Ventilador Interno Parou de funcionar

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Ventilador Interno Parou de funcionar

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Dai Wesley blz? como vai? estou devendo umas fotos mesmo .

a quarta velocidade do seu ventilador tem um rele dedicado, verifique ele.
se não me engano é o segundo rele de cima pra baixo (do lado esquerdo)

olhe essas fotos de como ficou os meus terminais onde o rele é conectado... derreteu tudo... mas tenho certeza q ja tinha derretido antigamente com o ex dono dele, pq parece q o terminal e aquele fio verde não sao originais, pelo estado foi tudo derretido, dai precisou trocar um pedaço do fio e o terminal (e colocaram um terminal maior.. ele não apertava 100% o pino do rele, por isso q tinha hora q funcionava e tinha hora que nao...)

Graças a deus descobri esse problema, tava me icomodando demais já!
olhe as fotos:

Imagem
Imagem

o rele da quarta velocidade é esse que das fotos q ta com o fio pra fora!
retire ele e veja o estado dele!
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

não é atoa que a 'nova' normal DIN(carros europeus) diz que reles de alta corrente como ventilador,AC,ABS,DH,airbag,bomba comb,IE entre outros fiquem no cofre do motor e nao dentro. uma por estarem mais perto dos consumidores, outra por causa dos cabos mais grossos, e a outra que evita incêndio ao contato com os ocupantes.

esse exemplo é normal em monza quando tem problema de terminal(e olha que molhoraram nesse modelo), alta corrente, pinos fracos, e principalmente isolamento precário. é claro que se estiver bem montado nao acontece isso, mas se estiver com carga fraca nos pinos que ja sao problematicos vai acontecer exatamente isso.

o responsavel por isso foi o terminal original por ser fraco, esses "paralelos" tem mais resistencia porem nao entraram no alojamento por nao terem uma trava compativel.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Troca a caixa de fusíveis ronaldo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Wesley303
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Wesley303 »

Resolvi meu problema trocando o relê.
Obrigado pela foto Ronaldo.

Agora olhando a foto apresentada, seus fusíveis estão completamente diferentes dos meus.
Vejo muitos fusíveis de 30, 20, 25....
Na minha caixa de fusíveis, a maioria é de 10 e 15, tenho apenas 2 de 30.
Sugiro que verifique pois me lembro que a última vez que fiz as verificações na minha caixa, eu estava com o manual em mãos.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Ronaldo, desculpe-me a intromissão, mas,

qualquer hora vc vai 'tacar' fogo no Monza

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Wesley303
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Wesley303 »

Eu só não estava com a tabela aqui pra confirmar, mas sabia que tinha algo errado...rs
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Rafaelo escreveu:não é atoa que a 'nova' normal DIN(carros europeus) diz que reles de alta corrente como ventilador,AC,ABS,DH,airbag,bomba comb,IE entre outros fiquem no cofre do motor e nao dentro. uma por estarem mais perto dos consumidores, outra por causa dos cabos mais grossos, e a outra que evita incêndio ao contato com os ocupantes.

esse exemplo é normal em monza quando tem problema de terminal(e olha que molhoraram nesse modelo), alta corrente, pinos fracos, e principalmente isolamento precário. é claro que se estiver bem montado nao acontece isso, mas se estiver com carga fraca nos pinos que ja sao problematicos vai acontecer exatamente isso.

o responsavel por isso foi o terminal original por ser fraco, esses "paralelos" tem mais resistencia porem nao entraram no alojamento por nao terem uma trava compativel.
Que bela m... hein fez a GM nisso! ...! por isso q nos carros novos é na frente! entendi agora!
era oq aconteceu, tava dando contato nos pinos, tipo não tava frouxo! dai apertei ele e agora fico justo! ah, eu isolei o terminal desse fio que eu puxei pra fora... isolei pq como a caixa de fusiveis esta derretida aquela parte, é facinho pra ele tocar no pino do outro lado... não tem problema isolar? isolei com fita isolante 3m anti chama.
vrsilva escreveu:Troca a caixa de fusíveis ronaldo...
daria muito trabalho isso! kkkk

Wesley303 escreveu:Resolvi meu problema trocando o relê.
Obrigado pela foto Ronaldo.

Agora olhando a foto apresentada, seus fusíveis estão completamente diferentes dos meus.
Vejo muitos fusíveis de 30, 20, 25....
Na minha caixa de fusíveis, a maioria é de 10 e 15, tenho apenas 2 de 30.
Sugiro que verifique pois me lembro que a última vez que fiz as verificações na minha caixa, eu estava com o manual em mãos.
Que bom que resolveu, se eu nao me engano tem um rele igual, daria pra por ele antes de comprar um novo.. dai vc testava!
Obrigado pelo alerta, juro q conferi e tava tudo certo! não lembro onde olhei, mas vi que tava tudo certo! jurava que tava certo todos! kkk

waldir escreveu:Ronaldo, desculpe-me a intromissão, mas,

qualquer hora vc vai 'tacar' fogo no Monza

Imagem
Que isso, sem problemas! Obrigado vcs por notarem! eu agradeço!
como disse acima, jurava q tava tudo certo... tenho certeza q verifiquei um por 1... estranho isso!
vou trocá-los urgentemente!

Obrigado Mesmo!
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

dbzronaldo escreveu: Que bela m... hein fez a GM nisso! ...! por isso q nos carros novos é na frente! entendi agora!
era oq aconteceu, tava dando contato nos pinos, tipo não tava frouxo! dai apertei ele e agora fico justo! ah, eu isolei o terminal desse fio que eu puxei pra fora... isolei pq como a caixa de fusiveis esta derretida aquela parte, é facinho pra ele tocar no pino do outro lado... não tem problema isolar? isolei com fita isolante 3m anti chama.
ja viu como é o omega Ronaldo? carro de 1994 e ja atendia as normas tecnica DIN(ABNT la na alemanha). o carro é europeu, e ja tinha tudo oque tinha quer pra ser mais seguro, tinha MAX fusivel, tinha rele de alta corrente la no cofre, era selado, os fios tinham bitolas apropriadas ja que tinha espaço pra isso, sem contar que ja tinha rele de farol alto e baixo, em fim bem seguro. e sem contar que desde 97 a GM ja tem toda a linha com essa norma ABNT adotou meio tarde, todo o material de alta corrente fica do lado de fora e muito bem protegido.

agora um mini fusivel segurar um AC dentro do carro é demais né.

troque o quanto antes a caixa, essa ja nao tem mais serventia, se quiser colocar na cesta de serviço so falar, mas vai custa uma boa MO ae pq tirar pino por pino leva alguns dias pra isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder