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Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 17 Mar 2011, 16:10
por 500EF
Tudo bem, como não sou da área, procurei saber melhor sobre a parte da elevação da tensão no primário e agora entendi.

De fato ocorre a elevação da tensão até que haja o chaveamento (seja do platinado, ou do módulo de potência).

Mas, de qualquer forma, esta discussão toda começou pela minha afirmação de que quem fornece energia para o sistema é o módulo e fiquei de conseguir os gráficos para compararmos um sistema original com o que um módulo forte pode fornecer (obs: eu tenho os gráficos das ignições fortes da CMRacing, mas se alguém tiver gráficos de outros fabricantes para postar, os valores podem mudar, mas o conceito continua sendo o mesmo).

Comparem as tensões e os tempos de queima obtidos (medições nos primários das bobinas):

Ignição original VW Mi (pequeno pico de cerca de 350v, queda rápida e tempo de queima bem reduzido).
Imagem

Ignição embutida no MEG Top (tensão no primário de aprox. 580v, início imediato da queima e tempo de queima bem mais alto)
Imagem

Ignição CMPlus (tensão na casa de 600v e tempo de queima monstro)
Imagem

Obs: As escalas verticais estão em 1:10. Portanto, onde mostra 10v, leia-se 100v.

E como eu disse, vi medições iguais a esta, na presença de mais umas 30 pessoas, inclusive outros engenheiros. Não tem nada maquiado ou manipulado... Aliás, acho que se mantivermos a conversa no lado técnico, analisando os gráficos e deixando o pró / anti-cmismo de lado, todos saímos ganhando. :smt023

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 17 Mar 2011, 16:34
por vitor hugo
Sim, concordo... é notorio que a tua experiencia com preparação é muito maior que a minha, e por isso que essas dicusões são saudaveis, todo mundo sempre aprende um pouco...

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 17 Mar 2011, 17:04
por Rafaelo
Eduardo, tu teria o diagrama eletrico desse modulo e manual de instalação? queria da uma olhada na estrutura dela no site nao tem nada. esse aumento no tempo de queima parece ser os capacitores que seguram a carga por mais tempo.

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 17 Mar 2011, 17:43
por 500EF
Na CMPlus sim.

Mas o MEG Top (gerenciador de suplementar com atraso de ponto para carros turbo, com módulo de ignição embutido) não é capacitivo.

A ligação é simples (os tais 4 fios para carros com uma bobina que estão na tabela que você viu):

- Vermelho no positivo pós-chave
- Preto no negativo da bateria

Interrompe-se o fio que vem com o pulso negativo do módulo original para a bobina

- Verde na ponta cortada que fica para o lado do módulo
- Branco na ponta que vai para a bobina.

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 17 Mar 2011, 18:46
por Rafaelo
blz, foi que imaginei. a bobina Mi , so ta mal formulado da a impressao que ele fala da bobina em si.

como foi feito esse teste na lenta? pulso simples carga e descarga? ou rmp no talo? seria interessante se tivesse o projeto mas isso é impossivel ja que é fechado por motivos obvios. mas ja da pra imaginar como isso funciona. é um sistema que aumenta a tensao na primaria em vez de entrar os '12V' normais que o modulo ignição original fornece, esse modulo amplifica a tensao antes da primaria, por isso que nos teste foram mostrado 600V de primaria é claro a bobina vai fazer esse 600V 1:100 virarem na secundaria = 60.000V . é um simples booster apenas isso.

a minha maior duvida ta em relação na alta rpm se esses capacitor nao se esgotam e acabam nao sendo tao eficiente em alta como em baixa o media rpm. teste em 900rpm é uma coisa a 6500rpm é outra coisa quanto mais rapido, mais rapido descarrega os capacitores... sem o diagrama fica especulação. mas a teoria é essa, se esse teste que mostrou for o mesmo que em alta rotação realmente é um otimo BOOSTER

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 18 Mar 2011, 01:17
por TheRipper
Realmente não sei como foram obtidos esses gráficos do osciloscópio, mas isso contraria a teoria do sistema por discarga capacitiva.

Veja o que diz a Wikipedia:

"A CDI system has a short charging time, a fast voltage rise (between 3 ~ 10 kV/?s) compared to typical inductive systems (300 ~ 500 V/?s) and a short spark duration limited to about 50-80 µs. The fast voltage rise makes CDI systems insensitive to shunt resistance, but the limited spark duration can for some applications be too short to provide reliable ignition."

Pesquisemos mais! Gosto desse tipo de tópico, é só manter a mente aberta que sempre podemos aprender alguma coisa :D


E o sistema do Meg, que você disse não ser capacitivo, sabe como funciona?

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 18 Mar 2011, 09:03
por 500EF
Rafaelo escreveu:blz, foi que imaginei. a bobina Mi , so ta mal formulado da a impressao que ele fala da bobina em si.

como foi feito esse teste na lenta? pulso simples carga e descarga? ou rmp no talo? seria interessante se tivesse o projeto mas isso é impossivel ja que é fechado por motivos obvios. mas ja da pra imaginar como isso funciona. é um sistema que aumenta a tensao na primaria em vez de entrar os '12V' normais que o modulo ignição original fornece, esse modulo amplifica a tensao antes da primaria, por isso que nos teste foram mostrado 600V de primaria é claro a bobina vai fazer esse 600V 1:100 virarem na secundaria = 60.000V . é um simples booster apenas isso.

a minha maior duvida ta em relação na alta rpm se esses capacitor nao se esgotam e acabam nao sendo tao eficiente em alta como em baixa o media rpm. teste em 900rpm é uma coisa a 6500rpm é outra coisa quanto mais rapido, mais rapido descarrega os capacitores... sem o diagrama fica especulação. mas a teoria é essa, se esse teste que mostrou for o mesmo que em alta rotação realmente é um otimo BOOSTER
As CMPlus normais, são projetadas para motores 4 cilindros, até 6900 rpm. Se você especificar que precisa de uma para mais rpm (caso de um carro aspirado de pista da motorforte, oficina onde turbinei meu carro) ou de mais cilindros, ele faz.

E a imagem de scope dela que você viu, fica praticamente estática, como uma foto, em qualquer situação de rpm ou carga (isso eu já vi pessoalmente no encontro). A CMPlus abastece o sistema e ainda fica com sobra de energia. Como ele faz isso? Ai eu não sei... hehehe

Ah! Mais uma vantagem que eu havia esquecido de comentar. Com a CMPlus (com o MEG Top não é garantido) quase todos os carros podem andar com velas diretas e vários deles com os cabos (e rotor, no caso dos com distribuidor) também. Isso aumenta a corrente que chega na vela em 15 vezes. :shock:

Só para ter uma idéia do que isso significa na prática, no último encontro, um carro turbo (VW Mi), que já usava CMPlus, estava com o ponteiro da pressão da turbina subindo lentamente e parando em 14 psi. Só de trocar os cabos e o rotor por não resistivos, sem mexer em mais nada (eu estava do lado do carro o tempo todo), a pressão subiu para 19 psi e com o ponteiro subindo muito mais rápido.
TheRipper escreveu:Realmente não sei como foram obtidos esses gráficos do osciloscópio, mas isso contraria a teoria do sistema por discarga capacitiva.

Veja o que diz a Wikipedia:

"A CDI system has a short charging time, a fast voltage rise (between 3 ~ 10 kV/?s) compared to typical inductive systems (300 ~ 500 V/?s) and a short spark duration limited to about 50-80 µs. The fast voltage rise makes CDI systems insensitive to shunt resistance, but the limited spark duration can for some applications be too short to provide reliable ignition."
Mas isso não dependeria do projeto, ripper? Talvez a diferença seja que a dele tenha sido planejada para suprir o sistema e sobrar, que é o que acontece...

Lembrando que existem no mercado outros módulos de ignição (techrace, msd, etc.). Nenhum deles atinge os valores da CMPlus, mas em todos, são obtidos resultados (proporcionais à capacidade deles, obviamente) tanto em desempenho quanto em economia.
Pesquisemos mais! Gosto desse tipo de tópico, é só manter a mente aberta que sempre podemos aprender alguma coisa :D
E o sistema do Meg, que você disse não ser capacitivo, sabe como funciona?
Só sei que é indutivo (óbvio, né? Se não é capacitivo, tinha que ser indutivo... hehehe).

Mas seus números já superam o do modelo mais vendido da MSD (acho que é 7al, ou coisa do tipo).

E só mais um detalhe importante que esqueci de comentar, a parte mais chatinha da instalação é reforço necessário no isolamento de cabos e velas. Com a elevação da tensão disponível (e normalmente a aproveitamos ao máximo, abrindo o gap da vela para valores bem altos), a centelha fica doida para escapar por eles. Mas não é difícil de fazer, é só chatinho mesmo... :smt023

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 18 Mar 2011, 09:21
por vitor hugo
Gente, pra simplificar, usando modulo original (carburado) vale a pena colocar a bobina do Mi? já que quem comando o tempo é o modulo, se a do Mi tem melhor relação ela fica melhor certo?