José Leal escreveu:Eita! Animo demais! Só tá faltando tempo me$mo para compar os pistões e fazer o moido.
Faça como eu... quando sobrar um cascalhinho, vai lá e compra uma coisinha e vai juntando. Quando assustar, estará com tudo na mão.
O que me atrapalhou um pouco esses meses foi a troca da bomba do Vectra (que fiz em casa, como postei aqui) e agora a do monza também parece que pifou (a que está lá é a original dele até hoje, com uns 220.000 km rodados e uma parte com álcool e turbo) e tive que pegar outra (preferi uma bosch remanufaturada que as chinesas do ML... ainda não troquei...).
Mas devagar eu chego lá... ainda tenho que encarar o jogo de juntas para quando for abrir só ficar a mão-de-obra mesmo.
A taxa de 12,8:1 já tá de bom tamanho para andar no álcool com segurança. Ficou até mais alta que a taxa do Monza original álcool. 14:1 ao meu entender, já seria arriscado, pois não toleraria nenhum passe no cabeçote.
Também acho... Apesar de ter gente no fórum CMRacing andando com mais de 15:1... hehehe
A diferença nos pistões é nítida, o do 2.0 é quase plano.
Por acaso é possível saber as dimensões do pistão sem tirar o cabeçote? Não sei se meu motor já foi retificado e está com sobremedida.
Acho que não tem nenhum método confiável a não ser esse...
No caso, queria mesmo só trocar os pistões, já que o funcionamento do meu motor está redondo.
Minha idéia é essa também.
Para trocar os pistões, teria que descer o motor todo ou só o virabrequim? Nisso eu sou totalmente leigo.
Creio que tenha que tirar o cabeçote e descer o cárter. Vou trocar uma idéia com o pessoal da oficina onde turbinei o monza depois, para saber isso direito.
Pelo seus cálculos, quanto seria o ganho de potência usando essas crianças? Chegaria aos 150CV do GSI? Agora só falta vc liberar os 138CV no chip.
Olha... Com esta taxa, bem alimentado no álcool, sem catalisador (tirei o meu, guardei e pedi para o cara do escapamento adaptar um tubo direto no lugar) eu creio que seja daí para lá, viu? E o mais importante, o ganho significativo de torque com economia na curva toda.
E ainda tem o "up" da ignição, no meu caso. Acho que nem vou querer mexer no chip... hehehe
E o álcool aqui em BH já está por R$ 1,60 contra R$ 2,30 da gasolina. Assim já fica preço a preço.
No meu carro, estava pensando em colocar um escape aberto, mas parece que o original do Challenge é um pouco mais aberto que o original. Já elegi meu escape novo.
Tire o catalisador... Com certeza ele é o que mais restringe.
Mudando um pouco o assunto, um frentista fez o favor de quebrar a portinhola do tanque de combustível. Achei que as peças e a pintura sairiam muito caros, mas no total, ficou em R$126,29 e o posto pagou a metade do conserto. As peças são novas e originais GM. De brinde, ainda ganhei as juntas da VT e de uma peça que fica atrás do cabeçote e recebe a água do tubo distribuidor.
Putz... Imagino a vontade de enfiar a mangueira de abastecimento no fiofó dele e apertar o gatilho que deve ter dado... hahahahaha
mas que bom que deu certo...
Eduardo, Diego e todos Monzeiros, fiquem a vontade para postar aqui no meu tópico. Isso tb me traz muita animação, pois o pessoal do VC está em um nível de preparação que certamente eu não chegarei.
Então vamos montar dois VCD by monzeiros para atropelar eles... hahaha
