado? :smt017
o Carlos disse que a polia tem uma marca, e na polia sao referentes 10° o maximo mostrado fisicamente na polia, pra acerto do avanço, é isso Carlos?

se sao em par 2 em 2 entao ae sim que nao faz sentido mesmo pedir 7° pq é impar hehehehe, como é que o operador vai por 7° com pistola s/ avanço senão tem uma marcação de 7° na polia! é oque estou dizendo a logica não permite isso, pra mim erraram. é pra ser 10° da mesma forma :smt023 não tem diferença alc/gasolina 2.0
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

o Carlos disse que a polia tem uma marca, e na polia sao referentes 10° o maximo mostrado fisicamente na polia, pra acerto do avanço, é isso Carlos?
Isso mesmo.
Já vi muitas configurações de polias de acessórios para o Monza. Com uma só marcação de 10ºAPMS como a minha, de par de 2 em 2 graduações e de 10 graduações. O Monza Club 94 de uma amigo tem 10 marcações, onde se coloca os 7ºAPMS sem problemas.

A título de informação, a polia de acessórios do meu Monza não tem chaveta como nos modelos anteriores. A garantia de instalação sempre no mesmo local e não alterar marcações de ponto se dá pelas posições de parafusos fora de centro. Ou seja, se virar a polia os furos para passar os parafusos não coincidem.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Isso mesmo.
Já vi muitas configurações de polias de acessórios para o Monza. Com uma só marcação de 10ºAPMS como a minha, de par de 2 em 2 graduações e de 10 graduações. O Monza Club 94 de uma amigo tem 10 marcações, onde se coloca os 7ºAPMS sem problemas.
nossa que bagunça rsrsrsrs de polia, pq nao se decidiram ao em vez de fazer isso... essa de 10° APMS fracionados em 10 eu não sabia. se tem nessas condiçoes ae funcionaria colocar 7°. mas ainda nao explica a logica disso. do motor alcool na mesma configuraçao de projeto usar menos avanço que gasolina, se gasolina é mais suscetível a detonação... coisas da GM, como trocar período por amplitude rsrsrsrs

eu vou perguntar pro Ronaldo que tem um EFI 2.0 original alcool que polia tem o dele, as marcas do caso. fiquei curioso.
Carlos A. Freire escreveu: A título de informação, a polia de acessórios do meu Monza não tem chaveta como nos modelos anteriores. A garantia de instalação sempre no mesmo local e não alterar marcações de ponto se dá pelas posições de parafusos fora de centro. Ou seja, se virar a polia os furos para passar os parafusos não coincidem.

Abs,

Carlos Freire
a minha polia aux é praticamente a mesma coisa que a tua, oque diferente é so num aspecto. ela tem poly V 6 pista, porem somente pro alternador não tenho DC e AC, tem nucleo, tem layout de fixaçao fora de centro, não tem marca de ponto ou PMS, ja que meu sistema nao precisa disso, é usado a roda fonica internamente via sofware, a unica marca que tem na polia é pra fazer o de alinhamento de pistoes...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

No meu a polia tem várias marcações... acredito ser essa de 10 marcações... nem sei pra que serve isso... kkkkK!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
eduardo kappaun
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por eduardo kappaun »

Galera fiz o seguinte fui em um desmanche e achei uma polia de serviço 15cm do monza com as 10 marcações alinhe as polias dentadas coloquei o carro em pms tirei a 1 vela vi que estava em pms fui até o distribuidor retirei a tampa alinhe o mesmo na marcação da primeira vela .coloquei a polia de servico sem deixar mover o virabrequim retirei a mangueira do avanço a vácuo . Fechei tudo liguei o carro e usei minha pistola de ponto simples sem avanço e fui regulando o distribuidor até a 6 marca da polia o carro esta ótimo parece outro . Muito obrigado pela ajuda de todos.
Só uma dúvida minha polia era de 13cm ea que coloquei e de 15cm será que influencia em alguma coisa?
Só para completar minha primeira pergunta do tópico são dois (02) mm de uma marca para outra sendo a polia de 15cm
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Só para completar minha primeira pergunta do tópico são dois (02) mm de uma marca para outra sendo a polia de 15cm
desculpe nao ter postado,mas estou em uma correria danada com um motor de L200 aqui e como estou terminando esta semana foi corrida :smt023
termino ela amanha e vou poder mexer no meu carro finalmente.
eduardo kappaun
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por eduardo kappaun »

Jesuino Hoje pela manhã senti ele um pouquinho pesado na partida ainda frio depois de quente está normal.sera o ponto ?
Responder