Motor aguenta turbo sem forjar?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor aguenta turbo sem forjar?

Mensagem não lida por TheRipper »

Marcell 500 EF escreveu:
TheRipper escreveu:Marcell, testes assim são complicados, precisa ser algo controlado para se chegar a resultados consistentes. Eficiência térmica não se refere à temperatura do ar admito, e sim à eficiência de queima de um motor (quanta energia aproveitável o motor gera com determinada quantidade de combustível). Eficiência volumétrica é a capacidade de admitir mais ar, e isso NÃO melhora o consumo do motor, apenas aumenta o torque.
Sim, mas mais torque, e menos pé no acelerador = economia. Sim, eficiencia térmica é a temperatura da queima, o trabalho gerado pela queima, a força com que os gases empurram os pistões. Sei que o teste não é exato, é uma média, mas mesmo assim, a diferença foi grande. Quanto mais torque em baixa, mais economia se tem, pois menos se pisa para ter a mesma força , principalmente em arrancadas.

Mas isso mesmo que eu falei, o sistema original do carro, não daria conta de queimar tudo, mas com uma melhor centelha e melhor gerenciamento do motor, podemos obter um melhor aproveitamento da mistura, e por si só, gerar economia na fase aspirada do motor.
Está pisando menos, mas a quantidade de ar entrando é a mesma ou maior, por isso não pode haver economia. Mas se melhorar o gerenciamento, aí sim, existe a possibilidade de melhora.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

TheRipper escreveu:
Está pisando menos, mas a quantidade de ar entrando é a mesma ou maior, por isso não pode haver economia. Mas se melhorar o gerenciamento, aí sim, existe a possibilidade de melhora.
Mas é isso que eu falei, tu vai turbinar e manter todo o gerenciamento original?
TheRipper

Marcell 500 EF escreveu:
TheRipper escreveu:
Mas é isso que eu falei, tu vai turbinar e manter todo o gerenciamento original?
Depende. O Eduardo defende a idéia de manter o gerenciamento original para a fase aspirada e usar um módulo para controlar apenas quando entra pressão. Eu não gosto disso, prefiro um único módulo controlando tudo. No meu caso, já tenho injeção programável, e consegui cerca de 15% de economia em relação ao módulo original Multec 700.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Sim, mas tu precisa de mais centelha de alguma forma, além de todo o gerenciamento. E a centelha atua tanto na fase aspirada como turbinada. No teu caso, se tu colasse uma turbina no seu, (claro, fazendo as devidas modificações no teu motor), tu consegue mais economia com a mistura pobre em baixa.
TheRipper

Marcell 500 EF escreveu:Sim, mas tu precisa de mais centelha de alguma forma, além de todo o gerenciamento. E a centelha atua tanto na fase aspirada como turbinada. No teu caso, se tu colasse uma turbina no seu, (claro, fazendo as devidas modificações no teu motor), tu consegue mais economia com a mistura pobre em baixa.
É questionável isso de precisar de centelha mais forte. Precisa quando o ambiente é menos propício para a ignição, como no caso de alta pressão. Na fase aspirada, se o sistema de ignição estiver em boas condições, teoricamente deve dar conta. Mas mesmo na fase turbo, os sistemas mais novos dão conta.
Já vi inúmeros carros turbo muito fortes, inclusive já conversei muito com o recordista da turbo light aqui no Rio (Saveiro turbo forjada com carburador 3E - 12.8s nos 400m) e nenhum desses carros usavam amplificador de centelha.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Sistemas mais novos e não os nossos da década de 80.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

TheRipper escreveu: Já vi inúmeros carros turbo muito fortes, inclusive já conversei muito com o recordista da turbo light aqui no Rio (Saveiro turbo forjada com carburador 3E - 12.8s nos 400m) e nenhum desses carros usavam amplificador de centelha.
Para não ter falha em alta com o sistema original, mesmo nos carros mais novos (astra, vectra, etc.), é preciso fechar bastante as velas. Alguns chegam a fechar para menos de 0,5mm.

Aí perde bastante em baixa, tanto em torque quanto em consumo.

Andei com 0,6mm bastante tempo. Quando resolvi seguir a recomendação da CMRacing e passar a usar com 0,8mm vi a diferença que fez desde baixa até em alta. Depois disso o carro começou a querer destracionar em 3a marcha, onde antes só desgrudava em 2a... :shock:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper

Eu já andei com vários GAPs de vela, inclusive testei as Denso Iridium Power, consideradas as melhores do mundo, e não senti nenhuma diferença! Talvez por algum motivo seu sistema de ignição não estivesse dando conta. Ou talvez o meu esteja tão ruim que nem velas de ouro são capazes de melhorar :smt005
Responder