Rafaelo escreveu:blz, foi que imaginei. a bobina Mi , so ta mal formulado da a impressao que ele fala da bobina em si.
como foi feito esse teste na lenta? pulso simples carga e descarga? ou rmp no talo? seria interessante se tivesse o projeto mas isso é impossivel ja que é fechado por motivos obvios. mas ja da pra imaginar como isso funciona. é um sistema que aumenta a tensao na primaria em vez de entrar os '12V' normais que o modulo ignição original fornece, esse modulo amplifica a tensao antes da primaria, por isso que nos teste foram mostrado 600V de primaria é claro a bobina vai fazer esse 600V 1:100 virarem na secundaria = 60.000V . é um simples booster apenas isso.
a minha maior duvida ta em relação na alta rpm se esses capacitor nao se esgotam e acabam nao sendo tao eficiente em alta como em baixa o media rpm. teste em 900rpm é uma coisa a 6500rpm é outra coisa quanto mais rapido, mais rapido descarrega os capacitores... sem o diagrama fica especulação. mas a teoria é essa, se esse teste que mostrou for o mesmo que em alta rotação realmente é um otimo BOOSTER
As CMPlus normais, são projetadas para motores 4 cilindros, até 6900 rpm. Se você especificar que precisa de uma para mais rpm (caso de um carro aspirado de pista da motorforte, oficina onde turbinei meu carro) ou de mais cilindros, ele faz.
E a imagem de scope dela que você viu, fica praticamente estática, como uma foto, em qualquer situação de rpm ou carga (isso eu já vi pessoalmente no encontro). A CMPlus abastece o sistema e ainda fica com sobra de energia. Como ele faz isso? Ai eu não sei... hehehe
Ah! Mais uma vantagem que eu havia esquecido de comentar. Com a CMPlus (com o MEG Top não é garantido) quase todos os carros podem andar com velas diretas e vários deles com os cabos (e rotor, no caso dos com distribuidor) também. Isso aumenta a corrente que chega na vela em 15 vezes.
Só para ter uma idéia do que isso significa na prática, no último encontro, um carro turbo (VW Mi), que já usava CMPlus, estava com o ponteiro da pressão da turbina subindo lentamente e parando em 14 psi. Só de trocar os cabos e o rotor por não resistivos, sem mexer em mais nada (eu estava do lado do carro o tempo todo), a pressão subiu para 19 psi e com o ponteiro subindo muito mais rápido.
TheRipper escreveu:Realmente não sei como foram obtidos esses gráficos do osciloscópio, mas isso contraria a teoria do sistema por discarga capacitiva.
Veja o que diz a Wikipedia:
"A CDI system has a short charging time, a fast voltage rise (between 3 ~ 10 kV/?s) compared to typical inductive systems (300 ~ 500 V/?s) and a short spark duration limited to about 50-80 µs. The fast voltage rise makes CDI systems insensitive to shunt resistance, but the limited spark duration can for some applications be too short to provide reliable ignition."
Mas isso não dependeria do projeto, ripper? Talvez a diferença seja que a dele tenha sido planejada para suprir o sistema e sobrar, que é o que acontece...
Lembrando que existem no mercado outros módulos de ignição (techrace, msd, etc.). Nenhum deles atinge os valores da CMPlus, mas em todos, são obtidos resultados (proporcionais à capacidade deles, obviamente) tanto em desempenho quanto em economia.
Pesquisemos mais! Gosto desse tipo de tópico, é só manter a mente aberta que sempre podemos aprender alguma coisa

E o sistema do Meg, que você disse não ser capacitivo, sabe como funciona?
Só sei que é indutivo (óbvio, né? Se não é capacitivo, tinha que ser indutivo... hehehe).
Mas seus números já superam o do modelo mais vendido da MSD (acho que é 7al, ou coisa do tipo).
E só mais um detalhe importante que esqueci de comentar, a parte mais chatinha da instalação é reforço necessário no isolamento de cabos e velas. Com a elevação da tensão disponível (e normalmente a aproveitamos ao máximo, abrindo o gap da vela para valores bem altos), a centelha fica doida para escapar por eles. Mas não é difícil de fazer, é só chatinho mesmo... :smt023