o que acham de passar monza 91 1.8 a gasolina pro gnv

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: o que acham de passar monza 91 1.8 a gasolina pro gnv

Mensagem não lida por 500EF »

coy escreveu:
Em relação a garantia, eles alegam que qualquer adaptação lesa o projeto original do carro e consequentemente o direito de garantia. Até na retifica que eu to fazendo quiseram encrespar com o GNV.
Encrespar eles ate podem, mas daí eu te pergunto vc comprou um carro zero (em que realmente não se pode alterar nada sem que seja numa autorizada) ou esta comprando peça de reposição?
Entenda uma coisa se vc for comprar uma bobina o combustível não tem nada a ver.
Se vc foi fazer o motor e seu carro entrou na oficina com GNV eles não podem te negar um direito que é garantia.
Como eu disse isto é assunto jurídico, deixa eles falarem o que vale é a lei.
coy,

Não é bem assim.

GNV exige mais do sistema de ignição por oferecer maior resistência dielétrica (mais difícil formar o arco voltáico dentro da câmara).

Comprovação prática para isso é o que não falta. Basta ver os inúmeros relatos de usuários que precisam trocar bobina, cabos, velas, rotor e tampa de distribuidor com frequência maior que no original.

Até lojas de instalação de kits de embreagem costumam não dar o mesmo prazo de garantia para carros com GNV (alegam maior desgaste devido ao maior número de redução de marchas necessárias durante a condução - Perguntei e me explicaram isso quando comprei o kit de embreagem para o astra, tempos atrás, na RS embreagens http://www.rsembreagem.com.br/ ). O mesmo se o carro for turbinado.

Claro que se você coloca GNV e o problema aparece no sistema de som, por exemplo, não existe relação e a garantia deveria ser mantida. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por matheusrsouza »

RickCampos escreveu:boa noite gente
o topico esta rendendo né rsrsrs
coy estou pensando ainda isso é uma decisão dificil
1800 reais com garantia cilindro de 15 mts mais 350 de doc e vistoria e um investimento alto em algo que de repente pode se arrepender
o cara que instala me falou que ñ perde potencia mas só vou saber se colocar
ate semana que vem resolvo isso e compartilho com vcs
Perde sim, mas é o que a gente disse, não é nada absurdo, se você tem oferta de postos proximo a sua casa com o GNV até 1.99m³ eu converteria. Pra efeitos de comparação na ultima vistoria anual do GNV eu paguei 107r. Ae você ganha um cartãozinho com validade de um ano, esse é o meu:
Imagem
500EF escreveu: coy,

Não é bem assim.

GNV exige mais do sistema de ignição por oferecer maior resistência dielétrica (mais difícil formar o arco voltáico dentro da câmara).

Comprovação prática para isso é o que não falta. Basta ver os inúmeros relatos de usuários que precisam trocar bobina, cabos, velas, rotor e tampa de distribuidor com frequência maior que no original.

Até lojas de instalação de kits de embreagem costumam não dar o mesmo prazo de garantia para carros com GNV (alegam maior desgaste devido ao maior número de redução de marchas necessárias durante a condução - Perguntei e me explicaram isso quando comprei o kit de embreagem para o astra, tempos atrás, na RS embreagens http://www.rsembreagem.com.br/ ). O mesmo se o carro for turbinado.

Claro que se você coloca GNV e o problema aparece no sistema de som, por exemplo, não existe relação e a garantia deveria ser mantida. :smt023
Vc ta coberto de razão Eduardo, o sistema de ignição como um todo tem um desgaste maior e no minimo, a cada 20.000 kms ou menos tem q ser trocados. Eu como nao ando nem 1000km por ano com o carro, troco uma vez por ano, troquei tudo em dezembro no meu. Tem uma recurso técnico de baixo escalão (gatilho :smt005 ) que prolonga e muito a vida util do rotor e dizem amplificar a centelha dentro da tampa do distribuidor, mas como o rotor é baratinho eu prefiro nem faze-lo.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Isso ai vai se tornar uma questão juridica Eduardo, pois como o vendedor vai provar que uma peça foi danificada elo GNV?
Vendedor e prestador de serviço sempre vão alegar muitas coisas mais se bater o pé aias coisas complicam pois quem vai ter de provar são eles e a lei esta ao lado do consumidor.
Pra isto vc faz um laudo de conformidade no imetro que prova que seu carro esta 100 por cento
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
500EF
MODERADOR

o vendedor da peça vai trocar sem criar maiores problemas, porque ele também devolve para o fabricante.

Mas, se fizer a troca através de uma oficina, por exemplo, ele saberá que seu carro tem gnv e poderá alegar este motivo para oferecer garantia reduzida (a peça ele consegue trocar sem custo, mas a mão-de-obra teria que sair de graça e ele não vai gostar disso).

É o mesmo caso da embreagem que citei aí em cima.

Se for turbo ou gnv, já vão logo avisando que não terá o mesmo 1 ano de garantia dos demais.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
coy

Isto da um belo processo, e pode render um bocado dependendo dos defensores.
MARCONI ALBERT
500EF
MODERADOR

Só queria citar um exemplo que me lembrei hoje quanto ao desempenho bem menor do motor quando roda com GNV.

Eu não acho a perda tão desprezível assim...

Mesmo num motor preparado de fábrica, sem kit "gambiarrado" nem nada, com taxa de compressão beeem mais alta que os monzas à gasolina (quase empata com a dos à álcoo) e principalmente, mapas de avanço de ponto da ECU ajustadas para cada tipo de combustível, a perda de torque/potência é na casa dos 15%.

Para terem noção, esta é a diferença entre uma S10 2.2 e uma 2.4 (ambas à gasolina). Quem já andou em uma e em outra sabe do que estou falando...

Mas vejam bem: Isso é num carro de fábrica, todo acertadinho para render o máximo possível. Se pegar um GNV adaptado, com taxa baixa, ponto avançado por "variadoido", com restrição na admissão, etc., a perda com certeza é bem maior.

Não tem mágica...

---------------------------------------------------------------------

Fiat Grand Siena Tetrafuel

Motor: A gasolina, etanol e GNV, dianteiro, transversal, 1.368 cm³, com quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 88 cv com etanol, 85 cv com gasolina e 75 cv com GNV a 5.750 rpm.

Torque máximo: 12,5 kgfm com etanol, 12,4 kgfm com gasolina a 3.500 rpm e 10,7 kgfm com GNV a 2.500 rpm.

Taxa de compressão: 12,3:1.

Diâmetro e curso: 72,0 mm X 84,0 mm.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente com eixo de torção, molas helicoidais , amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.
Pneus: 185/65 R14.
Freios: Dianteiros com discos ventilados e traseiros a tambor. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,29 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,50 m de altura e 2,51 m de entre-eixos. Airbags frontais de série.
Peso: 1.207 kg.
Capacidade do porta-malas: 390 litros.
Tanque de combustível: 48 litros.
Produção: Betim, Brasil.
Lançamento no Brasil: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, airbags frontais, ABS com EBD, volante com regulagem de altura e visor digital no quadro de instrumentos.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
coy

Falando em siena tetra, eu simplesmente odeio este carro.
É irritante não poder escolher o combustivel a ser usado pois quem gerencia é a central e ela sempre da preferencia ao gnv alternando conforme o sistema avalia a necessidade, meu amigo/irmão tem um siena destes e sempre que preciso viajar com este carro passo raiva.

O que vejo neste sistema de fabrica é que é o mesmo sistema a disposição de qualquer um nas convertedoras (mais indicados para carros mais novos pois alguns itens do kit não são instalaveis em carros mais antigos) porem com uma IE alterada para o uso deste combustivel.
MARCONI ALBERT
500EF
MODERADOR

A questão não é esta.

Estou contradizendo o argumento apresentado de que não haveria perda notória de potência usando GNV:
Talvez o maior mito é a perda de potencia. Sim, ela é maior sentida nos carros carburados que nao tem a possibilidade de serem trabalhados com variador de avanço, mas a perda também nao é nada absurda
Não é mito. É fato.

Nem a fábrica, com avanço correto do ponto (nada de "variadoido") e taxa de 12,3:1 conseguiu resolver (ela sabe o que teria que fazer: levar a taxa de compressão lá em cima, ficando impossível rodar com mijolina. Só que aí o carro não venderia).

Então, é aquilo. Antes de instalar GNV é preciso analisar bem os prós e contras. Se a economia for grande o suficiente para compensar (tem que rodar bastante), instale. Caso contrário, desencane e não fique se martirizando cada vez que parar no posto de gasolina... hehehe ;)
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder