Trocando Sensor de Velocidade facilmente (C/FOTOS)

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Trocando Sensor de Velocidade facilmente (C/FOTOS)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Evaldo55 escreveu: 21 Set 2019, 00:10 O velocímetro do meu carro parou de funcionar, a causa foi o pino do sensor de velocidade que quebrou, substitui por outro sensor, marcou por pouco tempo e parou de funcionar, a causa também foi o pino que quebrou, comprei outro sensor mas antes de instalar gostaria de saber se alguém poderia dizer porque esse item passou a quebrar com facilidade.
Grato amigos!
Esse cabo do velocímetro foi trocado recentemente?

Ocorre que o cabo do velocímetro no painel com conta giros tem a passagem pela carroceria de forma que ao chegar no painel, não faça um curva muito acentuada. Muitos no momento da troca não se atentam para essa condição, talvez por falta de informações ou por ser mais fácil passar e, nessa condição o cabo prende. Os defeitos provocados é esse cabo não durar muito tempo, sensor de velocidade VSS quebrado ou o pinhão do velocímetro no câmbio danificado.

Veja abaixo onde sai o cabo do velocímetro no painel com conta giros:
Cabo do velocímetro A.jpg
Cabo do Velocímetro B.jpg
Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Evaldo55
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Ano: 1993

Mensagem não lida por Evaldo55 »

Obrigado Carlos pela informação, verifiquei a passagem do cabo do velocímetro, está nessa posição da foto. Retirei e verifiquei o estado do pinhão, as engrenagens estão perfeitas. Uma pequena folga, tanto no sentido vertical quanto lateral, no pinhão em relação ao corpo que o prende, é normal?
Carlos A. Freire
MODERADOR

Não tenho como avaliar folgas sem estar com o objeto presente. De qualquer forma, a folga não vai fazer quebrar o cabo ou o sensor VSS.
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Ano: 1992
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por RappeR »

Boa tarde.
Tenho o meu Monza há 14 anos, CÂMBIO F16 e nunca precisei trocar o sensor de velocidade, porém a sinalização de troca de marchas sempre funcionou somente na primeira marcha e na quinta marcha ficando aceso praticamente constantemente, mas nunca tinha me importado com isso.
Recentemente resolvi trocar o sensor de velocidade por um da marca YMAX 8 pulsos, pq o ponteiro do velocímetro tinha parado de funcionar. Troquei e voltou a funcionar normalmente, porém a sinalização de troca de marchas no painel ficou do mesmo jeito. Além disso ao esticar bem a terceira marcha o pino que fica no meio do sensor quebrou, parando novamente o velocímetro.

Dessa vez substituí novamente o sensor por um da marca MTE 8 pulsos. O ponteiro do velocímetro voltou funcionar, porém indicação de troca de marchas continuou igual e o consumo médio parou de marcar, marcando apenas o instantâneo. E também estou com medo de esticar a terceira marcha e quebrar novamente o pino do meio do sensor.
O que pode estar acontecendo?
Carlos A. Freire
MODERADOR

Com relação a quebra do sensor de velocidade VSS, pode estar passando o cabo do velocímetro de forma errada até chegar no velocímetro, o deixando com curva acentuada ou dobrando. Verifique também se o cabo está livre e lubrificado.
Com relação a luz de troca ascendente, confira se a UCE (central eletrônica) não é para o Kadett.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Carlos A. Freire escreveu: 16 Jan 2026, 05:14 Com relação a quebra do sensor de velocidade VSS, pode estar passando o cabo do velocímetro de forma errada até chegar no velocímetro, o deixando com curva acentuada ou dobrando. Verifique também se o cabo está livre e lubrificado.
Com relação a luz de troca ascendente, confira se a UCE (central eletrônica) não é para o Kadett.

Abs,

Carlos Freire
Boa tarde Carlos.
Eu não cheguei mexer no cabo do velocímetro, apenas troquei o sensor VSS rosqueando novamente o cabo nele. A propósito esse cabo do velocímetro deve ficar justo ou com uma certa folga, sendo necessário esticar ele para dentro do painel de instrumento, ou esticar ele ao máximo para o sensor VSS?

A central eletrônica que vc se refere é o módulo de cor cinza que vai de baixo do painel do passageiro?
Se sim, como sei se ele é para o Kadett ou para o Monza?

E quanto ao consumo médio ter parado de marcar com o sensor da marca MTE ficando apenas o instantâneo? Sendo que o sensor anterior da marca YMAX estava normal...
Carlos A. Freire
MODERADOR

RappeR escreveu: 16 Jan 2026, 14:45

Boa tarde Carlos.
Eu não cheguei mexer no cabo do velocímetro, apenas troquei o sensor VSS rosqueando novamente o cabo nele. A propósito esse cabo do velocímetro deve ficar justo ou com uma certa folga, sendo necessário esticar ele para dentro do painel de instrumento, ou esticar ele ao máximo para o sensor VSS?
Você não, mas alguém pode ter passado errado antes de você. Convém checar.

A central eletrônica que vc se refere é o módulo de cor cinza que vai de baixo do painel do passageiro?
Sim, a central de injeção eletrônica que fica na coluna direita, embaixo do porta luvas e tem uma capa de acabamento que cobre ela. Na verdade a caixa dela é de alumínio. Verifica o código dela e o código de serviço impresso na etiqueta colada na frente. Depois compara os códigos a lista de peças.
E quanto ao consumo médio ter parado de marcar com o sensor da marca MTE ficando apenas o instantâneo? Sendo que o sensor anterior da marca YMAX estava normal...
Ai está colocando duas peças de marcas paralelas. Não tenho como responder essa pergunta a distância ou sem estar com o carro presente para avaliar o funcionamento de cada peça. Esse computador de bordo é original do carro? Tem certeza de que a aplicação dele é para Monza EFI? Confere o código dele e confronta com a lista de peças. CB do carburado, EFI e MPFI não são compatíveis entre eles. Tem que ser o certo para ele e ser de Monza e não de Kadett.

O fato é que o Monza usa VSS de 8 pulsos para transmissão manual e 13 pulsos para o automático. Já o Kadett tem várias configurações de VSS, pneus e rodas. Por isso não serve no Monza e, o sintoma mais comum de erro na luz de troca ascendente é o Monza com UCE de Kadett.
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Carlos A. Freire escreveu: 16 Jan 2026, 15:56
RappeR escreveu: 16 Jan 2026, 14:45

Boa tarde Carlos.
Você não, mas alguém pode ter passado errado antes de você. Convém checar.

Sim, a central de injeção eletrônica que fica na coluna direita, embaixo do porta luvas e tem uma capa de acabamento que cobre ela. Na verdade a caixa dela é de alumínio. Verifica o código dela e o código de serviço impresso na etiqueta colada na frente. Depois compara os códigos a lista de peças.
Ai está colocando duas peças de marcas paralelas. Não tenho como responder essa pergunta a distância ou sem estar com o carro presente para avaliar o funcionamento de cada peça. Esse computador de bordo é original do carro? Tem certeza de que a aplicação dele é para Monza EFI? Confere o código dele e confronta com a lista de peças. CB do carburado, EFI e MPFI não são compatíveis entre eles. Tem que ser o certo para ele e ser de Monza e não de Kadett.

O fato é que o Monza usa VSS de 8 pulsos para transmissão manual e 13 pulsos para o automático. Já o Kadett tem várias configurações de VSS, pneus e rodas. Por isso não serve no Monza e, o sintoma mais comum de erro na luz de troca ascendente é o Monza com UCE de Kadett.

Na verdade eu não tenho computador de bordo original. Esse é aquele scanner Multec 700 Dashboard.
Tenho ele há 3 anos e sempre marcou o consumo médio com o sensor que já estava nele, com o sensor YMAX que havia comprado também, parou de funcionar com o ultimo sensor MTE.

A etiqueta do módulo é essa, segue a imagem abaixo:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Responder