Restauração CLASSIC-SE 88 + teto solar

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Restauração CLASSIC-SE 88 + teto solar

Mensagem não lida por Rafaelo »

ae que ta pessoal no CEP nao achei o dreno do TS apenas a mangueira frente e tras.

Diego ja ficou sim molhado, mas era o dreno do AC que tinha escapado(no omega tem dos 2 lados no tunel) mas oque mais me entriga que nao tem os dreno e sao os 2 lados assim. tu sabe onde é o local de saida? pq do jeito que esta ta caindo dentro da caixa de ar interna.

pois é David tudo indica que sim, agora a tarde vou retirar as capas laterais e investigar e dou um retorno aqui,e na traseira vou ver tb.
interessante é tipo uma mistura, se usa oleo sintetico do r134a, o fluido mistura,filtro acumulador r134a, e orings r134a correto? parece interessante assim. ainda existem casas que fornecem cargas de r12 clandestinamente.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Interessante. Falei com um cara que tem kadett e adaptou o TS... (é o carro das fotos que eu postei), segundo ele, o carro já dele já tinha o furo na caixa de ar e longarina... na longarina ele só alargou pra colocar o dreno :S
No meu monza, eu coloquei uma lâmpada na caixa de ar, por dentro.... e procurei ver se algum ponto da cx. de ar acendia (procurando um buraco). Mas tá fechado mesmo.
Bom, mandei um e-mail p/ o LCDBest buscando informações sobre os drenos do TS dos monzas dele. Ele falou que no final de semana me retorna com novidades...

Quanto ao gás, falei com um amigo meu que trabalha com AC... ele falou que esses substitutos do R12 num gelam nada. Ele ainda me disse que o compressor, evaporador, condensador e demais peças não tem diferença, exceto as roscas, que no 134 é uma e no sistema com r12 é outra.

No monza por exemplo, a única diferença além das roscas, é uma mangueira de alta pressão que é maior que no sistema 134a, que no sistema R12.... ela é tão maior que chega a fazer um "U", faze-se isso justamente pra baixar a pressão do gás que no 134a é maior que no 12. Mas pra resolver isso é só colocar um eletro-ventilador na frente do condensador. Acredito que os pressostatos também sejam diferentes... mas como vai ter um ventilador na frente do condensador, a pressão do sistema trabalhará igual ou próxima à original do sistema. Basta comparar o comportamento do sistema com manômetro, dai da pra saber se está td ok, ou não.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Diego Paiva escreveu:Interessante. Falei com um cara que tem kadett e adaptou o TS... (é o carro das fotos que eu postei), segundo ele, o carro já dele já tinha o furo na caixa de ar e longarina... na longarina ele só alargou pra colocar o dreno :S
No meu monza, eu coloquei uma lâmpada na caixa de ar, por dentro.... e procurei ver se algum ponto da cx. de ar acendia (procurando um buraco). Mas tá fechado mesmo.
Bom, mandei um e-mail p/ o LCDBest buscando informações sobre os drenos do TS dos monzas dele. Ele falou que no final de semana me retorna com novidades...

Quanto ao gás, falei com um amigo meu que trabalha com AC... ele falou que esses substitutos do R12 num gelam nada. Ele ainda me disse que o compressor, evaporador, condensador e demais peças não tem diferença, exceto as roscas, que no 134 é uma e no sistema com r12 é outra.

No monza por exemplo, a única diferença além das roscas, é uma mangueira de alta pressão que é maior que no sistema 134a, que no sistema R12.... ela é tão maior que chega a fazer um "U", faze-se isso justamente pra baixar a pressão do gás que no 134a é maior que no 12. Mas pra resolver isso é só colocar um eletro-ventilador na frente do condensador. Acredito que os pressostatos também sejam diferentes... mas como vai ter um ventilador na frente do condensador, a pressão do sistema trabalhará igual ou próxima à original do sistema. Basta comparar o comportamento do sistema com manômetro, dai da pra saber se está td ok, ou não.
Diego, você teria esses valores de pressão?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Leo... os valores exatos eu não lembro... MAS a pressão baixa tem que indicar algo próximo de 30~35 e a de alta uns 250. A unidade eu não sei/lembro.. acho que é psi...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

com certeza é psi, pois a relação psi, se for bar deve ficar assim: baixa = 2bar e alta 17,25bar, psi é o mesmo que 1/14,5 de 1 bar.
Fonte literaria: http://pt.wikipedia.org/wiki/PSI_(unidade)
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

como ja era prevista essa saida é relamente na caixa de ar mas por um "alçapao" que tem dentro da caixa de ar no formato de triangulo. nao é bem na caixa de ar, alias a caixa de ar que da suporte soldado a essa porta espcial de drenagem, mas nada de dreno de borracha pra escoar pra fora. continua aqua + metal. o mais bizarro que nao tem ferrujem alguma, coloquei a lampada e um espelho de dentista que tenho e nao achei ferrugem alguma ta novo praticamente em toda a area, caixa de ar e o alçapao de drenagem. mas vao se ferra essa GM custava por uma borracha e deixa a aqua ir embora em fim...

ta ae a bendita.
Imagem

correto, cai no alçapao da caixa de ar.
Imagem

testando o dreno.
Imagem

a traseira é algo de engenharia agora :D do outro lado é o mesmo local e estilo. nao tirei foto pra nao ter trabalho, mas vi entre o estepe que esta la.
Imagem
Imagem

na traseira e barbada é so compra o dreno fazer o furo correto que cai por baixo do assoalho pra rua super simples de fazer. ah a mangueira tem cinta plastica presa pra nao vibrar.

acredito que nos outros GM é o mesmo esquema tanto dianteiro como traseiro, falando vindo de fabrica.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Mas pessoal, o que cai de água nestes drenos, é uma quantia mínima de mínima!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por david crozeta »

Não é atoa que bati a cabeça pra colocar esse dreno...mas no fim acabei fazendo o certo...

Tudo bem que a caixa de ar é resistente, mas ao meu ver é muito melhor jogar fora do que deixar escorrendo dentro da caixa de ar toda...

E tem outra...pelo cep chev tanto: vectra,omega,corsa e kadett nenhum deles usa dreno na dianteira, aliás o kadett não usa dreno algum...

Quanto ao gás...
o meu tenho quase certeza que estava com o r134a....só preciso confirmar na próxima recarga....
Pois o óleo fui eu quem colocou, era de cor verde...mas na hora da recarga esqueci de perguntar do gás..mas funcionava que era uma blz...
O filtro do r134a alem das roscas é diferente por dentro tbm...é outro material...o compressor é outro tbm...
Mas pelo que me informei, o pessoal ta só usando esse r134a no sistema r12 apenas fazendo a limpeza ''flushing'' sem troca de componentes...

abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886

Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Responder