superaqueçe a 130km pq

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: superaqueçe a 130km pq

Mensagem não lida por vrsilva »

Eu acho que o EFI só liga a ventoinha com o ar ligado para ajudar a resfriar o radiador do A/C...

jose geraldo escreveu:a temperatura dificilmente passa da metade da escala,eu acho que ele aciona a ventuinha em 3/4da escala ,não sei ainda numca vi.eu acho que ela esta acionando mais atrasada.
Cara seu ponteiro de temperatura está marcando errado, o correto é acionar a ventoinha no meio da escala, e desligar no 1/4 de escala, o meio significa que a agua está a 100°C ou seja no ponto de fervura, e a ventoinha aciona... isso é facil de resolver, só tirar o painel, e regular um trimpot que tem na traseira do marcador...

Mas antes de mecher em qualquer coisa, é importante de manhã dar a partida, o motor vai estar frio, e deixe ele funcionando parado sem acelerar nada, ele vai esquentar em uns 10 minutos mais ou menos já é para acionar, pode levar até mais, não sei como é nos carburado... mas ela deve acionar, se não acionar seu cebolão precisar ser substituido...
E verificar também se seu carro está com a valvula termostatica, não pense que carro que não esquenta que é bom, isso é errado, motor fria é motor gastão e se for alcool pior ainda... o motor deve manter sua temperatura de trabalho que é proximo dos 90°C... por isso que a ventoinha aciona proximo dos 100°C mas a valvula termostática abre bem antes, ou seja ela já vem trocando o calor com a agua para desacelerar o aquecimento e aumentar o rendimento da ventoinha, quando a ventoinha é acionada a agua já está com a temperatura controlada, bastando apenas resfriar... Se seu carro estiver sem a VT procure logo colocar uma, vai ver como o carro melhora no consumo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

pessoal, me parece bem falho esse sistema se realmente a ventoinha do radiador desligar ou diminuir sua intesidade so porque passou de 80km/h isso e um erro gravissimo no desenvolvimento. ao que me consta monza algum tem sensor de fluxo de ar na frente do radiador pra saber se tem ar ou nao.

na estrada existem carros,caminhao,tunel,vento a favor. eu posso tar a mais de 80 km/h e grudado atras de um caminhao onde nao tem fluxo de ar. e taria com a ventoinha desligada. e se tiver com a/c ligado ia esquenta o motor.

revisem essa informaçao nao acredito que projetaram isso, me recuso aceitar tal feito. de desligar a ventoinha so pq passou de 80 km/h.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Carlos A. Freire escreveu:A informação que tenho é que no Monza EFI ao passar de 80km/h, desliga a ventoinha por não ser mais necessário, já que o fluxo de ar passando pelo radiador é intenso e não sendo mais necessário ativar acima dessa velocidade.

Com relação ao ruído do rolamento ruim, já pensou na possibilidade de a ventoinha estar virando como um catavento por conta do fluxo de ar. Ou seja, não foi acionado, mas a força do vento a fez girar.

Abs,

Carlos Freire
Exatamente!!! Até mesmo aqueles carros que tem ventoinha acionada pela correia, dependendo da velocidade (força do vento) essas ventoinhas param de girar, ou giram ao contrário, não lembro bem agora. Mas não teria o mínimo sentido o carro ligar a ventoinha em alta velocidade, seria energia desperdiçada.

Quando viajei à Natal-RN com meu monza... após umas 4 horas de viagem, com o pé embaixo.... parei num posto de gasolina pra tomar um cafezinho... Quando fui ligar o carro, ao dar a partida o ventilador do radiador entrou direto no segundo estágio (coisa que nunca acontece), ou seja, o carro tava QUEEEENTE, provando que na estrada o motor gera bastante calor.... Acho que isso é lógico, pois há mais atrito no motor (rotação mais elevada)...

No meu monza, o ventilador funciona, ou melhor, funcionava rs rs rs, assim:
Liga o ar, mesmo com o motor frio entra a primeira velocidade. Caso a pressão do gás suba demais, o segundo estágio entra (mesmo com o carro frio).... Sem o A/C, quando atinge o meio da escala no painel, liga o primeiro estágio, sendo este SEMPRE suficiente pra refrigerar o carro... ou seja, a segunda velocidade nunca entra quando o AC tá desligado ;)

Abs.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por monzausado »

jose geraldo escreveu:eu sempre quis tirar essa duvida:desde que comprei há 3 anos atraz vi ele acionar a ventoinha só duas vezes,a temperatura nunca passou da metade da escala.já rodei varias vezes com ele mais de 400km diretos sem parar,e algumas vezes com cinco pessoas.já enfrentei transito lento no sol quente e não acionou a ventuinha.então levei ele numa oficina de radiador e eles testaram e ela acionava,então me disseram que esta funcionando normal.ainda me disseram que monza é normal demorar aciona a ventoinha por ter um radiador, reservatorio de agua grande,motor grande cabe mais oleo,trabalha com menos esforço,por isso esquenta pouco,isso confere?
demorar para acionar a ventuinha, não é conclusivo, há varios outros fatores que interferem diretamente neste fato:
transito pesado no verão em são paulo
sem transito nas serras gauchas no inverno,

a quantidade de agua e oleo que o fabricante "decidem colocar" é depois de muito estudo, e serve para manter estavel a temperatura do motor, como não dá para fazer um kit para o sul e outro para o nordeste é necessário haver um consenso,mesmo porque voce pode sair do sul e ir ao escaldante mexico ou guianas,
o teste que eles fazem e da seguinte forma:com uma peça de metal eles fecham curto ali naqueles dois terminais no radiador (me parece que chama cebolinha,me corrijam)e ela funciona,depois disso eu aprendi e sempre faço assim pra ver se ela esta acionando.
testa somente o motor e os fios nada mais
este teste é correto,da pra confiar,ou se testa de outra forma?]
depende o que vai testar, se vai ser o "cebolão" precisa aquecer a agua e ver se ele conduz, esfria para não conduz
se for o sensor de temperatura é um pouco mais elaborado,
uma pequena jarra metalica 03 ou 4 cubos de gelo, termometro e multi teste
coloca o gelo o termometro e e sensor no recipiente, na escala resistiva do multiteste, levando o recpiente ao fogo,obseve no termometro a evolução da temperaruta com a resistencia até o limite de trabalho do motor
uma outra coisa que eu admiro no meu monza é que ele funciona na marcha lenta a 600rpm sem apagar,e com o motor ainda frio,eu acho que é dificil um carro antigo funcionar há 600rpm sem apagar mesmo com o motor quente.monza tem um motor muito macio e silencioso.
eu também admiro, a marcha lenta em um veiculo é o determinate de varios fatores, dos quais devemos ter sempre em mente duas:
a mistura rica em combustivel neste instante refrigera a cabeça do pistão evitando o colapso
e a que eu julgo muito importante:
a pressão do oleo,abaixo de 800rpm é muito baixa, que na "minha" cabeça é insuficiente para manter os tuchos carregados e as bronzinas lubrificadas, contudo não encontrei nenhum dado tecnico para "minha" teoria, contudo vale o manual do fabricante que é uma marcha lenta um pouco mais alta.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

O Monza EFI não tem sensor de fluxo de ar, para saber a velocidade usa o VSS, e para fazer o cálculo do volume de ar admitido, ele pega o valor incial do MAP para saber a pressão ambiente, e o volume do motor 2.0, 1.8 mais a RPM do motor e através de cálculos a ECU "sabe" o volume e massa de ar admitido, o único galho desse cálculo, é que se sair com o carro ao nível do mar e subir uma serra o motor desrregula, mas basta desligar e ligar o motor para corrigir.
Rafaelo escreveu:pessoal, me parece bem falho esse sistema se realmente a ventoinha do radiador desligar ou diminuir sua intesidade so porque passou de 80km/h isso e um erro gravissimo no desenvolvimento. ao que me consta monza algum tem sensor de fluxo de ar na frente do radiador pra saber se tem ar ou nao.

na estrada existem carros,caminhao,tunel,vento a favor. eu posso tar a mais de 80 km/h e grudado atras de um caminhao onde nao tem fluxo de ar. e taria com a ventoinha desligada. e se tiver com a/c ligado ia esquenta o motor.

revisem essa informaçao nao acredito que projetaram isso, me recuso aceitar tal feito. de desligar a ventoinha so pq passou de 80 km/h.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Outra coisa, no Hatch 83 também tinha a luz, mas o Hatch não tinha ar, mas como o motor elétrico era mais fraco e leve, a ventoinha girava (mas não fazia barulho nenhum) com o carro a 100 km/h, como sabia? Quando viajava a noite a luz acendia, muito muito fraca, mal dava para ver, mas acendia, isso não acontece no Club 94, porque o motor elétrico tem mais inércia e o desenho das pás é diferente, no Club a luz não acende, nem em ultrapassagens acima de 100 km/h.
Carlos A. Freire escreveu:A informação que tenho é que no Monza EFI ao passar de 80km/h, desliga a ventoinha por não ser mais necessário, já que o fluxo de ar passando pelo radiador é intenso e não sendo mais necessário ativar acima dessa velocidade.

Com relação ao ruído do rolamento ruim, já pensou na possibilidade de a ventoinha estar virando como um catavento por conta do fluxo de ar. Ou seja, não foi acionado, mas a força do vento a fez girar.

Abs,

Carlos Freire
Responder