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Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI

Enviado: 11 Jun 2015, 10:25
por matheusrsouza
coy escreveu:Matheus, talvez vc não saiba mais esta foto ai é do carro de meu irmão( kkk), com este hey ai onde esta, alem de ficar com uma aparencia de gambiarra tambem corre um serio risco de molhar numa chuva forte.. .
Coy, lê o post, eu sei q o carro eh do seu irmão, tirei a foto do carro dele lá no sitio rs. Não vi gambiarra lá não cara, achei até bem feitinho. Em relação a água, naquele local ali fica a minha bobina, meu modulo de ignição e o relê do farol de neblina (gataiada do caramba rs) e nunca tive problemas...

Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI

Enviado: 11 Jun 2015, 11:20
por coy
Porrrra com um fio branco esticado da torre de suspensão ate o hey, e sem nenhum conector, Hey exposto e vc me diz que não viu gambi?
Uma coisa é uma bobina e ummodulo de ignição que são selados e projetados para possivelmente receber agua em cima outra coisa e um componente sensivel como o hey que foi projetado para ficar protegido dentro do distribuidor.

Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI

Enviado: 11 Jun 2015, 13:43
por matheusrsouza
coy escreveu:Porrrra com um fio branco esticado da torre de suspensão ate o hey, e sem nenhum conector, Hey exposto e vc me diz que não viu gambi.
Kkkk o fio da lenta do meu carburador eh um fio branco emendado q sai cruzando todo o cofre kkkk. Mas falando de projetos de componentes você tem razão.
Se vc ver a gataiada do meu cofre é capaz de tu me dar um tapa na cara, eu não tenho paciência pra organizar fios por fios não, faz pra mim? Kkkkk

Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI

Enviado: 11 Jun 2015, 14:33
por waldir
Porrrra com um fio branco esticado da torre de suspensão ate o hey, e sem nenhum conector, Hey exposto e vc me diz que não viu gambi?
Coy,
Se você não explica, passaria desapercebido :D :D

O fio branco tem duas funções: aterramento e não deixar o hei cair se falhar o parafuso esquerdo.

.......................

Coy usando os conectores de 2 e 4 posições são emborrachados e bem vedados e não deixam passar água. Já o conector
da bobina ao hei precisa da ajuda de uma cola silicone ou espaguetão retrátil ou fita isolante da boa.

Como você bem fez e insistiu comigo, o melhor lugar mais próximo é a churrasqueira que fornece boa ventilação além do cooler dedicado.

O Luis Carlos quer "escondê-lo" no porta luvas ou próximo à UCE, mas há um temor de atenuar a comunicação com o hei devido a distância para com a bobina impulsora.

Na minha opinião não há efeito significativo, mas, precisa pagar para ver o que acontece.

Matheus,
dentro do 'cofre' a ventoinha do radiador joga até 83ºC e poderia afirmar que a temperatura media fica em 70ºC
Na churrasqueira sem cooler a media é de 36ºC e com cooler 26ºC ou abaixo da temperatura ambiente.

vide topico:
viewtopic.php?f=14&t=29634#p360525

Mas, como já vimos a temperatura de trabalho não é o fator de queima, mas sim a temperatura gerada por excesso de tensão (além dos 14,3V).

Na escala de fator de queima a temperatura é a 7ª causa entre 10 causas.

Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI

Enviado: 11 Jun 2015, 17:45
por coy
Mestre Waldir, como sabe na epoca em que fizemos esta alteração fizemos muitos testes (eu, vc e teve outra pessoa que não mecordo) até chegarmos a conclusão que para quem quer de fato baixar a temperatura de trabalho do HEY o melhor seria a area da churrasqueira mesmo.
Na epoca ate cogitei a possibilidade de colocar o Hey proximo a central de IE, mas o Vinicius me convenceu a não fazer pois poderia gerar alguma interferencia no sistema.

O que posso falar é que com este tempo de 1 ano e 6 meses ja rodei 30.000 kms, com este Hey vagabundo (sem marca definida) e ja passei por um problema em quepor dias rodei com o carro dando picos de 16 volts, e este Hey esta aguentando muito bem até então, duvido muito que se estivesse com o sistema original este hey não teria abrido o bico.

Mas pode deixar que em breve irei retirar este "suporte do hey de meu irmão ( diga-se estas gambitec junto do fio branco)

Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI

Enviado: 12 Jun 2015, 02:02
por matheusrsouza
waldir escreveu: Coy,
Se você não explica, passaria desapercebido :D :D

O fio branco tem duas funções: aterramento e não deixar o hei cair se falhar o parafuso esquerdo.
Ahh gente, eu fui o unico que nao achou gambi aquilo ali ? Se vocês verem o cofre do meu motor então.. Vou ser linchado! rs
waldir escreveu: Matheus,
dentro do 'cofre' a ventoinha do radiador joga até 83ºC e poderia afirmar que a temperatura media fica em 70ºC
Na churrasqueira sem cooler a media é de 36ºC e com cooler 26ºC ou abaixo da temperatura ambiente.

vide topico:
viewtopic.php?f=14&t=29634#p360525

Mas, como já vimos a temperatura de trabalho não é o fator de queima, mas sim a temperatura gerada por excesso de tensão (além dos 14,3V).

Na escala de fator de queima a temperatura é a 7ª causa entre 10 causas.
Waldir, o Sr me matou uma curiosidade, realmente eu tinha minhas dúvidas em relação a eficiência térmica do HEI naquele local.
coy escreveu:para quem quer de fato baixar a temperatura de trabalho do HEY o melhor seria a area da churrasqueira mesmo.
Coy, levando-se em considerações a tua experiência, somada a do restante do pessoal, eu entendo que deficiencia na dissipação de calor, variação de voltagem, e alta resistencia no terra, são as principais causas de defeito no HEI. Eu sei que o que eu vou falar é mais do mesmo, mas nunca é demais lembrar, que qualquer deficiência de vedação daquelas guarnições do motor do limpador, vai fazer entrar umidade ali na churrasqueira pondo a saúde do teu HEI em risco também. Já ta com celular ?! Tento te ligar e não consigo...

Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI

Enviado: 12 Jun 2015, 07:23
por waldir
vai fazer entrar umidade ali na churrasqueira pondo a saúde do teu HEI em risco também
Matheus,
não vejo a umidade como prejudicial ao Hei. Se você desmontar um você verá que:
- os pinos de contato são colocados no molde e injetado plástico por cima, isto é,
vedando com uma camada de 5mm de plástico resistente ao calor.
- Sob a placa metálica e coladas nesta estão os componentes eletrônicos(CI, Transistor e resistores em smd) numa plaquinha e
coberta com gel de silicone isolante que os mantém herméticos à umidade evitando transientes entre os componentes.
-Os 2 conectores emborrachados para vedação de umidade e pó, evitam a oxidação dos terminais,
com exceção ao terminal da bobina impulsora que é vazado. Este se bobear oxida e oferece resistência.

Colocar uma camada de cola de silicone na parte vazada do conector da bobina impulsora resolve 98% na colocação externa... se caprichar 99,9%.

Mesmo que haja umidade, o calor dissipado pela placa metálica se encarrega de evaporar. Se tiver um cooler dedicado mais rápido ainda.
Ao desligar o motor com o veículo em lugar úmido poderá condensar alguma umidade, o que ocorria e ocorre também no distribuidor pelas duas redinhas de respiro. Como não há furos no Hei a umidade nesta situação não penetra.