Receita pra turbo Monza 2.0

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Receita pra turbo Monza 2.0

Mensagem não lida por 500EF »

Eu entendi... E não tem problema nenhum...

É que você tinha dito lá em cima, que faria a curva de atraso na MS por rpm. Aí eu expliquei que só por rpm não daria certo, pois você tem mais uma variável que é a pressão.

Então você concordou e disse que a pressão poderia cair se uma mangueira rasgasse e eu expliquei que ela pode cair pelo pé direito levantado. E não necessariamente a rotação cairá por causa disso. Você pode estar a 6000 rpm com 1 bar, tirar o pé e ainda ficar a 6000 rpm, por exemplo...

Mas isso não vem ao caso. Acredito que o mais simples seja o amigo usar injeção original + gerenciador. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

sim, vc se baseu no meu resumo oque nao foi tua culpa, eu deixei mais soft a explicação so pra ilustrar o uso da MS como o Wilton sugeriu é uma opção completa o uso dela tudo numa peça só. concordo se fosse só pela rpm teriamos varios problemas, mas nao e assim que funciona. como temos 2 variaveis nao tem como enganar o sistema, seja por qualquer tipo de falha, ou por uso.

verdade no caso dele é mais simples o uso de gerenciador + multec ate pelo custo e instalação o unico problema que vejo nisso tudo e a mistura travada oque nao e bom, e a mesma coisa que um carburador. 'qualquer' preparador sabe mexer com gerenciador + sistema OEM fica tranquilo mandar faze isso alem que fica mais em conta.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Cleber Brogni
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1986
Injeção: Outra

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

ohohoh isso da potencia!
shuashuashua
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
Cleber Brogni
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1986
Injeção: Outra

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

Oh gurizada! a idéia de supor que um mangote estore ou escape, com que faça MS corrigir os erros de avanço de ponto de acordo com a pressão, isso é a melhor coisa do mundo!
Ai vai o meu azar, estava eu ando bem feliz quando pisei e a mangueira do MAP escapou hehehe deu uma grilada muito feia e agretite não saiu o pistão do bloco :mrgreen: mas compensação queimo a junta do cilindro pra agua, isso em segundos acho oq salvou foi a taxa de compressão que eu acho estou usando de 9,0/1 a 10,5/1 e ai? SORTE? :mrgreen:
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
Fabio SPRINT
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Fabio SPRINT »

Boa idéia!

Mas não precisa trocar o carro para turbinar só por ser carburado, hoje em dia dá para comprar uma injeção totalmente programável por um custo bem mais acessível. A MS como os amigos já citaram nos outros posts é de excelente qualidade, te dá muito recurso e não é cara.

O meu era carburado, fica até mais fácil para instalar a injeção programável.

Inicialmente montei com uma APL 240, ficou legal mas de alta realmente amarrava. Esta turbina acabou explodindo o miolo uma noite antes de eu ir para a prova de arrancada, então na correria coloquei uma .70, única turbina que tínhamos disponível naquele momento.

De qualquer forma, no dinamometro de rolo, deu 150cv nas rodas com 1kg de pressão, cerca de 185cv no motor. Rodava com esta pressão sempre, a única diferença é que na pista eu usava nitro, daí a turbina ficava mais certa e o carro rendia bem mais.

Agora consegui uma .50, é o que vou usar. Acredito que é o tamanho de turbina que tu deve estar procurando também.

Quanto a outras preparações, tenha em mente que se vai usar o miolo do motor (biela e pistão) original, uma turbina já vai te dar mais do que potência suficiente para quebrar as canaletas do pistão...então se tu está com o orçamento apertado, seria mais lógico não perder muito tempo com isto e se concentrar em instalar o kit da maneira correta.

Também citaram rodar com gasolina...é lógico que é possível, mas novamente, se pretende manter o miolo original, seria melhor utilizar álcool, te daria mais segurança e conseguiria atingir um pouco mais de potência.

Abraço!
Fabio SPRINT
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Fabio SPRINT »

Ah, e respondendo a pergunta inicial, acredito que um kit completo seja mais ou menos isto:

- Turbina :smt021
- Coletor de escape
- Válvula de alívio
- Válvula de prioridade
- Niple para o óleo da turbina
- Mangueira para o óleo da turbina
- Adaptação no cárter para o retorno do óleo
- Pressurização
- Mangotes
- Abraçadeiras
- Mangueiras para pressão e combustível
- Downpipe, que é a saída de escape da turbina
- Como pretende usar a injeção, precisa de um gerenciamento para o combustível e o ponto do carro. Eu te digo que tu vai ser bem mais feliz com uma injeção completa. Também, terá uma infinidade de recursos e poderá ter um carro bem redondo.
- Com o gerenciamento também vai precisar definir que tipo de sistema de ignição vai usar, rodafônica ou distribuidor hall ou hei...e a bobina. Usando o distribuidor hall pode usar a bobina de Gol MI que é muito barata e de boa qualidade.
- E o combustível, se pretende usar apenas quatro bicos precisará de injetores com uma boa vazão, que são caros. Pode abrir um jogo, mas nem sempre é possível e em alguns casos não dá para ganhar muito mais vazão. Se por acaso conseguir um jogo que dê para abrir, tem que cuidar para não estragar o leque. Pode também usar uma admissão com oito bicos, de modo que a segunda bancada entre progressivamente de acordo com a pressão, fica fácil de acertar isto com uma injeção programável.
- Uma bomba de combustível, de preferência com uma boa vazão, igual a do Kadett GSi é um bom exemplo.

Uma lembrança, se escolher por usar um bico de monoponto na pressurização, tenha em mente que este injetor não é dimensionado para uma pressão alta de combustível, eles são para uma pressão regular e baixa. Em caso de já partir de uma pressão de combustível alta, quando a turbina encher pressão, o dosador aumenta ainda mais no diferencial e isto pode fazer com que o bico tranque, literalmente. Então cuidado com a pressão de combustível nestes bicos, mantenha baixa.
Responder