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Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 04 Mai 2013, 21:34
por Rafaelo
eduardo_saura escreveu:Agora com tudo fora, percebi que é impossivel fazer um trabalho de qualidade sem esvaziar o cofre.
que bom que fez oque tinha que fazer, trabalhar apertado nao funciona, ou faz direito ou nem faz, so de olhar aqui percebi que ja enferrujou onde o cara fez o remendo do tipo 'band aid'. como sempre falo aqui, por fora é uma coisa, por dentro é outra. ambos tem que ser tratado por iqual e com a mesma intensidade, senao nao adianta nada arrumar de um lado se do outro ta se comendo aos poucos
Eduardo tu fez a coisa mais certa, retirar o motor pra poder entrar, verificar se tem podre,trincas,limpeza,re-selagem se for o caso,arrumar os remendos. otima decisão. ate pra pintar fica mais facil assim, pq pintar com a pança trancando nas travessa é demais. ae fica aquela coisa lindiaaa
tu sentiu na pele oque é um serviço desse porte, imagina oque é raspar cada cm² de um cofre desse. rsrsrsrs eu sei pq fiz no meu todo ele inteiro do zero. detona muito o cara, levei 90 dias direto ate final de semana pra sair da raspagem ate ultima camada de tinta. cança, mais a recompensa de saber que o material ali agora é novo e sem podre escondido é mais gratificante

Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 04 Mai 2013, 22:18
por eduardo_saura
Diego Paiva escreveu:Eu não queria muito me meter dizendo p vc tirar o motor, pq tem gente que não gosta que fale. Mas agora que vc tirou, digo que fez a coisa certa, pra fazer um serviço limpo, só assim, desmontando tudo. Vai ficar show! ;D
Engraçado que no meu monza, é uma capa só que indica a marcação superior e inferior. No seu monza tem a marcação da polia do comando, mas não tem a marcação da polia do vira... será que nesse ano a capa é dividida em duas partes?

Diego Paiva escreveu:Quanto a válvula termach, tá certo! A válvula em si fica no bico do filtro de ar!!!
E eu achei teu motor até limpo, pra esses 20 anos.... o cabeçote nem aparenta muita corrosão. Achei até bom!
Recomendo que vc leve o bloco em uma retífica e peça pra eles passarem o relógio comparador nas camisas, pra ver se não tem ovalização, ou desgaste acentuado. Se tiver tudo OK, ai sim, vc pode mudar somente os anéis. Passa o dedo na camisa do pistão e vê se na borda dela tem algum desgaste, sensível aos dedos... se não tiver, já é um bom sinal!
Nao fico bravo em falarem a verdade

Se tiver alguma coisa errada podem me avisar tranquilo. Melhor ser avisado do que fazer coisa errada.
Eu também achava que era uma capa unica. Vou ter que me informar se é unica ou dividida em duas partes. Espero achar fácil essa capa.
O bloco vou levar para a retifica também. Vou levar tudo, o cabeçote vou trocar retentores, fazer assentamento de vválvulas, banho quimico. E no bloco tb vou dar banho quimico e mandar verificar isso que vc me falou. Quero dar banho quimico para limpar as galerias bem limpinho e tb o sistema de arrefecimento será 100% novo entao nao justifica deixar aquelas borras de ferrugem.
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 04 Mai 2013, 22:32
por eduardo_saura
Rafaelo escreveu:que bom que fez oque tinha que fazer, trabalhar apertado nao funciona, ou faz direito ou nem faz, so de olhar aqui percebi que ja enferrujou onde o cara fez o remendo do tipo 'band aid'. como sempre falo aqui, por fora é uma coisa, por dentro é outra. ambos tem que ser tratado por iqual e com a mesma intensidade, senao nao adianta nada arrumar de um lado se do outro ta se comendo aos poucos
Eduardo tu fez a coisa mais certa, retirar o motor pra poder entrar, verificar se tem podre,trincas,limpeza,re-selagem se for o caso,arrumar os remendos. otima decisão. ate pra pintar fica mais facil assim, pq pintar com a pança trancando nas travessa é demais. ae fica aquela coisa lindiaaa
tu sentiu na pele oque é um serviço desse porte, imagina oque é raspar cada cm² de um cofre desse. rsrsrsrs eu sei pq fiz no meu todo ele inteiro do zero. detona muito o cara, levei 90 dias direto ate final de semana pra sair da raspagem ate ultima cada de tinta. cança, mais a recompensa de saber que o material ali agora é novo e sem podre escondido é mais gratificante

Aquela parte parece ferruguem mas nao é. O remendo que o cara fez a lata era laranja e parece ferrugem. Ali vou deixar bem escovado, limpo e refazer o remendo. Hoje dei uma boa geral ali e já esta bem melhor. Agora vou procurar alguem para refazer o serviço descentemente já que agora estou sem grana para comprar a maquina e eu mesmo fazer.
O seu cofre ficou lindo. Hoje meu pai estava falando que era loucura o que eu estava fazendo, e eu só pensando, é que ele nao viu o que o Rafaelo fez

. As pessoas nao entendem, nos acham malucos

.
A parte da "churrasqueira" estava pensando como vou pintar a parte de cima dela. Como vai chegar tinta? Teria que pintar de fora (pela grelha) para dentro?

Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 04 Mai 2013, 22:40
por eduardo_saura
Esse tubo que sai do bloco onde fica a bomba dágua esta no osso.
Isso na retifica eles arrumam (trocam)?
Outra duvida que tenho é em relacao a essa mangueira do carburador. Ela é a mangueira de injeçao de gasolina da partida a frio. É assim mesmo essa tubulaçao estar esmagada?

Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 05 Mai 2013, 01:16
por Rafaelo
ah de longe jurava que era ferrugem, menos mal que nao é. sim, agora pode proteger com fosfatizador. se tiver uma lixadeira com flap disc tu pode alisar o metal com o remendo, depois pode fazer o acabamento com massa poliester, dae fica imperceptivel e muito bom ate. pra te fazer a verdade nao sei o serviço do funileiro ruim, é simples OK, mais ta longe de ser pessimo ou ruim. pior é se tivessem usado acetileto. da pra melhorar ainda mais, manda umas foto de mais perto pra te ajudar no termino do reparo. nao é caro esse equipamento novo chines.
pois é aqui ali deu muita horas de serviço, dedos ferrados, po, queimadura mais fica muito bom e seguro. é que o pessoal que nao é da area acha estranho,maluquise,doente,e etc. mais pra quem é da area como eu e outros e ate mesmo voce em menos intesidade é super normal isso, carro nao nasceu com o motor la, ele entra e sai. pessoal quando olha acha que é desmanche, nao vai mais funcionar aquela ajuda toda rsrsrsrs. ainda bem que aqui o pessoal tanto de casa como os de fora ja respeitam mais. porem no começo nao foi facil nao...
a grelha tu diz lado interno? lado interno nao tem como pintar com pistola, eu mesmo nao pintei e muito menos removi o protetor por nao achar nescessario. esta tudo intacto sem ferrugem alguma e pela dificuldade nao fiz nada ali. apenas limpeza com thinner. ali o melhor metodo é spray galvanizador frio, caso nescessite. nao foi meu caso.
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 05 Mai 2013, 10:30
por eduardo_saura
Rafaelo escreveu:ah de longe jurava que era ferrugem, menos mal que nao é. sim, agora pode proteger com fosfatizador. se tiver uma lixadeira com flap disc tu pode alisar o metal com o remendo, depois pode fazer o acabamento com massa poliester, dae fica imperceptivel e muito bom ate. pra te fazer a verdade nao sei o serviço do funileiro ruim, é simples OK, mais ta longe de ser pessimo ou ruim. pior é se tivessem usado acetileto. da pra melhorar ainda mais, manda umas foto de mais perto pra te ajudar no termino do reparo. nao é caro esse equipamento novo chines..
Eu deveria ter tirado uma foto do antes de eu começar a fuçar no remendo. Estava terrivel, cheio de rebarbas de ferrugem, com um espaço entre a lata externa e parte do remendo. Alí nessa foto, eu já tinha dado uma cutucada alí com escova de aço, esmeril e martelo de funileiro. Quando terminei de mexer alí, já está com outra cara, bem limpinho, sem rebarbas, região 98% livre de ferrugem. Os outros2% que é bem no canto, lixei o máximo possivel e apliquei ferrox. Nao apliqeui o pfv pq tinha que esperar o ferrox secar.
Esse disco flap é aquele bem pequeno flexivel né? Esse nao tenho, o que tenho é o esmeril angular.
Rafaelo escreveu:a grelha tu diz lado interno? lado interno nao tem como pintar com pistola, eu mesmo nao pintei e muito menos removi o protetor por nao achar nescessario. esta tudo intacto sem ferrugem alguma e pela dificuldade nao fiz nada ali. apenas limpeza com thinner. ali o melhor metodo é spray galvanizador frio, caso nescessite. nao foi meu caso.
Pois é, depois que passei o thiner que pensei, putz, e agora como vou pintar isso?!
Nao sei se é assim mesmo, mas na pintura do meu carro o thiner dissolve ela todinha, ele tira tudo e fica só no fundo original. Que tinta é essa que sai tão fácil? É acrilica?
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 05 Mai 2013, 14:26
por Rafaelo
ah legal, entao eu deixaria assim mesmo. nao perderia tempo em refazer, tu mesmo pode terminar de uma forma bem honesta, quanto mais o reparo atingir a forma original da peça melhor, com o flap usando moderadamente consegue isso, se usar demais pode afinar.
sim, é um disco com cerdas lixa 80 semi flexivel, o disco angular é muito agressivo pra isso,acaba comendo muito material.
flap:
http://www.norton-abrasivos.com.br/land ... ?id=171856
é acrilico, acrilico é super fraco e dissolve com "thinner universal" ae vai amolecer e intopir a lixa. pra limpar a lixada e a sujeira toda tem que ser com desengraxante que nao agride. e se for pintar por cima nao esqueça de bloquear com um Sealer. e nao precisa usar fosfatizador ae nao... se vai usar como fundo esse material original, lixe ele, use o selante especial(bloqueador), depois pode passar o primer pu hs. dessa forma é garantido que nao vai dar problema de incopatibilidade e erros posteriores.
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 05 Mai 2013, 14:38
por eduardo_saura
Rafaelo escreveu:ah legal, entao eu deixaria assim mesmo. nao perderia tempo em refazer, tu mesmo pode terminar de uma forma bem honesta, quanto mais o reparo atingir a forma original da peça melhor, com o flap usando moderadamente consegue isso, se usar demais pode afinar.
sim, é um disco com cerdas lixa 80 semi flexivel, o disco angular é muito agressivo pra isso,acaba comendo muito material.
flap:
http://www.norton-abrasivos.com.br/land ... ?id=171856
é acrilico, acrilico é super fraco e dissolve com "thinner universal" ae vai amolecer e intopir a lixa. pra limpar a lixada e a sujeira toda tem que ser com desengraxante que nao agride. e se for pintar por cima nao esqueça de bloquear com um Sealer. e nao precisa usar fosfatizador ae nao... se vai usar como fundo esse material original, lixe ele, use o selante especial(bloqueador), depois pode passar o primer pu hs. dessa forma é garantido que nao vai dar problema de incopatibilidade e erros posteriores.
Vou providenciar esse flap.
Qual parte vc fala que nao preciso fosfatizar?
Entao antes de aplicar o fundo pu hs no carro todo eu tenho que aplicar esse Sealer? Entao se eu aplicar o fundo pu hs sem aplicar o sealer é perigoso arruinar meu serviço? Como faço Rafelo, aplico esse sealer e depois de quanto tempo posso aplicar o fundo?