Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Quando eu tiver mais tempo e mais espaço, pretendo comprar uma máquina de solda dessas, pra aprender errando mesmo.... Sem pressa. Como ainda pretendo adquirir outros carros, eles serão as cobaias, haha! Pelo menos na parte de mecânica, montagem e desmontagem geral, eu já tenho noção...

Pretendo formar uma "coleção GM" com alguns sedan dos anos 80~90, no caso: monza, opala, omega e chevette. Talvez, quem sabe, entre um kadett GSi (único kadett que me atrai)... Mas a intenção é ter os carros que eu falei acima. Acho muito carismático os ultimos chevettim DL... e vc compra esses carros por preços bem interessantes!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rodrigogsi »

Aqui os chevettes são caros..até os opala..
Eu quero aprender também. O meu atualmente é cobaia de tudo!
E tu tá certíssimo, é errando e colocando a mão na massa que agente aprende!
Diego Paiva
MODERADOR

Opala faz tempo que tá caro. Tem opala de 30, 40 mil... Chevette por ser um carro mais "simples", vc ainda acha mais em conta. Com 5~6 mil vc compra um razoável, mas a tendência é ir valorizando cada vez mais.

Meu pai teve dois desses, um inclusive era dessa cor.... na época que ele teve esse carro nem nascido eu era, hahaha...
http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-47 ... zerado-_JM
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Diego Paiva escreveu:Quando eu tiver mais tempo e mais espaço, pretendo comprar uma máquina de solda dessas, pra aprender errando mesmo.... Sem pressa. Como ainda pretendo adquirir outros carros, eles serão as cobaias, haha! Pelo menos na parte de mecânica, montagem e desmontagem geral, eu já tenho noção...

Pretendo formar uma "coleção GM" com alguns sedan dos anos 80~90, no caso: monza, opala, omega e chevette. Talvez, quem sabe, entre um kadett GSi (único kadett que me atrai)... Mas a intenção é ter os carros que eu falei acima. Acho muito carismático os ultimos chevettim DL... e vc compra esses carros por preços bem interessantes!

Isso significa que desistiu de vender o Opala? :smt017

Chevette eu nao gosto, nunca gostei, esse é um que nao tenho vontade de ter. Gostaria de ter um Omega, um Vectra A, um Diplomata, um Monza hatch, um Monza Classic e etc. kkkkk :lol: Dificil hein!?
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

sempre deem preferencia a uma maquina de solda TIG e de preferencia alta frequencia pulsada. MAG/MIG tem muita limitação de soldagem coisa que com a TIG nao tem, com a TIG ate pode fundir sem metal de adição, ou pode esquentar a chapa :) show mesmo.

ler é fundamental, mais nao adianta nada ler e nao colocar na pratica. a pratica e os erros que vem os conhecimento, nem sempre ler diz alguma coisa. o cara pode saber na teoria mais se nunca fez na pratica de nada adianta :)
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Semana passada fiz um video do desmonte do motor. A idéia inicial nao era esvaziar 100% o cofre, mas resolvi arrancar tudo e fazer o serviço como deve ser feito.

Agora com tudo fora, percebi que é impossivel fazer um trabalho de qualidade sem esvaziar o cofre.

Essa foto tirei hoje, iniciei o trabalho de limpeza e lixamento do cofre. Muito thiner, escova de aço, lixa, espuma abrasiva 3M. Trabalho duro esse de limpeza e lixamento do cofre, mas necessário.

Imagem

E aqui o video da semana passada. Obs. no video estava com duvida quanto ao coletor, mas me disseram que é assim mesmo, nao existe ligaçao fisica entre o defletor e o coletor.

Diego Paiva
MODERADOR

Eu não queria muito me meter dizendo p vc tirar o motor, pq tem gente que não gosta que fale. Mas agora que vc tirou, digo que fez a coisa certa, pra fazer um serviço limpo, só assim, desmontando tudo. Vai ficar show! ;D

Cara, não precisa de relógio comparador pra esses carro, nem ferramenta nenhuma pra colocar no ponto... Isso é necessário em carros de manutenção mais complexa, tipo marea. Pra colocar monza no ponto, é muito simples! Coloque uma chave de fenda no buraco da vela do primeiro cilindro, e vá girando o motor com cuidado, cuidado pra chave não prender o pistão... daí quando vc perceber que a chave chegou no ponto mais alto, no caso o pistão tiver no ponto mais alto, aí é o PMS, ponto morto superior. Desse jeito que vc tá fazendo, não tem como saber se o carro tá no ponto ou não.... Não tem parâmetro nenhum, não adianta tentar colocar a polia "reta", sem a marcação num da. E se seu carro tivesse fora de ponto, acho que já tinha colidido pistão com válvula, principalmente se tivesse dois dentes fora, ainda mais pelo seu carro ser álcool e ter o ressalto no pistão... pouco provável que esteja fora de ponto. Na bomba de óleo não tem marcação nenhuma, somente na capa da correia que tem uma "lasquinha", indicando o ponto. Com a capa da correia vc nem precisa desse macete da chave de fenda... é só colocar as polias nas marcações corretas. Eu aposto que a falha do seu carro, é problema na ignição: velas, cabos, distribuidor.... ou carburador!!

Engraçado que no meu monza, é uma capa só que indica a marcação superior e inferior. No seu monza tem a marcação da polia do comando, mas não tem a marcação da polia do vira... será que nesse ano a capa é dividida em duas partes? :?
Diego Paiva
MODERADOR

Quanto a válvula termach, tá certo! A válvula em si fica no bico do filtro de ar!!!

E eu achei teu motor até limpo, pra esses 20 anos.... o cabeçote nem aparenta muita corrosão. Achei até bom!

Recomendo que vc leve o bloco em uma retífica e peça pra eles passarem o relógio comparador nas camisas, pra ver se não tem ovalização, ou desgaste acentuado. Se tiver tudo OK, ai sim, vc pode mudar somente os anéis. Passa o dedo na camisa do pistão e vê se na borda dela tem algum desgaste, sensível aos dedos... se não tiver, já é um bom sinal!
Responder