Cambio de 6 Marchas

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Danilo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 176
Registrado em: 07 Mai 2011, 11:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por Danilo »

jogando alcool e lenha na fogueira,tenho varios amigos que tem kombi nova 2011,2012.cambio 4 marchas com motor 1.4 do fox,resumido o cambio nao aguenta,sempre o cambio da pau,mas tbm ela vai ha 120km/h,em segundo e pedi uma 5º marcha. nao tem 4º marcha que aguenta ..né.


abs,
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por vrsilva »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:
Rafaelo escreveu:a ECU que gerencia as troca de marcha dos AT é o proprio ECU do cambio. porem a uma ligação CAN entre a ECU cambio e ECU principal
E a ECU do Monza não é a mesma da Zafira e nem conversa com a ECU do câmbio.
Sim Carlos, hoje os carros modernos como bem citou é a propria ECU do carro que faz as trocas de marcha, mas no monza tinha uma outra central de gerenciamento ou ECU chamada pelo Rafaelo que faz as trocas de acordo com o sinal de rotação e velocidade, e ela informa a ECU de injeção através desse canal CAN que o Rafaelo mencionou, a função disto eu não me recordo, mas ele está correto.

Mas nos carros mais novos, já era apenas uma central ECU que faz todo o controle. :smt023
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por Rafaelo »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:E a ECU do Monza não é a mesma da Zafira e nem conversa com a ECU do câmbio.
sim, mais me refiro do teu motor, esse sim tem 2 porta Hi e Lo CAN entre as ECU's

só pra nao passar de mentiroso rsrsrsr, cambio AT nao é minha praia, mais pelo que sei ele se comunicava com as centrais ABS antigas pro controle de tração(apartir de 09 os GM astra-vectra-zafira saiu de linha o TC) modelo Bosch ABS 8.0 iqual o do meu monza um dos motivos pelo qual optei por ser mais resumido. ja nao possui mais esse recurso e foi extinta essa porta CAN ate o ABS. foi apenas pra main ECU.

esse é pros abaixo de <2008 que ainda o ABS V5xx tinha TC, e a outra ramificaçao vai pra main ECU(injeção). a CAN é um "HDMI" passa muita informaçao binaria ali, vem desde os pulsos da velocidade ate o sinal pra main ECU retardar o avanço ou mudar a estrategia de gerenciamento da injeção como a area cruzeiro por exemplo. entre outros recursos. mais quem dita troca ou nao de marcha é essa central do cambio. a main ECU é so um complemento

Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por frfavoreto »

Pergunta meio viajante: seria possível colocar a 5ª marcha do câmbio longo no câmbio curto? Seria uma espécie de transformação do meu câmbio curto num 4+E adaptado...
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Não é só trocar a quinta, tem que trocar o diferencial também, geralmente o câmbio longo está mais baseado num diferencial, do que na egrenagem das marchas.
Thiago Araujo
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Nov 2012, 17:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por Thiago Araujo »

Amigos, saudações!

Cheguei aqui com a algumas dúvidas similares as que foram levantadas, quais câmbios seriam possíveis de adaptar no Monza, no meu caso estou pensando em cambio automático. Se for para adaptar descarto de cara o de 3 marchas, porque a esta altura mesmo que encontrasse um cambio desses em bom estado, estaria gastando muito para ficar com uma relação de consumo e desempenho piores. Agora, se for para adaptar um de astra/zafira de 4 marchas ou do cruze/cobalt de 6 seria interessante. Especialmente o do Cobalt, já que com 6 marchas automático com uma relação curta teria um bom desempenho e consumo menor, sem ter que me preocupar em trocar de marcha o tempo todo. A questão financeira, realmente nem se comenta, se for pensar em dinheiro nem teria comprado o Monza, porque a revenda hoje é difícil. A idéia é deixar um carro que aprecio pelo conforto ainda melhor, e para isso seria um planejamento de médio prazo, não se faz da noite pro dia. Por isso, se alguém tiver alguma informação útil... continuamos no aguardo, em especial agora com o lançamento do Cobalt automático 6marchas (o mesmo do cruze e da captiva até onde pesquisei), apesar do cobalt ser também derivado de um Família I, a adaptação deve ser possível e a ampliação da escala de produção do câmbio deve deixá-lo mais em conta.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Tiago Araujo, PArece q é meio complicado instalar uma caixa de cambio automatico do vectra no monza, pq a ECU ( Modulo da injeção do carro que envia umas informações pras trocas funcionare, ).
Eu tenho muito interesse, queria de ualquer forma, mas parece q tem tanta coisa, Radiador, Coxin, Injeção, Etc...
MAs logo o pessoal te auxilia ae.



No caso de um cambio automatico faz a diferença ter 6 marchas neh?
já que não vamos precisar ficar trocando e ele vai ter mais torque em todas as passagens de marcha.
Eu ia criar um topico desse pra exclarecer essa duvida, mas achei aki. hheh

Mas a caixa é igual?
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por 500EF »

A caixa automática de 6 marchas do cruze me agrada bastante.

A de 4 velocidades do corola não.

Mas adapta-lá em outro carro seria um trampo inimaginável... Assim como qualquer outra que tenha controle eletrônico.

Já a manual de 6 marchas dele eu já acho que não compensa. Ela tem uma relação mais curta... É como se a sexta dele fosse pouca coisa a mais que uma quinta de monza. Então, dentro da cidade, deve ser uma trocaçao de marchas danada...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder