Monza Classic SE MPFI 1993

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por Robson Lott »

DÉCO escreveu:.
Vixi, c tava criando DENGUE no carro é ?

nossa cara isso causa ferrugem em tudo ! ainda bem que viu a tempo

abraço
Marcelo Lazzaroni escreveu:Fala queridão...

Pra ver como esses carros são bons.. O seu ficou um bom tempo parado, possivelmente acumulando sujeira e manteve-se intacto (na medida do possível)... Uma boa limpeza e carinho, aos poucos vai deixando esse carro filezão de novo...

Tamo junto carajudo!
RBMartins escreveu:te dou toda razão de ficar aborrecido com essa infiltração, eu mesmo qdo peguei o Fiesta, parece que o dia que chovia tinha mais água dentro do carro do que na rua, e justamente nesse mesmo local (entre o motor e parede corta-fogo) só que do lado do motorista apodreceu nele por causa que os drenos entupiram de tanta sujeira e ai já viu

no meu caso, fiz uma solução "caseira" (pra não chamar de porca ) aplicando fibra de vidro no local e nesse tirando umas tampinhas que fica plastico nesse plástico onde vai a borracha de vedação dessa parte traseira do capô para melhorar o escoamento....

além disso, como vc já limpou o local, como um paleativo poderia usar um pouco de massa de calafetar aí, já adiantaria bem um lado até vc fazer o serviço adequado :smt023

e sobre vc falar de por alarme com modulo de subida de vidros, tome MUITO CUIDADO aonde vc vai levar pra colocar, nesse monza aí que tive o antigo dono levou numa boca de porco que fez um "Frankstein" aproveitando o modulo e sirene do alarme original do carro e ao instalar o modulo de subida, fez sei lá que "gato" que acabou ferrando o modulo dos vidros original do carro, e com isso, o vidro do motorista não subia no botão nem a custa de reza, só acionando o alarme
cristianopw2 escreveu:Lott, como é frustrante tu abrir a porta do Monza e sentir aquele cheiro de cachorro molhado!

Aconteceu comigo isso há pouco tempo atrás. Depois de fazer uma higienização no AC, entupiu o dreno e molhou todo o assoalho do carro :smt011. Na sequência descobri da mesma forma que o dreno da parede corta fogo também estava entupido :smt010. Aí eu lavei toda aquela área da portinhola com uma manga e usei uma passa fios pra desentupir o dreno. Andei com ele na chuva esse fds e até então, nada de entrar água no habitáculo, ainda bem!
Exato, galera... é chato esse tipo de coisa, mais pelo lance de parar de invadir mais o assoalho. O gozado é que no local "crônico", ao lado do pedal da embreagem, tá aparentemente OK. Mas o restante, como puderam ver, tá com pontos de começo e pontos em que a ferrugem já tomou conta. O que preciso fazer nesse momento é limpar e passar algo pra "estancar" isso, correto? Não tenho tempo nesse furacão, de levar pra fazer o reparo correto... :smt010

E o que me aborrece num é nem ver isso, afinal, o assoalho não tem culpa! Mas tenho ciência de que esse carro ficou parado na garagem do falecido pai do ex-dono tomando goteiras e transformando as folhas velhas dos dutos com a água em um tampão, criando essas poças, corroendo a região e fazendo merejar água pra dentro do habitáculo. Aos poucos, infiltrando abaixo da manta, coberta por uma espuma de espessura mega considerável (a que rasguei pra secar em Uberaba em Dez-2014 e agora tb!) e atacando os pontos de vulnerabilidade dos tampões de borracha, criando as ferrugens. Isso que dá, pegar um carro velho, com 95 mil km, de poucos donos e "de garagem"! :smt011 :smt005

É de infelizmente ver que esses drenos são tão mal projetados, uma vez que vejo aqui no Forum desde 2006 que VAAAARIOS Monzas tem esse problema.

Pois bem... Não quero centralizar lamentações aqui ( :lol: ) e vou pesquisar/postar nas seções corretas pra evitar encher o forum com coisas repetitivas. Como comentei acima, creio que uma boa lavada, secada, limpada na ferrugem com escova de aço e aplicação de algum produto, posso segurar essas ferrugens por mais um tempo, né... se isso for possível de forma caseira, farei até o fim de semana.

Confiram o estrago do carro ter ficado segurando água por muito tempo no local q estamos conversando, gerando isso:

Seco, no dia seguinte ao das fotos anteriores:

ImagemP1000385 by Robson Lott, no Flickr

Motorista, ainda não havia sido retirado:

ImagemP1000387 by Robson Lott, no Flickr

Resto da tal espuma, que preferi rasgar (e depois é só questão de posicioná-la no lugar, tranquilo!) do que desmontar todo o tabelier por causa dela!

ImagemP1000389 by Robson Lott, no Flickr

ImagemP1000390 by Robson Lott, no Flickr

Foto tirada no lado contrário do painel, pegando o fundo:^

ImagemP1000391 by Robson Lott, no Flickr

Detalhe do ponto de ferrugem perto da longarina transversal:

ImagemP1000393 by Robson Lott, no Flickr

ImagemP1000394 by Robson Lott, no Flickr

Obrigado à todos vcs!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Robson Lott

Uma coisa que tu pode fazer agora que tá com os carpetes arriados, é colocar manta asfáltica no assoalho do Monza. Eu "ranquei" fora as originais do meu (só as dianteiras), elas estavam quebradiças e se despedaçando. No lugar delas, as substitui por manta asfáltica comum. Coloquei desde a parede corta fogo até o assoalho do banco traseiro.

Estou pretendendo seguir os teus passos e tirar pra lavar as capas dos bancos (aqui na cidade cobram R$ 60,00 por esse serviço), e no embalo eu quero dar mais um "talento" no assoalho. Penso em colocar umas 2 camadas de manta anti ruído em baixo da espuma termo acústica original. Pensei em colocar manta asfáltica na chapa do interior das portas, mas não sei compensa.

Quanto a ferrugem que tu citou, tem alguns tipos de convertedores, que é só passar no lugar e deixar ele agir um certo tempo que converte a ferrugem em metal novamente.

Abraço! :smt023
RBMartins escreveu:
cristianopw2 escreveu: Pensei em colocar manta asfáltica na chapa do interior das portas, mas não sei compensa.
já ví comentários na internet de quem pôs dizendo que vale a pena, sobretudo se vc colocar por dentro tbm na parte superior da porta, o ruido dizem que diminui bem

Veja:
http://autosom.net/artigos/mantaAdesiva.htm
O meu Monza foi o mesmo lance! Só que acima da manta asfáltica do assoalho, tem uma capa de espuma moldada, de uns 2cm de espessura. Tirei ela pra secar (aqui em CWB tá complicado, tá frio e úmido pra carajo!), tirei a "bandeja" de manta asfáltica no lado do passageiro, que saiu inteirinha, porém propensa a se desfazer. Já a do motorista, como tem marcas de uns animais que usaram macacos e jacarés no assoalho, a manta se rachou em alguns pontos. Ao retirar, notei alguma aderência ainda no metal, o que fez com que se partisse em pedaços. Vou pensar em algo melhor pra colocar, pelo menos provisóriamente enquanto me "agendo" pra fazer o serviço de corte, solda, pintura, etc.

Sobre o uso dessas mantas na porta, é excelente! Esse é um dos UPs que considero valer muito a pena!!! :smt023

Abração!
Robson Lott

Imagem
cristianopw2
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por cristianopw2 »

Lott, dá uma boa olhada em baixo dessa espuma que tu deixou na coluna de direção, ela esconde muita coisa. No meu Monza apodreceu a região entre as junções da lata logo atrás da parede corta fogo. Olha o estrago que fez! :smt010
Imagem

Aí soldei uma nova chapa, usei KPO e manta asfáltica por cima. O meu caso foi exatamente o mesmo teu: carro de garagem, baixa quilometragem e pouco uso, deu nisso.

depois do conserto: ainda não tinha colado manta asfáltica por cima, mas apliquei 2 camadas.
Imagem

O que tu pode fazer para conserto RÁPIDO, é comprar uma lata de KPO (paguei R$ 18,00) e passar nos cantos do assoalho ou onde haver buracos. É um conserto rápido e vai solucionar teu problema. Só deixa secar bem esse carpete e a espuma termo acústica, a minha demorou uns 2 dias no sol pra secar bem.

Abraço!
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=29289
RBMartins
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RBMartins »

Robson Lott escreveu: Pois bem... Não quero centralizar lamentações aqui ( :lol: ) e vou pesquisar/postar nas seções corretas pra evitar encher o forum com coisas repetitivas. Como comentei acima, creio que uma boa lavada, secada, limpada na ferrugem com escova de aço e aplicação de algum produto, posso segurar essas ferrugens por mais um tempo, né... se isso for possível de forma caseira, farei até o fim de semana.
Robson, se quiser uma dica bem caseira, caso vc perceba que a ferrugem esteja superficial apenas, é só passar bicarbonato com um pouco de limão no local, sai quase tudo e não é agressivo/nocivo (somente lave bem as mãos depois de mexer com o limão, pois se sair com elas sujas no sol, corre-se um bom risco de levar uma queimadura de até 2ª grau :shock: )

Outra coisa que vc poderia fazer, porém nesse caso é imprescindivel o uso de luvas é vc escovar bem o local com Ferrox e depois aplicar umas 2 mãos de zarcão no local, o resultado tbm ficará legal :smt023
e nesse caso, se depois da limpeza vc note que no local já está corroído, vc pode fazer o reparo usando fibra de vidro, tbm é uma solução "caseira" de bom resultado (fiz isso no Fiesta em dezembro e não tive mais problemas onde fiz esse trabalho).

Com relação a fibra de vidro, procure aqui no fórum um tópico do Michael Firmino (monzamon) que ele explica bem como ele fez uns reparos no carro dele utilizando-a

abraço.
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
MLKDINO
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Minas Gerais-MG
Motor: 1.8
Ano: 1990

Mensagem não lida por MLKDINO »

Graaaaande LOTT,
Poxa Amigo, que saco essa surpresinha no assoalho hein...? Caraca, pensei que daquela vez que sacou o carpete no sítio para lavar já tinha verificado esse lance...

Meu, quero nem ver qdo for verificar isso no meu carro.....acho que terei mais surpressas desagradáveis do que vc...snif snif.... :smt010

E vc agora nessa correria....pelo que vi dos tópicos aqui seria de se considerar, qdo for possível, reservar uma semaninha para efetuar os reparos com um pouco mais de critério, não? :smt017

De qq maneira, a meu ver, não é nada assim tão drástico que não possa ser resolvido com 100% de precisão....pois, na maior parte a lata está muito íntegra e deverão ser poucas as intervenções mais profundas....Continuo dizendo que seu carro está muitíssimo bom para a idade dele e, a cada dia ficará ainda melhor.... Força Amigo...! :smt023

Agora, não faça como eu estou fazendo, gaste 3 reais na capa do pedal de embreagem e coloque uma lá.....já!!!!!!!!!! Principalmente com calçado molhado, potencializa a chance de um acidente.... (comprei as 3 capas e ainda não instalei nenhuma....tenho até vergonha de postar isso aqui....mau exemplo)... :smt018 :smt018

Saudações.... Lourenço.
Imagem

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=32512

SL/E-1990-Vermelho-Rodes-1.8-álcool-2p-Udi/MG

Praia?huuum, Noronha; Comida?A mineira, pode ser; Um lugar?Paris até que é bonita; CARRO? MOOOONZA, mas só se for Hatch, Caixote ou Tuba............!!!
Robson Lott

cristianopw2 escreveu:Lott, dá uma boa olhada em baixo dessa espuma que tu deixou na coluna de direção, ela esconde muita coisa. No meu Monza apodreceu a região entre as junções da lata logo atrás da parede corta fogo. Olha o estrago que fez!

Aí soldei uma nova chapa, usei KPO e manta asfáltica por cima. O meu caso foi exatamente o mesmo teu: carro de garagem, baixa quilometragem e pouco uso, deu nisso.

depois do conserto: ainda não tinha colado manta asfáltica por cima, mas apliquei 2 camadas.

O que tu pode fazer para conserto RÁPIDO, é comprar uma lata de KPO (paguei R$ 18,00) e passar nos cantos do assoalho ou onde haver buracos. É um conserto rápido e vai solucionar teu problema. Só deixa secar bem esse carpete e a espuma termo acústica, a minha demorou uns 2 dias no sol pra secar bem.

Abraço!
Meu caro, percebi que o seu tava numa situação mais grave! :D Mas ferrugem é ferrugem, não importa a gravidade, o importante é impedir que piore, desde manta, KPO, fibra de vidro, qqr coisa q tire a umidade inicialmente. Em um segundo momento, fazer como vc fez, arrancando mesmo o pedaço podre e por um novo. E em um terceiro momento, preparar com uma solda bem feita, proteções da chapa e pinturas... só que assim é algo "ideal", e tudo que é ideal, é bem longe do que as possibilidades permitem!~ :smt021 ehehehehehe!!!
RBMartins escreveu:Robson, se quiser uma dica bem caseira, caso vc perceba que a ferrugem esteja superficial apenas, é só passar bicarbonato com um pouco de limão no local, sai quase tudo e não é agressivo/nocivo (somente lave bem as mãos depois de mexer com o limão, pois se sair com elas sujas no sol, corre-se um bom risco de levar uma queimadura de até 2ª grau )

Outra coisa que vc poderia fazer, porém nesse caso é imprescindivel o uso de luvas é vc escovar bem o local com Ferrox e depois aplicar umas 2 mãos de zarcão no local, o resultado tbm ficará legal
e nesse caso, se depois da limpeza vc note que no local já está corroído, vc pode fazer o reparo usando fibra de vidro, tbm é uma solução "caseira" de bom resultado (fiz isso no Fiesta em dezembro e não tive mais problemas onde fiz esse trabalho).

Com relação a fibra de vidro, procure aqui no fórum um tópico do Michael Firmino (monzamon) que ele explica bem como ele fez uns reparos no carro dele utilizando-a

abraço.
O carpete vou tirar ele denovo, se eu tiver tempo. Porém a espuma termoacústica e a manta asfáltica, de cara, já vou tirar por agora... são simples de serem sacadas, e com o sol do Triângulo Mineiro, parece que vou conseguir deixá-las bem sequinhas...

Depois, o bom seria de deixar toda a lata bem sequinha também. Vou ver se consigo isso durante esses dias, com a remoção da manta asfáltica e espuma termoacústica.

Daí, tentar de alguma maneira lixar a ferrugem, ótima a idéia do limão e bicarbonato... Vamos ver se passo um convertedor, passar um repelidor de umidade, graxa, coisas desse tipo... e não sei se o KPO. Pq o KPO seria pra depoooooooois de um serviço feito, não?!

A manta asfáltica, com a umidade e frio de Curitiba, em ambos os lados (motorista e passageiro) já se despedaçaram... elas são f0da, e não vou conseguir reparar, só mesmo por uma nova e/ou com feltro betumado. Mas isso é algo que vou me preocupar depois de consertar os buracos de ferrugem.

Enfim, muito obrigado pelas sugestões de reparo desse negócio. Infelizmente, como tive o problema da ferrugem logo abaixo do motor do ventilador do ar condicionado (onde há um duto/válvula de dreno) que sempre entope, a chuva paranaense na viagem recém feita me trouxe mais água pra dentro do habitáculo, nos mesmos lugares que parece que com o tempo, foram escorrendo e empoçando no assoalho... :smt021

Abraços aos amigos Martins e Cristiano!
MLKDINO escreveu:Graaaaande LOTT,
Poxa Amigo, que saco essa surpresinha no assoalho hein...? Caraca, pensei que daquela vez que sacou o carpete no sítio para lavar já tinha verificado esse lance...

Meu, quero nem ver qdo for verificar isso no meu carro.....acho que terei mais surpressas desagradáveis do que vc...snif snif....

E vc agora nessa correria....pelo que vi dos tópicos aqui seria de se considerar, qdo for possível, reservar uma semaninha para efetuar os reparos com um pouco mais de critério, não?

De qq maneira, a meu ver, não é nada assim tão drástico que não possa ser resolvido com 100% de precisão....pois, na maior parte a lata está muito íntegra e deverão ser poucas as intervenções mais profundas....Continuo dizendo que seu carro está muitíssimo bom para a idade dele e, a cada dia ficará ainda melhor.... Força Amigo...!

Agora, não faça como eu estou fazendo, gaste 3 reais na capa do pedal de embreagem e coloque uma lá.....já!!!!!!!!!! Principalmente com calçado molhado, potencializa a chance de um acidente.... (comprei as 3 capas e ainda não instalei nenhuma....tenho até vergonha de postar isso aqui....mau exemplo)...

Saudações.... Lourenço.
Saludos Lorenzo!!! :D

Poxa meu amigo, f0da, né... mas claro que na fazenda, em Dezembro, com a remoção do carpete, fiz uma análise porca, pelo visto, né... infelizmente, o problema crônico nos Monzas não são de ferrugem, são de drenos entupidos que com o tempo fazem escorrer e empoçar água em lugarem indevidos. Como na foto do Cristiano acima, vc pode ver que alí na parede corta fogo com a longarina, é um "ótimo" lugar pra empoçar água e fazer enferrujar a lata da corta-fogo, então pode ver se tá tudo bem alí. O resto, é infelizmente consequência disso... :smt010

É isso mesmo, seria de dedicar 1 semaninha pra mandar fazer ou eu mesmo fazer, maaaaaaaaaaas............. espero poder resolver somente isso, né!? ou seja, espero não ter mais surpresas como essas, só surpresas boas! :mrgreen:

Aaaaaaaaah, a capa do pedal é imprescindível mesmo!!! Sei mto bem isso, no Corsa eu tive esse problema, que foi resolvido com os tais míseros 3 reais! :P Então eu compro uma por aqui e vc instala as tuas, hein!? Num me avacalha e poe logo essas capas! heehehhehehe!!

Abração!!!

Robson Lott

Imagem
Robson Lott

Pessoal,

Fiz a viagem de Curitiba pra Uberaba anteontem, sábado. Mas na véspera, com muita chuva, fui tentar encontrar o buraco que estaria sendo o responsável por deixar entrar água no habitáculo. E eis que encontro um buraco de 1 dedo de diâmetro na chapa da corta-fogo, abaixo do motor do ventilador do ar-condicionado, ao lado do dreno.

As imagens falam por si só :smt010

Imagem

Imagem

Maneira alternativa (gambiarra!) pra pelo menos deixar de entrar água (tentativa) durante a viagem:

Imagem

Imagem

Vávula/dreno perdido no meio da barra cremalheira da direção...

Imagem

Imagem

Imagem

E na hora de sacar o motor do ventilador, achei que não ia viajar no dia seguinte... derrepente um cheiro forte de gasolina me deixou trêmulo e descrente de que ia poder usar o carro com alguma mangueira da TBI rachada... eis que vagarosamente, após respirar fundo 5x, através de um teste no relê da bomba, identifiquei a mangueira com a ponta rachada... foi questão de desconectar a bateria, abrir a abraçadeira, cortar o pedaço ruim, e encaixar novamente...

Imagem

Imagem

Testes feitos, e nenhuma gotinha de gasolina caiu! :smt030

Então pensei que o carro estivesse adequado para a viagem no dia seguinte... aliás, horas seguintes!

Abraços!

Robson Lott

Imagem
Robson Lott

Foto "perdida"!

Imagem

Não podia deixar de aproveitar a oportunidade pra ver o estado do duto da evaporadora, e ver se consigo um dia lavar isso tudo! Quanta sujeira... :(

Abraços!
Robson

Imagem