marcador grafico de combustivel é fiel ? ?

Assuntos relacionados aos bancos, estofados e acabamentos internos em geral.
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: marcador grafico de combustivel é fiel ? ?

Mensagem não lida por avvsilva »

dutra s a escreveu:avvsilva como vai
eu ja tive esse painel com esse mesmo marcador , se puder e se quizer quando o ponteiro colar na reserva estando num lugar plano e o carro der a primeira falha , (lembrando o ponteiro colado e sem se mexer mais ) remova oque tem no tanque sem disperdicio e veja quantos mls ainda tem , se tiver claro rsr
Sim, ainda farei esse teste. No meu, quando o ponteiro chega no último traço lá embaixo não sei ao certo quantos litros ainda tem no tanque, mas a julgar pela capacidade de tanque deve ser uns 7 Litros...
dutra s a escreveu: em razao dele se mexem em movimendo é super comum , ja tive marcadores muitos rapidos (sensiveis ) mais lentos e muito lento como o que tenho hoje e mesmo assim se mexe tambem ao movimentar o carro ,
a historias que se der umas burrifadas de desingripante no motorzinho ele fica mais sensivel e nisso se mexe por demais fazendo a marcaçao mais rapida , eu nunca fiz so ouvi falar.
caso ja tenha feito esse teste entao pode -se afirmar que o seu grafico esta mais fiel e entao ao colar na reserva o carro ja apresenta falha , estou certo ? rsrs

abs estamos ai
Pois é Dutra, em todos os Monza que já andei o ponteiro mexe um pouquinho quando freia ou faz curva. Mas nos carros novos, onde acho que o princípio de funcionamento ainda é exatamente o mesmo, devem ter melhorado isso porque no Classic do meu pai você pode socar o pé no freio e o marcador não mexe nada... :o

O marcador do meu Monza é bem lento, ontem fiz um vídeo mostrando a resposta dos ponteiros quando liga a ignição

Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
dutra s a
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por dutra s a »

poise . bom video, entao se cria aqui mais uma duvida qual é o normal , rapido ou lento ? rsrsr

o meu esta um tiquinho mais lento ou quem sabe o mesmo que o seu , o marcador de bateria sempre tive sendo rapido , o de temperatura sempre foi lerdo como o de combustivel, so que quando peguei o meu estando ainda com o painel original so o marcador de temperatura era lento e nem tanto, pois o do meu vizinho que é o mesmo modelo de carro que o meu e sendo todinho original de fabrica esta da mesma forma que descrevi quando peguei o meu e agora com o painel que tenho o marcador de combustivel é lento como o de temperatura e o restante sempre mais rapido

cara se o seu estando colado na reserva ainda contem 7 litros entao tem coisa errada , 7 litros é reserva correspondente a marcaçao grafica do painel abaixo disso pela logica ja nao deveria nem andar mais !!!!! se de fabrica todos sao assim com 7 litros apos reserva ou 40 km com ponteiro colado , entao muitas discussoes sobre autonomia pode se resolver aqui e muito o que eu disse pode se confirma que é verdade em razao de consumo.

nos carros novos o principio é igual mas tem um cuidado a mais , ao se remover todo o componente bomba e boia pra trocar a boia dependendo do carro voce deve calibrar ele com a i.e , mexendo na boia e acompanhando o painel e entao terminar o serviço, muitos celtas tem disso, nao apenas trocar e pronto rsrsrsrsr

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
avvsilva

dutra s a escreveu:
cara se o seu estando colado na reserva ainda contem 7 litros entao tem coisa errada , 7 litros é reserva correspondente a marcaçao grafica do painel abaixo disso pela logica ja nao deveria nem andar mais !!!!! se de fabrica todos sao assim com 7 litros apos reserva ou 40 km com ponteiro colado , entao muitas discussoes sobre autonomia pode se resolver aqui e muito o que eu disse pode se confirma que é verdade em razao de consumo.

abs estamos ai
Pois é dutra, rigorosamente falando você tem razão mas não podemos esperar uma precisão tão alta de um instrumento frágil como o marcador de combustível em um carro de 24 anos de idade. Já pensou a quantidade de vibrações e sacolejos esse marcador não passou? Fico admirado de ainda funcionar de maneira proporcional como disse antes...

Até é possível retirar o painel e o marcador e testá-lo fora em bancada, mas é o tipo de coisa cujo custo-benefício é baixo... Mexer com painel é complicado, é tudo muito frágil e tenho medo de melhorar uma coisa e piorar 3 entende? Então, prefiro deixá-lo como está, já que estou acostumado desse jeito... E olha que sou chatíssimo em tudo que faço ou peço para fazer em meu carro, não é qualquer lambuzeira de mecânico que me contenta não, rsrsrsrs... Já sou até conhecido nas auto-peças aqui na minha cidade pela chatice, até imagino os caras dizendo "já vem aquele chato pedir peça original pra Monza", haha :wink:

Imagem

luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988

Mensagem não lida por luiz sle »

Pessoa, vou explicar meu caso pra vocês.

Eu comprei o S/R com o marcador quebrado já, isso sempre me incomodou muito. Logo nos primeiros dias com o carro ele morreu seco na garagem, por sorte acabou na garagem. Fui lá e coloquei 30Litros e fui andando, não sabia qual era a média, mas andei uns 50km só dentro da cidade, isso em 7 meses. Esse mês estava arrumando o carburador e ele morreu na garagem de novo, sem álcool. Por sorte foi na garagem de novo, tenho muita sorte. kkk Mas enfim, isso foi a gota, arranquei a bóia, é original Gm ainda. Abri ela (é blindada, quebrei a cola) e arrumei a resistência que estava quebrada. Com um multímetro regulei ela para 0~88 Ohms. Coloquei no carro, virei a chave, marcando certinho, 0 de combustível. Comprei 4 litros de álcool e coloquei no tanque, o pontei já subiu pra metade da escala de 1/4. Viram como é impreciso? Aparece que tem mais do que realmente tem, numa dessas é que ficamos na rua.

O ponteiro originalmente é lento, como o do amigo avvsilva. Vi alguns Monza e Kadett assim. O ponteiro fica molenga pelo que descrevi, quando a bóia dá problemas, o marcador sobe até sumir, isso a cada vez que se gira a chave e com o passar do tempo vai amolecendo o ponteiro. Vocês não tem noção como o ponteiro lerdo é importante. Eu balancei o S/R na garagem e o ponteiro já começou oscilar, é um saco! Você freia o carro o ponteiro sobe, acelera o álcool vai pra trás o ponteiro abaixa, isso em qualquer escala do painel, é muito chato mesmo. Tô doido pra resolver isso.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
avvsilva

luiz sle escreveu:Pessoa, vou explicar meu caso pra vocês.

Eu comprei o S/R com o marcador quebrado já, isso sempre me incomodou muito. Logo nos primeiros dias com o carro ele morreu seco na garagem, por sorte acabou na garagem. Fui lá e coloquei 30Litros e fui andando, não sabia qual era a média, mas andei uns 50km só dentro da cidade, isso em 7 meses. Esse mês estava arrumando o carburador e ele morreu na garagem de novo, sem álcool. Por sorte foi na garagem de novo, tenho muita sorte. kkk Mas enfim, isso foi a gota, arranquei a bóia, é original Gm ainda. Abri ela (é blindada, quebrei a cola) e arrumei a resistência que estava quebrada. Com um multímetro regulei ela para 0~88 Ohms. Coloquei no carro, virei a chave, marcando certinho, 0 de combustível. Comprei 4 litros de álcool e coloquei no tanque, o pontei já subiu pra metade da escala de 1/4. Viram como é impreciso? Aparece que tem mais do que realmente tem, numa dessas é que ficamos na rua.

O ponteiro originalmente é lento, como o do amigo avvsilva. Vi alguns Monza e Kadett assim. O ponteiro fica molenga pelo que descrevi, quando a bóia dá problemas, o marcador sobe até sumir, isso a cada vez que se gira a chave e com o passar do tempo vai amolecendo o ponteiro. Vocês não tem noção como o ponteiro lerdo é importante. Eu balancei o S/R na garagem e o ponteiro já começou oscilar, é um saco! Você freia o carro o ponteiro sobe, acelera o álcool vai pra trás o ponteiro abaixa, isso em qualquer escala do painel, é muito chato mesmo. Tô doido pra resolver isso.
Luiz, será que o ponteiro do marcador vai ficando molenga por causa do marcador mesmo? Ou tem a ver com bóia e fiação?

Você me deu uma idéia, se achar um painel desse em ferro-velho, vou fazer uma dissecação desse marcador... Aí posto aqui no fórum.... :)

Imagem

luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

Não entendi a primeira pergunta. Ele dá defeito de ficar rápido por uso incorreto, ou seja, quando a bóia quebra e não se arruma.

Eu já desmontei o do carro do meu pai. É uma placa de circuitos, nada de mais.

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
avvsilva

luiz sle escreveu:Não entendi a primeira pergunta. Ele dá defeito de ficar rápido por uso incorreto, ou seja, quando a bóia quebra e não se arruma.
O que quis dizer é se tem alguma coisa no próprio marcador que estraga e faz o ponteiro ficar "bobo".
Eu já desmontei o do carro do meu pai. É uma placa de circuitos, nada de mais.
Não tem tipo uma molinha para amortecer o movimento do ponteiro?

Imagem

luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

Então, não sei exatamente como é, Silva. Não lembro! Mas agora você me deixou na dúvida e pelo jeito vou acabar desmontando tudo pra descobrir. kkkkkkkk

Vejam o que eu falei, sobre ponteiro de combustível rápido e voltímetro dos 88~90:

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Responder