Valvula termostatica ou Bomba D'agua > Ruim
- Carlos A. Freire
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Re: Valvula termostatica ou Bomba D'agua > Ruim
Waldir,
No manual de reparações do Monza 90, na página: 6Z-02 tem as especificações do sistema de arrefecimento.
Temperatura de funcionamento do interruptor térmico:
Ligamento: 90-93ºC
Desligamento: 85-90ºC
Faixa de temperatura entre ligamento e desligamento: 3-8ºC
Válvula termostática ( motor gasolina ou álcool):
Início de abertura: 88-93ºC
Abertura máxima: 103-105ºC
Na página 6C-02, onde explica como testar a VT, indica que a VT deve começar abrir aos 92ºC e ter abertura máxima aos 103ºC e ao esfriar, deve fechar totalmente aos 87ºC.
Na página 6C-04, onde explica como testar o interruptor térmico, indica que deve armar entre 90 e 95ºC e desarmar entre 85 e 90ºC.
Quando troquei a VT do Monza Classic 90 álcool de um amigo, coloquei a VT 92/103ºC, que era a que estava e a aplicação se dava ao carro.
É importante lembrar que para o Monza EFI 2.0 álcool e gasolina e 1.8 álcool, a VT deve ser 92/107ºC e não 92/103ºC.
Abs,
Carlos Freire
No manual de reparações do Monza 90, na página: 6Z-02 tem as especificações do sistema de arrefecimento.
Temperatura de funcionamento do interruptor térmico:
Ligamento: 90-93ºC
Desligamento: 85-90ºC
Faixa de temperatura entre ligamento e desligamento: 3-8ºC
Válvula termostática ( motor gasolina ou álcool):
Início de abertura: 88-93ºC
Abertura máxima: 103-105ºC
Na página 6C-02, onde explica como testar a VT, indica que a VT deve começar abrir aos 92ºC e ter abertura máxima aos 103ºC e ao esfriar, deve fechar totalmente aos 87ºC.
Na página 6C-04, onde explica como testar o interruptor térmico, indica que deve armar entre 90 e 95ºC e desarmar entre 85 e 90ºC.
Quando troquei a VT do Monza Classic 90 álcool de um amigo, coloquei a VT 92/103ºC, que era a que estava e a aplicação se dava ao carro.
É importante lembrar que para o Monza EFI 2.0 álcool e gasolina e 1.8 álcool, a VT deve ser 92/107ºC e não 92/103ºC.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Valvula termostatica ou Bomba D'agua > Ruim
Baixei no site do fabricante o catalogo de peças e diz o seguinte
MONZA BR 1.8 CARB. /86 Gas./Alc. 90.144.834 VT 205.91 91 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 CARB. 86/90 Carc. Gas. 93.206.807 VT 221.82 82 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 CARB. 86/90 Refil Gas. 93.206.807 VT 211.82 82 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 CARB. 86/90 Carc. Alc. 90.220.435 VT 221.92 92 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 CARB. 86/90 Refil Alc. 90.220.435 VT 211.92 92 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 EFI / MPFI 91/ Carc. Gas. 93.215.643 VT 231.92 92 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 EFI / MPFI 91/ Refil Gas> 93.215.643 VT 241.92 92 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 EFI / MPFI 91/ Carc. Alc. 93.206.776 VT 230.92 92 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 EFI / MPFI 91/ Refil Alc. 93.206.776 VT 240.92 92 TEMPºC
MX 1.4 - 1.6 Todos - All VT 217.92 92 TEMPºC
A que comprei e essa : BR 1.8 - 2.0 CARB. 86/90 Carc. Gas. 93.206.807 VT 221.82 82 TEMPº
esta certa essa temperatura de 82 ºc
http://www.thomson-net.com.br/download/ ... ratura.pdf
MONZA BR 1.8 CARB. /86 Gas./Alc. 90.144.834 VT 205.91 91 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 CARB. 86/90 Carc. Gas. 93.206.807 VT 221.82 82 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 CARB. 86/90 Refil Gas. 93.206.807 VT 211.82 82 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 CARB. 86/90 Carc. Alc. 90.220.435 VT 221.92 92 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 CARB. 86/90 Refil Alc. 90.220.435 VT 211.92 92 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 EFI / MPFI 91/ Carc. Gas. 93.215.643 VT 231.92 92 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 EFI / MPFI 91/ Refil Gas> 93.215.643 VT 241.92 92 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 EFI / MPFI 91/ Carc. Alc. 93.206.776 VT 230.92 92 TEMPºC
BR 1.8 - 2.0 EFI / MPFI 91/ Refil Alc. 93.206.776 VT 240.92 92 TEMPºC
MX 1.4 - 1.6 Todos - All VT 217.92 92 TEMPºC
A que comprei e essa : BR 1.8 - 2.0 CARB. 86/90 Carc. Gas. 93.206.807 VT 221.82 82 TEMPº
esta certa essa temperatura de 82 ºc
http://www.thomson-net.com.br/download/ ... ratura.pdf
Monza Classic SE 89/90 Preto
viewtopic.php?f=33&t=16140&p=182572#p182572
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- Carlos A. Freire
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Re: Valvula termostatica ou Bomba D'agua > Ruim
Como disse lá em cima, confio mais na literatura original da Chevrolet do que nos fabricantes que nem peça original faz para montadora. O manual de reparações é muito bom e tem as especificações.
Abs,
Carlos Freire
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Carlos Freire
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Re: Valvula termostatica ou Bomba D'agua > Ruim
Bom dia,Carlos A. Freire escreveu:Como disse lá em cima, confio mais na literatura original da Chevrolet do que nos fabricantes que nem peça original faz para montadora. O manual de reparações é muito bom e tem as especificações.
Abs,
Carlos Freire
Carlos desculpa é que minha pergunta foi mal colocada estava com pressa e esqueci de colocar "?" na pergunta

e pareceu que estava afirmando,
A que comprei e essa : BR 1.8 - 2.0 CARB. 86/90 Carc. Gas. 93.206.807 VT 221.82 82 TEMPº essa temperatura esta correta 82ºc?
Monza Classic SE 89/90 Preto
viewtopic.php?f=33&t=16140&p=182572#p182572
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- Carlos A. Freire
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Re: Valvula termostatica ou Bomba D'agua > Ruim
Hugo, bom dia.
Como mencionei lá em cima, a VT para seu Monza deve ter temperatura de trabalho de 92/103ºC, e o cebolão deve ser 92/87ºC ou 90/85ºC. Conforme orientação no manual de reparações do Monza 90.
A VT original é fabricada pela Wahler.
Abs,
Carlos Freire
Como mencionei lá em cima, a VT para seu Monza deve ter temperatura de trabalho de 92/103ºC, e o cebolão deve ser 92/87ºC ou 90/85ºC. Conforme orientação no manual de reparações do Monza 90.
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Abs,
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Re: Valvula termostatica ou Bomba D'agua > Ruim
E para Monza fase I abaixo de 86? Meu Monza começou a apresentar esse problema após a limpeza no sistema de arrefecimento e troca do radiador. O ponteiro não sai do azul na escala.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
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Re: Valvula termostatica ou Bomba D'agua > Ruim
Está no manual de reparações do Monza até 86, na página: 6C-02 o interruptor térmico do radiador deve ligar entre: 90 e 93°C e desligar entre: 85° e 90°C. A diferença entre ligar e desligar deve ficar entre 3° e 8°C. Então o cebolão deve ser:90/85°C.luiz sle escreveu:E para Monza fase I abaixo de 86? Meu Monza começou a apresentar esse problema após a limpeza no sistema de arrefecimento e troca do radiador. O ponteiro não sai do azul na escala.
Na página 6C-03, indica que a VT deve ter início de abertura entre 83°e 87°C e abertura total aos 97°C para modelos a gasolina e entre 93° e 97°C.
Para os modelos a álcool, início de abertura entre 93° e 97°C e abertura total aos 107°C.
Então, gasolina a VT deve ser 83/97°C e para álcool 93/107°C.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Valvula termostatica ou Bomba D'agua > Ruim
Professor, muito obrigado. Já marquei as peças para compra!
Qual desses serve?
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2150
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7544
A válvula termostática é essa:
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7537
Qual desses serve?
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2150
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7544
A válvula termostática é essa:
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7537
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
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