Megasquirt Monza

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Alex
ADMINISTRADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Megasquirt Monza

Mensagem não lida por Alex »

mattador escreveu:Cleber, realmente.. fui montar a injeção e o coletor tem furação diferente mesmo, você estava certo. Mas dai eu levei em uma oficina e refiz a furação dos prisioneiros de maneira que os furos do coletor ficaram alinhados corretamente com as entradas do motor.

Feito isso, instalei tudo que eu precisava pra essa conversão, e consegui dar a partida no carro e fazer funcionar :D Agora estão faltando alguns ajustes. A marcha lenta não estão ficando boa porque suspeito que ficou alguma entrada de ar falsa. O motor tá girando a 2.000 RPM mesmo com o atuador de marcha lenta desligado (pra dar a partida, tampei a entrada desse atuador no coletor pra não entrar ar). A aceleração tá boa, o carro responde muito bem, porém vou ter que fazer alguns aperfeiçoamento e descobrir sobre essa entrada falsa de ar como falei. Acredito que na pressa de montar logo e ver meu motor que agora definitivamente é injetado funcionando, alguma coisa não ficou 100%. Como não tenho toda uma experiência em mecânica estou aprendendo mesmo na base do tentantiva e erro..

Mas enfim, o que era mais importante mostrar pras vc´s aqui do fórum é que funciona e dá pra montar um sistema de injeção perfeitamente. Com a MegaSquirt pretendo até futuramente colocá-la pra controlar também a ignição e seu avanço, e instalar também o knock sentor pra ver se consigo rodar com o carro FLEX sem detonar o motor (ficaria acho que semelhante ao sistema do motor VHC pelo que andei lendo).

Vou continuar meus trabalhos até q a injeção esteja perfeita, dai se der faço um vídeo do monza funcionando e posto lá o Youtube.

Abraços!
Fico feliz em saber que o carro finalmente funcionou! :D Ainda não tive tempo de conferir o blog essa semana, mas hoje certamente vou lá ver as novidades! Agora é só "afinar" a configuração e corrigir os pequenos problemas...

Você tem idéia de quanto gastou para implementar esta injeção, contando com sensores, etc?
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por mattador »

Então, eu não fiz estimativa de quanto gastei até agora, pois se você for calcular tudo que gasta, tem muita coisinha pequena como parafusos, braçadeiras.. etc. e outras coisas mais. Porém vou "chutar" aqui mais ou menos. Para fazer essa instalação, das peças que efetivamente usei no carro, o valor deve que foi de aproximadamente uns R$ 1.500,00. Esse valor é o que eu acredito que alguém gastaria para fazer a mesma adaptação que eu fiz, porém de forma otimizada, por exemplo no meu caso por morar em cidade do interior, gastei muito com frete comprando coisas "picadas".

Comecei no projeto em março de 2007. Cada mês eu comprava alguma coisa e ia guardando, dessa maneira não foi dificil arrumar a grana necessária... Se for pensar de março de 2007 até agora, se passaram 11 meses, dividindo então tenho que gastei na média uns R$ 136,00 por mês.

Não posso dizer para alguém no entanto se compensa ou não, no meu caso a questão não era apenas ter um carro injetado, também ganhei em aprendizado pois não sabia nada de injeção eletrônica quando comecei. E tem a questão também que gosto muito do meu carro, com ou sem injeção eletrônica eu não penso e trocá-lo. Mas agora com injeção acredito que o carro vai ficar ainda melhor! hehhehe.

Agora aos dados práticos como a quilometragem que o carro vai passar a fazer por litro por, ainda vou avaliar depois que realmente estiver com o acerto adequado.

Abraços!
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
gabrielbacelar
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por gabrielbacelar »

mattador escreveu: Agora aos dados práticos como a quilometragem que o carro vai passar a fazer por litro por, ainda vou avaliar depois que realmente estiver com o acerto adequado.

Abraços!
se o resultado for bom, tbm farei no meu.

abs e parabesn!!
..::Projeto Manuais para todos::..
Monza Classic SE 2.0 Gasolina/GNV 88/89
Caixote
Trio Eletrico, AC, 4P, Completao
só nao tem CB

Verde Metálico

Projeto Futuro: Water4Gas
Projeto Mais Pra Frente: Monza Elétrico muito caro :(

199.000 Motor Zerinho. :D
Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)

Adaptei o coletor, as fotos finais dele estão lá no blog.

Pena que andei pouco no carro depois que montei, mas a resposta do motor na minha impressão comparado com o que estava antes ficou bem mais rápida.. acelera muito! heheh Não pude continuar a andar porque esqueci de ligar o fio que vai do alternador a massa, dai o carro andou só enquanto tinha "força" na bateria. :D.. Agora estou precisando arrumar tempo pra levá-la pra carregar. Porém como essa bateria é "genérica", estou pensando em já trocar logo de uma vez, assim também como estou pensando em trocar o alternador, pois agora o consumo de energia do monza aumentou, e não sei se o original é suficiente.
O que vocês acham?

http://monzamegasquirtbr.blogspot.com/

Abraços! t++
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
gabrielbacelar
Membro SR (Ní­vel 4)

Eu acho q vc deve trocar sim. o alternador original do meu era de 45 amp. o meu é um classic completo (A/C oroginal) e esse altrernador era muito fraco pra ter A/C. fica com carga quase no minimo sempre, mesmo com bateria nova. troquei o alternador por um de 95 amp. agora a carga ta sempre lá em cima.
Caixote
só nao tem CB

Verde Metálico

Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)

Gabriel, qual modelo de alternador você adaptou e de qual veículo ele é originalmente? Quanto que você pagou $$$?
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
gabrielbacelar
Membro SR (Ní­vel 4)

Bom, na verdade quem comprou foi meu avô, 2 semanas antes de me vender o carro. nao sei de qual era o carro, falei com ele hj mas ele nao se lembrava mais. vo ver se o eletricista se recorda. o alternador é um Bosh de 95 amps. se nao me engano foi 540 dinheiros.
Caixote
só nao tem CB

Verde Metálico

mattador
Membro GL (Ní­vel 2)

Bom, terminei a instalação, fiz um acerto básico e já coloquei o Monzão pra rodar.

Minhas primeiras impressões é que o carro está mais ágil, responde muito bem ao acelerador. O primeiro teste fiz andando em uma trecho de 40 km de rodovia. Por se tratar de um teste e outros fatores do carro (rodas desalinhadas que fazem o volante vibrar muito acima de 100 km), só rodei até 100 Km/h de velocidade.
Dentro dessa velocidade o carro se comportou bem, realizei ultrapassagens, andei em trechos de descida e também de subidas puxadas.

Quanto a questão de economia, não tenho como verificar ainda, mas no primeiro acerto a mistura de ar/combustível ficou configurada pra gastar um pouco mais, pois eu não to querendo no momento arriscar de andar com mistura pobre, por isso está com volume a mais pra dar uma boa margem de segurança. Ainda faltam resolver umas questões que só aparecem com o carro andando, como por exemplo o fato de minha sonda lambda estar apresentando mau contato, dai ela não dá a leitura confiável para que eu possa acertar de forma mais refinada.

Outra coisa é descobrir pq o atuador de marcha lenta parou de funcionar.. Na primeira vez que liguei o veículo ele estava funcionando. Pode ter sido também culpa de mau contato, só que dessa vez dentro da MegaSquirt. E quando tiver tempo, vou adaptar de volta o injetor de gasolina, pois a partida no alcool de manhã ainda precisa de umas duas a três tentativas. (não dou partida, só giro a chave 3 vezes e deixo o módulo injetar alcool, e na quarta ai sim ligo o motor)

Mas no geral, gostei muito dos resultados até agora.. Pra saber como ficou só andando no carro. :D Tá certo, viram ai que tem coisas pra arrumar, mais com o tempo vou dar jeito. Pelo menos depois de 2 meses sem o carro, agora posso me locomover nele de novo.. hehehe assim fica muito mais fácil de trabalhar nele.

Abraços!
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
Responder