2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Pessoal, bom dia, tudo bem?

Ontem à tarde finalizei a etapa de manutenção e limpeza do painel de instrumentos. O resultado foi esse:

Imagem

Vamos ver, agora, se o conta-giros e as lâmpadas novas funcionam né rsrsrsrs............ Depois, nesta semana, se não chover muito, pretendo começar a higienização do tabelier e parte interna do painel. Conto os detalhes assim que tiver as fotos.

Também aproveitei para repor os meus estoques de peças de acabamento. Vejam o que eu encontrei:

Imagem

O único detalhe está na cor das tampinhas dos parafusos do console, que eu só encontrei na cor azul. Por estarem muito encardidas, mesmo após a lavagem com sabão de coco e escova, até parecem ser da cor cinza a grafite. Vou tentar tratar a peça com cera preta. Se não der certo, removerei a cera e darei uma leve pulverizada de spray preto. Aí ficará mais fácil de fazer o acabamento final com a cera. Postarei os resultados logo mais.

Confesso, a todos, que, nesta semana, tive a tristeza de conhecer 06 exemplares de Monza jogados no tempo. Na hora H acabou a bateria do meu celular e eu não consegui fotografá-los. Mas, em suma, vi:

1 Monza SL/E, sedan, 83, 04 portas, dourado (especialíssimo);
1 Monza Classic, sedan, 88, 04 portas, cinza (no tempo);
1 Monza SL/E, sedan, 86, 02 portas, azul (estava empilhado em cima do Monza 83 dourado e embaixo de um Fusca);
1 Monza SL/E, sedan, 87, 02 portas, azul (no tempo);
1 Monza GL, 94, 04 portas, azul;
1 Monza GL, 96, branco. Neste, havia um volante idêntico ao do Monza Classic SE 91, com a tarja "Monza GL" aparentemente original. Eu nunca tinha visto deste volante. É do 96 mesmo?

Seriam carros altamente recuperáveis, mas foram baixados pelo Detran, provavelmente em decorrência de impostos atrasados e impagos. Uma pena!! O sedan 83 dourado é o melhor e mais bonito deles. Frisos e detalhes cromados todos íntegros.

Abraço a todos e uma ótima semana!
pablopttm
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por pablopttm »

S h E e Q u O escreveu:Pessoal, bom dia, tudo bem?

Ontem à tarde finalizei a etapa de manutenção e limpeza do painel de instrumentos. O resultado foi esse:

Imagem
Isso é coisa de profissional , hein? Poderia jurar que estava sem o acrílico , Chico ficou demais .São pequenos detalhes que dão vida nova ao carro. Continue assim , com paciência e dedicação vc vai longe. .. Eu tbm desmontei tudo , limpar cada detalhezinho...
Imagem

Abraço :smt023
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
S h E e Q u O

Fala Pablo, tudo bem?
Parece que você é mais perfeccionista do que eu hein rsrsrs......... Com certeza, bem mais caprichoso!!! ;)
No acrílico do painel eu faço assim:
- lavo o acrílico com pouca água e sabão (detergente líquido), para não molhar por dentro.
- seco bem o acrílico.
- com uma bolinha de algodão seco, encero o acrílico com cera limpadora Carnu em pequenas regiões e movimentos circulares.
- no enceramento, divido a área do acrílico em 3 pequenas áreas (velocímetro/marcadores/conta-giros). Encero e dou lustro em uma parte de cada vez.
- terminado o enceramento, dou mais uma demão de cera, mas, nesta demão, passo a cera em toda a área do acrílico.

Detalhes:

- prefiro a cera Carnu por ser uma cera branca (não amarela a superfície) e por conter silicone, que realça o brilho.
- esta cera não tira os risquinhos ou arranhões, mas o silicone que ela contém disfarça bastante os arranhadinhos, tornando-os quase que imperceptíveis;
- sempre encero somente a parte de fora.
- não encero a parte de dentro do acrílico, para não manchar os detalhes em preto fosco do painel.
- dentro do acrílico só faço limpeza específica de uma ou outra mancha que aparecer, de leve, com algodão seco.

Abraço amigão e sucesso na sua super limpeza !!! Vamos conversando mais!
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Vou fazer essa limpeza interna tbm no classic... tenho que limpar os dutos de ventilação... Vc fez do jeito certo, limpou tudo certinho... e não tascou silicone pra camuflar, como a maioria faz, rsrsrs...
Parabens.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
S h E e Q u O

E aí Diego, tudo beleza?
Valeu pelo incentivo, mas, se não fossem as suas dicas, o painel de instrumentos ainda estaria lá no lugar onde estava e cheio de poeira, pq eu não iria conseguir sacá-lo, ainda mais com o volante e tudo mais no lugar.
Vc foi o "Salvador da Pátria" ou a "Enciclopédia para Monzeiros - Teoria & Prática" rsrsrsrsrsrs............
Valeu, obrigado!!!
Abraço
gmt
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por gmt »

Hola, cuanta dedicación con tu coche :smt023 Que suerte tienes en saber lo que estas haciendo, yo la única vez que quice desarmar el panel de instrumentos para cambiar una bombita de luz, se me desconfiguró todo y no me medía ni el consumo de gasolina, ni la velocidad, ni la temperatura. :oops: UN DESASTRE LO MIO :lol: :lol: (igual no demoré ni un día en mandarlo arreglar) pero no me di cuenta de aprevechar para realizar la limpieza que tu hiciste en tu coche, que la verdad queda espectacular :smt023

Saludos y continúa postando fotos. :smt024 :smt023
fabio_souza
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por fabio_souza »

Perfeito o seu monza amigo,muito bom mesmo,e essa limpeza de detalhes tambem fazem a grande diferença farei isso com o meu futuramente,meu proximo passo agora é dar uma revisada na suspensão tentar achar esses pirelli P400 e reformar as rodas que ja vieram amassadas e riscadas.
Eu não tenho um carro,tenho um MONZA!
S h E e Q u O

gmt escreveu:Hola, cuanta dedicación con tu coche :smt023 Que suerte tienes en saber lo que estas haciendo, yo la única vez que quice desarmar el panel de instrumentos para cambiar una bombita de luz, se me desconfiguró todo y no me medía ni el consumo de gasolina, ni la velocidad, ni la temperatura. :oops: UN DESASTRE LO MIO :lol: :lol: (igual no demoré ni un día en mandarlo arreglar) pero no me di cuenta de aprevechar para realizar la limpieza que tu hiciste en tu coche, que la verdad queda espectacular :smt023

Saludos y continúa postando fotos. :smt024 :smt023

Hola GMT, como estás?
Poco a poco vamos aprendiendo. Pero no és facil. A veces me pierdo :oops:
Me gusta mucho su coche tambien! Los servicios fuerán muy bien hechos!
Muchas grácias!
Responder