COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Mensagem não lida por Rafaelo »

vitor hugo escreveu:Gente, pra simplificar, usando modulo original (carburado) vale a pena colocar a bobina do Mi? já que quem comando o tempo é o modulo, se a do Mi tem melhor relação ela fica melhor certo?
se fizer a ligação corretas sem gambiarras, bobina 2 fios, sem problemas nao vai queimar nada. caso a bobina nao fique "fria" e so colocar um resistor especifico no sinal pra deixar mais mansa a tensao que nao tem problema.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR

pois é, se for tudo isso mesmo em alta rotação onde em qualquer sistema seja CDI ou TCI a uma perda normal é um otimo booster. como ele faz isso pra ficar exatamente iqual em baixa é um misterio. o pior de tudo isso é que ele desbancou a MSD,Mallory,Accel que sao as "lider" mundial em sistema de ignição eu sempre vou ficar na duvida, nao me convenço tao rapido assim hehehe. nao to duvidando do aparelho do cara nada disso é como qualquer booster que aumenta a tensao na primaria e obviamente a secundaria vai elevar a tensao la pra as altura isso é fato, a energia da centelha tb vai fica mais forte por causa do capacitor, algumas coisa batem com o CDI, tem tb problemas de isolamento ate ae blz tb... so nao consigo intender como esse booster fica tao bom em alta, e o alargamento do tempo da queima contraria a natureza das CDI como o Fabio falou. e mesmo vc tem duvidas, todos nos temos e claro ele nao vai contar o segredo.

se isso tudo for verdade o cara ta perdendo tempo em vender isso pra pessoa fisica :D eu ia direto la na nascar,indy,dragster e afins pra trocar a MSD da vida pedindo pra fazer teste nos osciloscopio,dino,etc deles e ver a real disso ae. se realmente é tudo isso oque mostra os teste

volto a repetir nao to duvidando de sistema booster isso é fato que melhora a queima,e aquela coisa toda. se colocar qualquer booster vai fazer a mesma coisa que esse da CMrancing nao é por 10.000V que vai dar uma grande diferença tudo tem um limite passou do limite e chover no molhado.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por TheRipper »

Rafaelo escreveu:...tudo tem um limite passou do limite e chover no molhado.

Tocou num ponto importante. Quer um exemplo? Velas de Iridium! Dão diferença? Sim! Mas vamos ver os detalhes...

Velas Denso vs Velas NGK - as Denso têm o eletrodo mais fino do mundo: 0,4mm! A NGK mostrou na prática, que a diferença a entre um eletrodo de 0,4mm e um de 0,6mm era praticamente nula, e optou por usar o de 0,6mm para aumentar a durabilidade. Mas a Denso sempre alardeia em suas propagandas que o eletrodo mais fino é muito melhor e tal. Enfim, só um exemplo :-)
Rafaelo
MODERADOR

é bem lembrado isso das velas é mais marketing do que algo inovador e sempre funciona produtos desse tipo no quesito vendas. vamo estrapolar e viajar supondo que se fosse possivel colocar a energia de um Raio numa vela sera que vai aumentar mais a ainda do que um booster? no quesito tensao,energia,corrente sim... mas passou do limite termico energetico da queima fica na mesma nao vai mudar nada na pratica do motor.

CMrancing no quesito eu tenho a maior centelha do mundo é um otimo anuncio. mas na pratica seria a mesma coisa que colocar um outro booster qualquer que esteja ali perto dos 60KV os MSD tao ali do lado da CMrancing. sao essas coisa que nao me conveçe. eu so me convenceria se pegasse todos esses amplificador de tensao testa-se um a um em um unico carro e coloca-se na pratica tudo isso feito por terceiros e usando equipamentos diferentes nos testes. mas pelo visto nao achei nada so fizeram teste de bobina e ignição original contra um booster qualquer.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Sobre ser ou não marketing, deixando a marca de lado, no meu ponto de vista o importante é que haja energia suficiente para manter a centelha acesa pelo maior tempo possível e com o maior GAP possível. Qual o limite disso? Quando a frente de chama já tiver muito adiantada, ou quando o pistão já estiver descendo... Aí não adianta mais centelhar. E para o GAP, o que limita é o formato da vela (muito aberto pode começar a centelhar de lado e jogar todo o ganho fora) e o isolamento de cabos e velas.

Mas até chegar lá, imagine que a explosão se inicia na câmara através de "micro-bolhas", que se formam à medida em que partes da mistura entram em contato com a centelha e se "incendeiam". Sendo que uma vez gerada uma "micro-bolha" de explosão, ela gera uma reação em cadeia, incendiando a vizinha, e a outra, e a outra, etc.

Então imagine se em vez de dezenas de micro-bolhas você tiver centenas? Isso acelera muito o processo de propagação da queima, aumenta a eficiência, etc. E mais energia liberada pelo motor em menor espaço de tempo significa mais potência (o trabalho de graduação do Eng. Bruno Goulart, que eu já postei aqui, mostrou ganhos consideráveis em torque/potência e consumo, com um motor original em dinamômetro de bancada, no laboratório da universidade).

E como se vê nos gráficos, os sistema originais passam longe disso (que fique bem claro, os nossos originais, porque carros como porsches têm sistema de ignição bem melhor que o de um nacional, mesmo os de lixo, digo, luxo).

Quanto a ter dúvida, Rafaelo, eu apenas não sei explicar como ele faz, (e isso, obviamente não contará a ninguém... hehehe). Mas o cara vem trabalhando e aprimorando este projeto desde a década de 70. Um "booster" é algo simples? É. Mas um que consiga entregar a energia que o dele entrega, sem problema de ruídos mesmo usando velas diretas em um injetado (e como eu disse, em alguns casos cabos e rotor também), com confiabilidade e durabilidade (tem muita gente usando módulo dele a anos, eu mesmo peguei o que está no vectra de segunda mão já bem usado e comigo já vai para 2 anos de uso), não acho que seja tão simples assim.

E que a Plus mantém a forma de onda parada no scope mantém. Isso eu vi. E quem quiser participar do próximo encontro (inclusive levar outros módulos/carros para fazer comparação com scope), fique à vontade. :wink:

Uma das simulações que presenciei, com o carro parado em lenta e dando uma "patada" no acelerador (esta é uma situação que exige bastante do sistema, tanto que para procurar lugares que estejam escapando centelha é assim que fazemos: no escuro, lenta e uma "patada" no acelerador), no original a forma de onda, que já é magrinha, fecha até quase sumir. Com o MEg Top quase não muda e com a Plus, não mexe nada.

E apenas repetindo, eu sempre uso exemplos e números da CMRacing porque é o módulo que eu uso, já vi sendo testado e medido, tenho contato com outros donos, etc. Mas sei que existem outros fabricantes no mercado. Se alguém tiver números, medições, experiências, etc., pode postar à vontade. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por TheRipper »

500EF escreveu:Mas até chegar lá, imagine que a explosão se inicia na câmara através de "micro-bolhas", que se formam à medida em que partes da mistura entram em contato com a centelha e se "incendeiam". Sendo que uma vez gerada uma "micro-bolha" de explosão, ela gera uma reação em cadeia, incendiando a vizinha, e a outra, e a outra, etc.
Então imagine se em vez de dezenas de micro-bolhas você tiver centenas? Isso acelera muito o processo de propagação da queima, aumenta a eficiência, etc.
A teoria por trás disso tem vários "poréns". Pelo que entendo desses sistemas de ignição, a principal vantagem é eliminar os misfires. Esse lance da velocidade propagação da chama não traz tanto benefício assim, pois o que importa é ter o pico de pressão nas câmaras entre 15º e 20º BTDC, então basta centelhar mais cedo (ponto adiantado), que isso irá acontecer. Todas as melhorias que você cita (consumo, potência, resposta ao acelerador, etc) que percebeu com o uso do módulo CM, o pessoal que usa Unichip também diz que percebe. E por quê? Porque o Unichip adianta o ponto de ignição! Mas se o sistema de ignição original não estiver sendo capaz de manter uma centelha consistente, e permitir eventuais misfires, aí sim, o módulo de ignição vai trazer vantagens.

500EF escreveu:...E mais energia liberada pelo motor em menor espaço de tempo significa mais potência (o trabalho de graduação do Eng. Bruno Goulart, que eu já postei aqui, mostrou ganhos consideráveis em torque/potência e consumo, com um motor original em dinamômetro de bancada, no laboratório da universidade).
Sem querer desmerecer o trabalho do Bruno, mas o teste dele tem alguns furos. O primeiro deles é usar um sistema de ignição muito antigo como referência. Duas coisas que, na minha opinião, ele deveria ter feito:

1 - repetir o mesmo teste usando um sistema de ignição moderno (uma bobina de Gol Mi com dwell correto já estaria ótimo) no mesmo motor.
2 - ajustar o ponto de ignição para máximo torque/potência com todos os sistemas, o original, o mais moderno, e com o CM Plus.

No meu ponto de vista, sem observar esses detalhes, o teste foi incompleto e inconclusivo ;)
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Bem lembrado. Os "missfires" (ou falha de ignição) em sistemas originais acontecem em uma taxa muito maior que com um módulo mais forte. E muitas vezes nem percebemos (na verdade, quando chegamos a notar é porque está crítico). Quando as velas estão gastas, ou quando o combustível tem mais resistência dielétrica a situação piora mais ainda (vide o caso da turma com GNV, que vive reclamando de falhas e acaba tendo que fechar as velas).

Quanto ao trabalho de graduação, não sei se por falta de recursos dele ou da universidade. Mas como eu disse, ele está fazendo outro agora, com mais recursos. Já me adiantaram algumas coisas muito interessantes (mas que infelizmente eu ainda não posso divulgar, porque o trabalho ainda não foi publicado).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

os misfire estao cada vez mais raros nos carros de hj em dia. antigamente era normal principalmente em platinado. hj os carros estao com sistema de captação e transformação exelentes. visto sistema vr ou hall por fonica + centelha perdida com a bobina dupla e preciso e sem chance de falhas em qualquer situação. alem que nao a perdas no caminho é direto COP, nao quer dizer que nao vai acontecer mas nao da pra comparar com o sistema do monza que é bem antigo. . esse sistema CDI tb evita esse problema, ja que armazena nos capacitores antes de descarregar na bobina é otimo tb.

tem outro concorrente OGD diz fazer burst ate 3000 rpm nao da queda em alta(pelo visto usam otimizaçao nos capacitores, diferente do que pensei em alta) entao ta ali com CMrancing. nada de mais a Cmrancing produzir mais tensao de saida. os concorrentes fazem a mesma coisa, rajada,permanencia em alta sem queda,tensao proximas do limite e todas ganham em relação a sistema sem amplificaçao(original). talvez oque faz ela especial é o preço em relação aos outros que fazem o mesmo serviço.
Responder