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Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 12 Mai 2009, 12:06
por filirom
huahauha nao sei se serve de base, nunca fiz teste, mas lendo os topicos, me lembrei de uma coisa, quanto o alcool ta acabando,, na reserva ja,, que vou andar um pouco, ando correndo mais do que o normal, e o bixao dura ,, nunca acabou, andei o necessario, e ate o posto, uma vez acabou, mas com ele parado, dei partida e ele morreu hehe,, abrass!!

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 02 Jun 2009, 22:58
por José Leal
Amigos, acirrando ainda mais a história de como economizar combustível, mandei uma questão para o BCWS, descrevendo justamente o método que estou utilizando, que é baixa rotação + pé encostando no acelerador X leitura do consumo instantâneo no CB. Eis a resposta:

Caro leitor,

Agradecemos sua participação. Procure fazer uma medição em velocidade constante em subida, como a 80 ou 100 km/h, em quarta e quinta marcha, acelerando o necessário para manter a velocidade. Em quinta será preciso acelerar mais, mas o resultado será a produção de mesma potência com menores perdas por bombeamento, pela borboleta mais aberta. O consumo instantâneo e, sobretudo, o consumo médio ao fim da medição deverão ser menores em quinta, resultado que se pode estender ao uso do método carga também em marchas e velocidades baixas.

Escreva sempre.

Um abraço,

Fabrício Samahá
Editor



Best Cars Web Site - Autoridade em automóvel
http://www.bestcars.com.br

--

O que me mata é isso! Como é que vamos economizar combustível, atolando o pé no acelerador, induzindo o sistema de IE a adotar valores pré programados e trabalhando em malha aberta (ignorando a sonda lâmbda). Se for assim, a LE-Jetronic é o melhor sistema de IE que já existiu.

Essas perdas por bombeamento, sinceramente eu não sei o que é e qual o efeito. Se alguém puder me explicar, ficarei grato.

Até mais.

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 03 Jun 2009, 09:10
por rogertecmec
José Leal escreveu: Essas perdas por bombeamento, sinceramente eu não sei o que é e qual o efeito. Se alguém puder me explicar, ficarei grato.

Até mais.
Do próprio BCWS:

"Para você ter uma idéia do que são as perdas por bombeamento, pegue uma seringa hipodérmica (para aplicar injeção), sem a agulha, e tente puxar o êmbolo com o furo de saída tapado. A resistência que você sentir é a mesma que o motor sente quando a borboleta de aceleração está pouco aberta. É por isso que dirigir com acelerador bem ou todo aberto resulta em maior economia: o motor deixa de fazer força contra ele mesmo, ou seja, as perdas são menores.

Quanto ao débito de combustível ser baseado sobretudo na abertura da borboleta de aceleração, considere que a mistura ar-combustível é mantida sempre correta, não havendo enriquecimento além do ideal. Mesmo em motores com carburador, será admitido tanto combustível quanto o ar admitido puder levar."

Pra quem quiser ver:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/bomb.htm

Agora, continuo descordando do método carga. Se realmente o método carga trouxer economia, isso quer dizer que para dirigir de maneira econômica o ideal é trocar as marchas assim: 1-3-5. Pois assim vc vai ser forçado a pisar fundo no acelerador para o carro desenvolver.

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 03 Jun 2009, 13:10
por José Leal
rogertecmec escreveu:Do próprio BCWS:

"Para você ter uma idéia do que são as perdas por bombeamento, pegue uma seringa hipodérmica (para aplicar injeção), sem a agulha, e tente puxar o êmbolo com o furo de saída tapado. A resistência que você sentir é a mesma que o motor sente quando a borboleta de aceleração está pouco aberta. É por isso que dirigir com acelerador bem ou todo aberto resulta em maior economia: o motor deixa de fazer força contra ele mesmo, ou seja, as perdas são menores.

Quanto ao débito de combustível ser baseado sobretudo na abertura da borboleta de aceleração, considere que a mistura ar-combustível é mantida sempre correta, não havendo enriquecimento além do ideal. Mesmo em motores com carburador, será admitido tanto combustível quanto o ar admitido puder levar."
Pronto! A própria explicação deles demonstra que o método carga é, em termos, ineficiente.
1- Obviamente não tem como considerar que a mistura ar-combustível é mantida "sempre correta", pois lí em diversos sites o que disse alí em cima: Ao pisar totalmente no acelerador, a IE passa a adotar valores pré-programados e ignora a leitura da sonda lâmbda. Os amigos que tiverem hallmeter podem comprovar ou não se a mistura fica rica quando abrimos totalmete o acelerador?
2- Nos carburadores, "será admitido tanto combustível quanto o ar admitido puder levar". Com a borboleta totalmente aberta, não será admitido mais ar? Então, como é que isso vai gerar economia???!!!
Agora, continuo descordando do método carga. Se realmente o método carga trouxer economia, isso quer dizer que para dirigir de maneira econômica o ideal é trocar as marchas assim: 1-3-5. Pois assim vc vai ser forçado a pisar fundo no acelerador para o carro desenvolver.
Roger, é exatamente o que eu disse para o Consultório Técnico do BCWS. Como é que há economia de combustível se o pedal está totalmente aberto, e no meu carro, o CB informa consumo instantâneo alto?

Vou filmar as indicações do CB usando o método carga e o "meu método" (baixa rotação e pé encostando no acelerador).

Até mais.

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 03 Jun 2009, 13:41
por rogertecmec
José Leal escreveu:
Pronto! A própria explicação deles demonstra que o método carga é, em termos, ineficiente.
1- Obviamente não tem como considerar que a mistura ar-combustível é mantida "sempre correta", pois lí em diversos sites o que disse alí em cima: Ao pisar totalmente no acelerador, a IE passa a adotar valores pré-programados e ignora a leitura da sonda lâmbda. Os amigos que tiverem hallmeter podem comprovar ou não se a mistura fica rica quando abrimos totalmete o acelerador?
Isso mesmo, o IE trabalha em malha aberta e desconsidera a leitura da lambda. Pelo menos foi assim que eu aprendi quando fiz curso de injeção eletrônica em 2000 (já fazem 09 anos :shock: :shock: :shock: :shock: ). Logo a mistura fica rica e não há correção da estequeometria (relação da mistura ar-combustível).
José Leal escreveu:
Se for assim, a LE-Jetronic é o melhor sistema de IE que já existiu.
Pois é!!! :smt005 :smt005 :smt005




Peno que o Astra não tem CB, senão ia fazer um teste também, pra ver o que ia acontecer com o consumo instantaneo.

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 13 Jun 2009, 20:42
por diogoleenze
Outra coisa que eu acho estranho no monza, eh que com alto giro a economia mostrada no ponteiro fica menor, assim eu concluí que a economia deve-se a velocidade e marcha tipo primeira marcha a uns 30KM/h por exemplo, por isso quando se esta de quina a 120,130km/h fica lça em baixo e nao em pisar muito ou pouco...corrijam-me se estiver errado

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 15 Jun 2009, 09:11
por rogertecmec
diogoleenze escreveu:Outra coisa que eu acho estranho no monza, eh que com alto giro a economia mostrada no ponteiro fica menor, assim eu concluí que a economia deve-se a velocidade e marcha tipo primeira marcha a uns 30KM/h por exemplo, por isso quando se esta de quina a 120,130km/h fica lça em baixo e nao em pisar muito ou pouco...corrijam-me se estiver errado
O econometro na verdade é um vacumetro e mede o vácuo feito pelo motor. A sua relação é direta com a abertura da borboleta.

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 27 Jul 2009, 17:05
por diogoleenze
Então esse sistema nao eh eficiente, ajuda mas nao resolve