LeandroConstantino escreveu:vide que o motor n20xf gera entorno de 140cv um 2.4 so gera 150cv?!
entao isso tudo é como falei acima, baixo indíce de eficiencia tanto na Volumetrica (VE), como na Termica (TE), e na Mecanica (ME).
cabeçote de alto nivel de atrito geram muito torque motriz no virabrequim freiando o motor assim como um alternador,compressor,DH,etc. se fosse um roletado seria mais suave seu acionamento ganhando potencia/torque e especialmente melhorando economia (ME). baixa taxa de compressao se fosse 10.5:1 gasolina teria uma queima melhor aproveitada ganhando potencia/torque e especialmente melhorando economia (TE) se fosse um sistema COP ignition idem entre outros itens adotado hoje em dia no desenvolvimento de motores. melhorias na injeção eletronica como Direta no cilindro, coletores menos estrangulados, alta lisa, comando valvula variavel melhoraria a (VE). sao esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença.
veja o caso da Captiva 2.4 16V comando variavel e roletado e uma boa taxa de compressao rendem 171cv isso é oque falei antes as tais das Efficiency por isso essa potencia com os mesmo 2.4L de um vectra.
o C20XE 2.0 16V consegue 150cv na gasolina pq é mais eficiente em relação ao 2.4 16V justamente nelas, as 3 eficiencias (VE)/(TE)/(ME) ja vem de fabrica assim...
o N20XF 2.0 8V roletado 140cv no alcool pq é mais eficiente denovo nas 3 eficiencias (VE)/(TE)/(ME) ja vem de fabrica assim, o cabeçote é preparado originalmente falando. vide meu topico cabeçote convencional X roletado, mostro as diferenças que fizeram acho respeitavel um comando fixo 8V render 140cv com apenas 11.5:1 alcool. eles fizeram nada mais que se fazia antigamente melhorando as eficiencias coisa que nao foi feito no 2.4 do vectra infelizmente foi mal aproveitado. por isso essa baixa potencia nesse motor.
no meu 2.0 N20XF partindo da potencia original dele 140cv alcool, 11.5:1 vai render algo em torno de 160-170cv aspirado sem taxar e trocar de comando. só melhorando ainda mais as eficiencias. coletor inox polido 4X1 c/ 2" 1/2 ate o final, polia regulavel pra aumentar a exploração de potencia por rpm, sonda wide, coletor admissao polido de 36mm em C, cabeçote dutos polidos, silenciosos imporado inox de alta vazao, trabalho nos mapas da ECU especialmente na AF/R e VE nas 2 "faixas de picos" só com isso ja da pra fabricar mais potecia com economia ja que a duração do comando nao vai ser mexida, alem da sonda wide operando nas faixas criticas(picos) mantendo a precisao do mapa AF/R nem pra mais nem pra menos
o teu motor do monza tambem tem suas deficiencias, mais tudo isso pode ser arrumada. quer um exemplo? eficiencia termica: coletor 4X1 e aumento da taxa de compressao