Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Monza 500EF - Restauração.
Fala, Evandro. Tudo bem?
Eu fiz o mesmo serviço no alternador Arno aqui ano passado, rodei muito pouco, mas até agora, tudo OK.
O retrovisor será que é difícil de mexer?
Essa tampa da buzina parece que desbota, né? Será que solta a tinta assim como o volante desses populares de hoje? No do S/R vejo claramente alguns locais aparentemente sem "tinta".
Essa caixa de fusíveis é uma treta. No Monza do meu pai ela para no lugar, no meu, tive que colocar borracha na lingueta dela pra parar no lugar. Não sei porque, o chicote dá a impressão de ser curto e fica puxando a caixa.
É isso aí, caminhando sempre.
Abraço.
Eu fiz o mesmo serviço no alternador Arno aqui ano passado, rodei muito pouco, mas até agora, tudo OK.
Essa tampa da buzina parece que desbota, né? Será que solta a tinta assim como o volante desses populares de hoje? No do S/R vejo claramente alguns locais aparentemente sem "tinta".
Essa caixa de fusíveis é uma treta. No Monza do meu pai ela para no lugar, no meu, tive que colocar borracha na lingueta dela pra parar no lugar. Não sei porque, o chicote dá a impressão de ser curto e fica puxando a caixa.
É isso aí, caminhando sempre.
Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
- willian silverstar
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
sabe qual gás foi usado no monzão?
-
S h E e Q u O
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1987
Evandro, td blz?
Magnífica a sua restauração. Muito firme e rigorosa nos detalhes. Do jeito que eu gosto!
Não sei o que vc decidiu fazer com aquela moldura cega do console central, mas, só para ajudar você a pensar no que fazer com ela, informo-lhe que eu também precisei de uma nova moldura contendo o espaço aberto para passagem dos chicotes do VE e RE no site http://www.estefanoandrade.com.br. A peça é nova, original GM e o preço é razoável, cerca de R$60,00.
Link da peça: http://www.estefanoandrade.com.br/chevr ... -novo.html
A peça chegou aqui numa boa e é novíssima mesmo.
Abraço
Magnífica a sua restauração. Muito firme e rigorosa nos detalhes. Do jeito que eu gosto!
Não sei o que vc decidiu fazer com aquela moldura cega do console central, mas, só para ajudar você a pensar no que fazer com ela, informo-lhe que eu também precisei de uma nova moldura contendo o espaço aberto para passagem dos chicotes do VE e RE no site http://www.estefanoandrade.com.br. A peça é nova, original GM e o preço é razoável, cerca de R$60,00.
Abraço
-
Evandro Monza SR
- Membro 500EF (Nível 9)
Putz Sheldonn, eu também to muito ansioso.Sheldonn escreveu:Evandro bom saber que a elétrica do Barão está em ordem. Elétrica fuçada realmente causa um grande problema nos carros.
Estou contente também com as últimas peças de acabamento. Esse interior ficará maravilhoso a exemplo do Hugo. Estou ansioso para ver como ficará tudo pronto.
Boa sorte na reforma amigo. Acompanhando com muita atenção.
Ainda tenho itens que estão me dando dor de cabeça, como CB e friso da porta. Mas no final valerá a pena!
Pô Leandro, vc tá sempre dando ótimas dicas!Leocastro escreveu:Que bom que mais uma dica minha foi válida!!!
Pô Luiz, que bom que seu alternador tá funcionando bem. Eu já li mas coisas a respeito do alternador Arno, mas não vou enfiar dinheiro num outro porque o carro tem outras prioridades, e se ele estiver dando conta do carro, ficará ele mesmo.luiz sle escreveu:Fala, Evandro. Tudo bem?
Abraço.
Olha, o eletrecista é meio reclamão, mas segundo ele, o maior problema é tirar o espelho sem quebrar. O mecanismo não é complexo, segundo o vídeo do Leocastro. Eu acho que vale a pena tentar arrumar o defeito, porque ainda que se quebre o espelho, vc o encontra a preço muito barato. Já um retrovisor... é o olho da cara.
Quanto a tampa da buzina, vc fez uma pergunta interessante. Eu não lavei a tampa. Eu a limpei com veja, depois dei um trato nela com outro produto. Mas eu dei 4 demãos de limpeza com o veja, e não parava de sujar o pano. A peça não poderia estar tão suja assim. Concluo que sim, ela sai tinta, mas não sei até que ponto. Uma demão de Nuget resolve o caso (mas eu não fiz isso nela).
Willian, para não dar uma resposta errada, vou ligar na 2a e perguntar. Se eu não me engano em 90 os AC já não usavam mais o R12, de modo que creio que tenha sido o R134. Vamos ver. Postarei aqui.willian silverstar escreveu:sabe qual gás foi usado no monzão?
Nessa sexta eu testei o AC, e é bem interessante o comportamento do equipamento no carro, bem diferente do carburado. No carburado, independentemente de dispositivos de compensação, a rotação cai, e a eficiência do AC também, quando o carro tá na marcha lenta. No com injeção, vc liga o ar, e nada acontece na rotação, de modo que o AC mantém a mesma eficiência. Outro ponto que me chamou a atenção é que ele naturalmente esfria mais que o AC do Hugo.
Fala SheQuo...S h E e Q u O escreveu:Evandro, td blz?
Abraço
Eu gosto de ir no detalhe se for viável. O problema é que as vezes a gente bate numas barreiras (falta de peça, mão de obra, etc) que faz a gente atrasar tudo.
Cara, esse negócio de peça enche tanto o saco que comprá-las pelo ML está virando uma aventura que no fim pode ser uma tortura. O que eu decidi é que vou pegar uma serra copo e fazer 2 furões na parte cega para passar os chicotes dos vidros e retrovisor. Eu acredito que dessa forma a fixação na parte de baixo será bem firme e não vai quebrar, o que é um fato comum nas tampas de console para os carros com vidro e retrovisor eletrico. O assentamento do parafuso de fixação é feito numa área muito pequena e que quebra fácil com qualquer aperto.
Visite meus tópicos de restauração:
Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865
Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319
Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Monza 500EF
Monza S/R 2.0 S 88/88
-
S h E e Q u O
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1987
Boa ideia na utilização da tampa cega. Creio que teria até um pouco mais de espaço para o parafuso de fixação do que o da tampa aberta.
Quanto ao ML, vc tem toda razão rsrsrsrs......
Eu já tive uma experiência uma vez com a restauração do meu Mavel, mas saiba que estou aprendendo muito com a sua e estou tão ansioso quanto vc e quanto os demais Monzeiros para ver o resultado desta restauração tão detalhista e em um exemplar tão raro. Acho que poucos aqui viram este carro em tantos detalhes como estamos vendo e nos divertindo com o seu. Isso é muito bom!!!
Bom final de semana!!!
Abraço
Eu já tive uma experiência uma vez com a restauração do meu Mavel, mas saiba que estou aprendendo muito com a sua e estou tão ansioso quanto vc e quanto os demais Monzeiros para ver o resultado desta restauração tão detalhista e em um exemplar tão raro. Acho que poucos aqui viram este carro em tantos detalhes como estamos vendo e nos divertindo com o seu. Isso é muito bom!!!
Bom final de semana!!!
Abraço
-
Evandro Monza SR
- Membro 500EF (Nível 9)
Putz ShEeQuO, esse é o ponto. Os modelos que tive o prazer de restaurar, tinham informações realmente muito escassas. Muito mesmo. E o que quero é exatamente o que vc mencionou: compartilhar esses detalhes com todos. Porque a carroceria e a base mecânica é praticamente uma só. É nos detalhes que surge cada uma das versões. Ainda quero ver alguém esmiuçando um High Tech aqui.S h E e Q u O escreveu:Boa ideia na utilização da tampa cega. Creio que teria até um pouco mais de espaço para o parafuso de fixação do que o da tampa aberta.
Bom final de semana!!!
Abraço
Valeu por estar acompanhando ShEeQuO!
Visite meus tópicos de restauração:
Monza 500EF
Monza S/R 2.0 S 88/88
Monza 500EF
Monza S/R 2.0 S 88/88
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Ano: 1988
Eu até penso em trocar o Arno do meu futuramente. É um pouco subdimensionado pro carro original, e eu ainda vou colocar som.Evandro Monza SR escreveu:Pô Luiz, que bom que seu alternador tá funcionando bem. Eu já li mas coisas a respeito do alternador Arno, mas não vou enfiar dinheiro num outro porque o carro tem outras prioridades, e se ele estiver dando conta do carro, ficará ele mesmo.
Olha, o eletrecista é meio reclamão, mas segundo ele, o maior problema é tirar o espelho sem quebrar. O mecanismo não é complexo, segundo o vídeo do Leocastro. Eu acho que vale a pena tentar arrumar o defeito, porque ainda que se quebre o espelho, vc o encontra a preço muito barato. Já um retrovisor... é o olho da cara.
Quanto a tampa da buzina, vc fez uma pergunta interessante. Eu não lavei a tampa. Eu a limpei com veja, depois dei um trato nela com outro produto. Mas eu dei 4 demãos de limpeza com o veja, e não parava de sujar o pano. A peça não poderia estar tão suja assim. Concluo que sim, ela sai tinta, mas não sei até que ponto. Uma demão de Nuget resolve o caso (mas eu não fiz isso nela).
Eu tentei tirar também, fiquei com medo de quebrar e deixei. Fiquei com medo por conta do espelho ser convexo e original ainda, e não sei se encontra novo igual.
Eu pensei em comprar aqueles kit do ML pra pintar o botão da buzina, mas não sei se presta. A cor original tenho a impressão que é brilhante, será que com Nugget não ficará fosco?
Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
-
Diego Paiva
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Belo trabalho, Evandro! Realmente o funcionamento da IE é sem comparações, pode ser o sistema mais arcaico, que comparado ao carburador é muito melhor! Eu nunca havia tido carro carburado antes do opala...realmente injetado não tem comparações, muito superior.
Ps.: já está com o carro em casa? A mecânica está revisadinha agora? Falta só a parte estética? Dê mais detalhes...
Abs.
Se passar nugget e lustrar, fica brilhante. :smt023
Ps.: já está com o carro em casa? A mecânica está revisadinha agora? Falta só a parte estética? Dê mais detalhes...
Abs.
Vc tem que regular o retrovisor todinho pra baixo e pra dentro ao mesmo tempo, daí fica um vão razoável entre o espelho e a caraça... vc coloca uma chavinha de fenda fina, pequena, por trás do espelho e empurra uma das travinhas, puxando o espelho pra fora... Sai tranquilo.luiz sle escreveu: Eu tentei tirar também, fiquei com medo de quebrar e deixei. Fiquei com medo por conta do espelho ser convexo e original ainda, e não sei se encontra novo igual.
Eu pensei em comprar aqueles kit do ML pra pintar o botão da buzina, mas não sei se presta. A cor original tenho a impressão que é brilhante, será que com Nugget não ficará fosco?
Abraço.
Se passar nugget e lustrar, fica brilhante. :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO