Retirada de Alternador

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Wagner
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 298
Registrado em: 22 Out 2007, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Retirada de Alternador

Mensagem não lida por Wagner »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Se houver dificuldades em se remover o alternador por baixo, existe o recurso de soltar a bomba hidráulica, sem desconectar suas mangueiras, e deslocá-la para o lado esquerdo. Aí o alternador sai sem dificuldades pela direita do motor, por cima mesmo.
Eu sempre faço assim.
São 4 parafusos e mais alguma coisa, como suporte das mangueiras de combustível.
Esse método também facilita as ligações da parte elétrica do alternador.

Abraços


Olá LUiz tudo bem???
Poderias postar aqui um tutorial, de como retirar a bomba da DH e o alternador, mesmo sem fotos, para me ajudar a fazer a manutenção do meu MOnzão??? :smt023
Abs., Wagner.
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4228
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retirada de Alternador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Wagner, faz muitos anos que eu fiz esse trabalho, não me lembro exatamente de todos os detalhes, mas a grosso modo é o seguinte:

- retirar a caixa do filtro de ar do motor,
- soltar o polo negativo da bateria e deixar o cabo longe do referido polo, para evitar que alguém encoste sem querer o mesmo (o ideal é isolar o polo com algum plástico ou coisa parecida),
- remover os 3 parafusos da polia da bomba dágua. Acho que são de cabeça sextavada de 10 mm. Para segurar a polia, de modo a poder afrouxar os parafusos, faça uma alavanca com uma chave de fenda nos própros parafusos, afrouxando primeiro os 3 para depois tirar os 3,
- soltar o parafuso que prende a braçadeira das mangueiras de combustível que vão para a TBI,
- remover os 4 parafusos que prendem a bomba hidráulica ao seu suporte. Não me lembro de são parafusos sextavados de 13 ou 15 mm,
- como a bomba está solta, gire a mesma e a coloque sobre as mangueiras, de preferencia forrando antes o local com um jornal dobrado ou papelão,
- desconectar os cabos elétricos do alternador,
- soltar os 2 parafusos inferiores que prendem o alternador ao suporte. num deles está ligado o terra do sensor de velocidade,
- soltar o parafuso superior do alternador.
- retirar o alternador ou deixá-lo lá embaixo solto enqto se retira o seu suporte,
- retirar o suporte do alternador,
- caso não tenha retirado o alternador, retirá-lo agora, que o espaço para isso é maior,

Na hora da montagem, encaixar a correia poliranhurada nas polias do alternador e da bomba hidráulica, de forma a não precisar mexer no tensor dela, que é uma tarefa chata pra caramba, pois há pouco espaço para a mão. Se a tensão da referida correia estava boa, ela estará boa também depois de instalar a polia da bomba hidráulica. Caso fique frouxa, aí é necessário mexer no tensor. Para isso, usa-se uma chave colar (estrela) de 13 e uma ferramenta especial para segurar o tensor. Caso não tenha essa ferramenta, é necessário remover aquela lata protetora das polias, atuando no paralamas dianteiro direito e sob o carro.
Nesse caso (sem ferramenta especial), usa-se uma chave de boca de 16 ou 17 mm (esqueci agora a medida exata), encaixada no sextavado que existe atrás do tensor. É uma tarefa chatíssima.

Caso durante o serviço surja alguma dúvida, principalmente se eu tiver esquecido algum detalhe, mande uma msg particular para mim.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17796
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retirada de Alternador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Só uma correção... no terceiro item, onde está bomba d'água, entenda bomba da direção hidráulica. O Luiz Carlos deve ter se enganado na digitação.

Com relação a esticar a correia poly V (alternador/DH) do Monza de 91 a 96, hoje eu tenho a ferramenta especial para o tensionador, mas antes quando não tinha, nunca precisei remover a proteção de metal das correias. Era só virar a direção totalmente para direita que se tem acesso para colocar a chave de boca 17"mm no tensionador. Para Monza sem A/C, que era o caso do SL/E 91 que tive, havia espaço para colocar a chave 17"mm no tensionador por cima mesmo. Já com A/C a tarefa é mais complicada.
Complicado mesmo é colocar o parafuso do tensionador de volta, quando temos que retira-lo, para substitui-lo ou manutenção na correia dentada. O espaço é muito pequeno mesmo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4228
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retirada de Alternador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O Carlos Freire tem razão. Bomba dágua nada tem a ver com o assunto em pauta. :lol:
Acho que fui traído por meu cérebro, pois ao escrever devo ter pensado na polia da bomba dágua do meu Fiat Mille, que tem o mesmo problema, de segurar a danada para afrouxar os 3 parafusos dela. E pior, no caso do Mille não existe como travar os parafusos com uma chave de fenda. Quer dizer, não tinha, pois substituí os 3 parafusos de cabeça sextavada por 3 parafusos de cabeça allen, que permitem um melhor travamento.
Existe uma ferramenta para travar esse tipo de polia, ela encaixa nos 3 parafusos.

Ele tem razão também qdo fala do tal parafuso do tensor da correia poli ranhurada. O espaço é muito apertado, tem de fazer ginástica com os dedos da mão para encaixar o parafuso no lugar. :smt010

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Wagner
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 298
Registrado em: 22 Out 2007, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Retirada de Alternador

Mensagem não lida por Wagner »

Vlw pessoal vou tentar fazer eu mesmo pois a grana está curta e o problema é sério, já perdi uma bobina de ignição, um módulo de ignição (sensor Hei) e a bobina impulsora (dentro do distribuidor) por conta da alta tensão gerada pelo alternador( entenda-se alta tensão, tensão acima dos 14V normais, tendo em vista que o ponteiro do Voltímetro foi ao final da escala, na parte laranja superior da escala, ficou lá por uns 5 segundos (quando eu observei o problema, não sei se já estava a algum tempo) e logo depois o carro parou no meio da rua e não ligou mais devido a queima dos ítens mensionados acima. Mais uma vez muito obrigado pela ajuda, se tiver ajuda da minha filho fotografo tudo e depois posto aqui para nós, abs. Wagner. :smt021
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4228
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retirada de Alternador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Wagner, se o problema no seu carro é voltagem excessivamente alta não há necessidade de remover o alternador, se for Bosch.
Dá para se substituir o regulador (custa menos de 50 reais), que certamente é o causador dessa alta voltagem no sistema, sem tirar o alternador.
Se o problema fosse baixa voltagem, aí o alternador também seria suspeito.
Por outro lado, não acredito que tenha estragado tudo isso no seu caso por causa de uma voltagem acima de 15 volts, a não ser que tenha ficado por algum tempo lá nos 16, 17 volts ou acima disso.
Instalei uma vez uma ignição capacitiva no meu Chevette, e nesse tipo de ignição a voltagem de 12 volts é armazenada num capacitor gigante até atingir 400 volts e depois descarregada de uma vez só na bobina. A diferença é o tempo e a amperagem da corrente que passa pelos enrolamentos da bobina. Isso se aplica também à bobina impulsora. Já o módulo HEI, por conter componentes eletrônicos (transistores e coisas assim), deve ser mais sensível.

Abraços.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder