filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por Rafaelo »

voltando a questao de estourar o filtro podem esquecer que isso nao vai acontecer em uma situaçao normal... existe 3 sistema de segurança toda elas a prova de problemas.
1º valvula de alivio bomba (esferico com mola) impossivel de travar fechado, sujeira nao solda uma bola esferica. e se quebrar a mola nao vai ter pressao na bomba, nao vai segurar.
2º valvula de alivio do filtro (com mola tb, conico) pode dar problema, sua funçao e aliviar a pressao e soltar no meio do filtro, onde é saida do oleo limpo.
3º valvula regulagem de pressao c/ (bypass) é aquela arruela sextava que regula a pressao, contem uma mola que quando passa da pressao regulada é aliviada no canal bypass.

só pra ilustrar, motores mexidos especialmente turbo, "os jacares" travagam a valvula de alivio pra nao perde a pressao extra, e aumentam a pressao da bomba, assim a bomba nao perde pressao quando aumentada... ae que mora o perigo nesse caso pode acontecer isso que o Carlos acima falou. e levando em conta que o filtro nao tenha valvula de alivio. vai estourar a junta mole mole...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por vrsilva »

Amanhã to indo trocar o óleo... aí posto aqui os procedimentos do meu mecanico.. mas é o padrão como o Rafaelo e o Carlos disseram... enche antes de por...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4228
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Rafaelo
Com referência à foto do filtro que vc postou, onde constam os 4 passos da instalação, eu sempre considerei o passo nº 2 como 'passar óleo na gaxeta'.
Se, como vc disse, esse passo manda encher o filtro, onde está o passo que manda passar óleo na gaxeta, que é imprescindível para a preservação da mesma no momento da instalação?

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Rafaelo
Com referência à foto do filtro que vc postou, onde constam os 4 passos da instalação, eu sempre considerei o passo nº 2 como 'passar óleo na gaxeta'.
Se, como vc disse, esse passo manda encher o filtro, onde está o passo que manda passar óleo na gaxeta, que é imprescindível para a preservação da mesma no momento da instalação?

Abraços
Luiz, olhando com cuidado tem razao a ponta ta na borda, senao me engano na caixa do filtro tem a recomendação de encher de oleo ate a rosca. infelizmente faz tempo e nao to com a caixa. ainda acho que li isso e nao foi de forum, nao posso ta tao louco assim rsrsrs, como faz muito tempo nao posso confirmar. revisei todos os manuais tecnicos que tenho monza,omega,s10,vectra C e nenhum deles falou de encher o filtro. porem nao quer dizer que nao possa ou nao deva.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por dutra s a »

bom , amigos pelo que vejo ate aqui postado ,me parace que o modo correto ao ser trocar o filtro é enchendo ele de oleo mesmo que seja ou nao impossivel de estourar, pois fica ai um cuidado a mais pra todos ou ate mesmo um alerta.

se alguem tem um video ou uma imagem de algum monzao que teve esse estouro posta aqui pra todos, pois os links a seguir é so pra servir como um exemplo , e ainda bem que com nossas maquinas nao ocorreu isso ,pelo menos ainda nao kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=9286

http://maquinasehistorias.blogspot.com. ... rando.html

http://www.youtube.com/watch?v=uq8v8Q9WEIM

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por Rafaelo »

estranho, 700 reais pra limpa um mero sistema de oleo, carro foi batido e ficou parado por 2 anos. nao da pra usa como referencia
turbo adaptado, apesar de nao falarem mas devem ter aumentado a pressao da bomba, estourou na alta rpm. eles nao repararam na filmagem, mas antes do espirro de oleo ja estava vazando oleo(vide os roletes do lado do oleo motorista). reforça oque o david e o carlos falaram. creio que o vedante estourou primeiro e depois o resto.
esse sim é um bom exemplo. motor refrigerado a AR nao meu espaço, pode ser um defeito no filtro, nao sei se essas bomba tem valvula de alivo ou é via filtro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Opala, carro parado tubulação entupida provavelmente com borra.
Passat, aquilo não foi ar no filtro, aquilo foi carro mal preparado e rotação muito acima do limite.
Filtro Bosch sem nenhuma descrição, provavelmente igual ao Opala, parado, provavelmente fusca, pela referência da tampa traseira e motor.

Motor em boas condições e em uso normal isso não acontece.
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por david crozeta »

Achei um vídeo aqui...



Reparem que o filtro que ele enche de óleo é o 4722 e o que ele coloca no carro é o 4701,pois já estava com o 4701.
Olhando estes filtros na mão são idênticos...acredito que seja apenas uma numeração diferente pra venderem mais caro....sei lá...

No filtro de cartucho ele coloca óleo na caneca apenas para sujar de óleo o cofre do carro,pois ele vai de ponta cabeça e acaba escorrendo tudo! kkk

Reparem nos comentários do vídeo:

'''sem contar que cada filtro oferece uma vasão diferente, existem uns que voce consegue soprar dentro com a boca e outros que só mesmo a pressão do motor pra poder enche-lo, sendo assim aqui na minha troca de óleonão colocamos óleo dentro de filtro algum, apenas lubrificamos o anel de vedação''

''a dica para encher o filtro de oleo não serve para todos os elementos filtrantes,
ate porque, a maioria deles são colocados deitados, sendo assim derramaria o oleo, e sujaria todo o carro do cliente''
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Responder