Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral

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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

O dia que você resolver encomendar um jogo de pistões de monza à álcool e mandar fazer as cavas, me avise que fazemos junto...

Isso + álcool (e no meu caso+ignição-catalisador) deve dar um belo ânimo no 2.2 16v... :evil:
Eduardo Rettore
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Eduardo, o ... é que se colocarmos os pistões álcool, não poderemos mais rodar na gasolina. Daí, ficamos reféns dos usineiros... :smt011 :smt021

Mas concordo, com um joguinho de pistões desses, iria ficar bem interessante.
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

Mas com taxa mais alta o consumo vai diminuir bem.

E sabia que a ignição forte também previne detonação? Tem gente andando com 15,5:1 de taxa com álcool no fórum CM sem precisar atrasar o ponto... hehehe

E por aqui já começou a cair o preço do álcool... Vi hoje álcool a 1,80 / Gas a 2,31.
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

justamente, Leal. nesse nível citado aí já vai ter que rodar só no álcool. caso eu execute meus planos também, adeus gasolina. o problema é que ando meio conformado com a comodidade da gasolina e o desempenho não está ruim. já dei umas aceleradas pra comparar com ele no álcool e posso dizer que não fica muito tão pra trás. 0-100 entre os 2 tá dando em média 0,5s de vantagem pro álcool. na gasolina tá fazendo 9 baixos e também rende bem em alta, ficando +- 1s pra trás no 0-140, 0-160...

acho que o mais coerente seria guardar seu cabeçote e pegar um só pra fuçar ou vice-versa.

tenho uma tabela aqui que diz que a altura standard do vectra 16v 2.0/2.2 é de 134,4mm e mínimo plainado é de 133,6mm.
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

Aí, José. Já que elegi seu tópico como meu preferido para avacalhar, hehehe, então olha só as idéias erradas que eu estou tendo :evil:

Estive trocando alguns emails com o Athos e ele me deu uma idéia que eu ainda não tinha tido. Eu já tinha pensado nos pistões do Calibra / GSi, que têm taxa de 10,5. Mas não sei se eles são plug&play nas bielas e também achar deles novos é caro (na faixa de 1.000,00 no Mercado Livre).

Então ele me falou sobre os pistões dos 2.0 16v 1996/97, que tinham 141cv e 10,8:1 de taxa (no 2.0 e se não errei nas contas,isso dá uns 11,8:1 no nosso 2.2... Os do monza à álcool, pelas minas contas dá 13:1 :shock: )

A patroa não está querendo o Vectra de volta... acho que ela gostou de ficar andando no pé grande... hehehe

Então dê só uma olhada... estive na loja hoje e peguei o jogo dos 2.0 16v 1996.

O jogo saiu por R$ 220,00. Original GM com pino.

Pedi para o vendedor pegar um pistão de 2.2 16v só para comparar os dois.

A diferença na taxa realmente deve ser bem grande, pois a concavidade é bem menor.

Não tirei foto, mas colocando os dois de lado, as medidas dos centros dos pinos e altura casam perfeitamente. Também conferi estes dados na tabela da MetalLeve e realmente casam.

Imagem

Além disso, já tinha comprados um jogo de bicos originais (vou ter que abrir os furos para aumentar a vazão) a mais de 1 ano.

Imagem

Segunda vou providenciar um jogo de velas frias e depois vou ter que e$perar um pouco para terminar o projeto. Mas estou no caminho.

E aí, vai animar também? hehehe
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Eita! Animo demais! Só tá faltando tempo me$mo para compar os pistões e fazer o moido. A taxa de 12,8:1 já tá de bom tamanho para andar no álcool com segurança. Ficou até mais alta que a taxa do Monza original álcool. 14:1 ao meu entender, já seria arriscado, pois não toleraria nenhum passe no cabeçote.

A diferença nos pistões é nítida, o do 2.0 é quase plano.

Por acaso é possível saber as dimensões do pistão sem tirar o cabeçote? Não sei se meu motor já foi retificado e está com sobremedida. No caso, queria mesmo só trocar os pistões, já que o funcionamento do meu motor está redondo. Para trocar os pistões, teria que descer o motor todo ou só o virabrequim? Nisso eu sou totalmente leigo. Pelo seus cálculos, quanto seria o ganho de potência usando essas crianças? Chegaria aos 150CV do GSI?

Agora só falta vc liberar os 138CV no chip. No meu carro, estava pensando em colocar um escape aberto, mas parece que o original do Challenge é um pouco mais aberto que o original. Já elegi meu escape novo.

Mudando um pouco o assunto, um frentista fez o favor de quebrar a portinhola do tanque de combustível. Achei que as peças e a pintura sairiam muito caros, mas no total, ficou em R$126,29 e o posto pagou a metade do conserto. As peças são novas e originais GM. De brinde, ainda ganhei as juntas da VT e de uma peça que fica atrás do cabeçote e recebe a água do tubo distribuidor.

Eduardo, Diego e todos Monzeiros, fiquem a vontade para postar aqui no meu tópico. Isso tb me traz muita animação, pois o pessoal do VC está em um nível de preparação que certamente eu não chegarei.
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

José Leal escreveu:Eita! Animo demais! Só tá faltando tempo me$mo para compar os pistões e fazer o moido.
Faça como eu... quando sobrar um cascalhinho, vai lá e compra uma coisinha e vai juntando. Quando assustar, estará com tudo na mão.

O que me atrapalhou um pouco esses meses foi a troca da bomba do Vectra (que fiz em casa, como postei aqui) e agora a do monza também parece que pifou (a que está lá é a original dele até hoje, com uns 220.000 km rodados e uma parte com álcool e turbo) e tive que pegar outra (preferi uma bosch remanufaturada que as chinesas do ML... ainda não troquei...).

Mas devagar eu chego lá... ainda tenho que encarar o jogo de juntas para quando for abrir só ficar a mão-de-obra mesmo.
A taxa de 12,8:1 já tá de bom tamanho para andar no álcool com segurança. Ficou até mais alta que a taxa do Monza original álcool. 14:1 ao meu entender, já seria arriscado, pois não toleraria nenhum passe no cabeçote.


Também acho... Apesar de ter gente no fórum CMRacing andando com mais de 15:1... hehehe :shock:
A diferença nos pistões é nítida, o do 2.0 é quase plano.
Por acaso é possível saber as dimensões do pistão sem tirar o cabeçote? Não sei se meu motor já foi retificado e está com sobremedida.
Acho que não tem nenhum método confiável a não ser esse...
No caso, queria mesmo só trocar os pistões, já que o funcionamento do meu motor está redondo.
Minha idéia é essa também.
Para trocar os pistões, teria que descer o motor todo ou só o virabrequim? Nisso eu sou totalmente leigo.
Creio que tenha que tirar o cabeçote e descer o cárter. Vou trocar uma idéia com o pessoal da oficina onde turbinei o monza depois, para saber isso direito.
Pelo seus cálculos, quanto seria o ganho de potência usando essas crianças? Chegaria aos 150CV do GSI? Agora só falta vc liberar os 138CV no chip.
Olha... Com esta taxa, bem alimentado no álcool, sem catalisador (tirei o meu, guardei e pedi para o cara do escapamento adaptar um tubo direto no lugar) eu creio que seja daí para lá, viu? E o mais importante, o ganho significativo de torque com economia na curva toda.

E ainda tem o "up" da ignição, no meu caso. Acho que nem vou querer mexer no chip... hehehe

E o álcool aqui em BH já está por R$ 1,60 contra R$ 2,30 da gasolina. Assim já fica preço a preço.
No meu carro, estava pensando em colocar um escape aberto, mas parece que o original do Challenge é um pouco mais aberto que o original. Já elegi meu escape novo.
Tire o catalisador... Com certeza ele é o que mais restringe.
Mudando um pouco o assunto, um frentista fez o favor de quebrar a portinhola do tanque de combustível. Achei que as peças e a pintura sairiam muito caros, mas no total, ficou em R$126,29 e o posto pagou a metade do conserto. As peças são novas e originais GM. De brinde, ainda ganhei as juntas da VT e de uma peça que fica atrás do cabeçote e recebe a água do tubo distribuidor.
Putz... Imagino a vontade de enfiar a mangueira de abastecimento no fiofó dele e apertar o gatilho que deve ter dado... hahahahaha

mas que bom que deu certo...
Eduardo, Diego e todos Monzeiros, fiquem a vontade para postar aqui no meu tópico. Isso tb me traz muita animação, pois o pessoal do VC está em um nível de preparação que certamente eu não chegarei.
Então vamos montar dois VCD by monzeiros para atropelar eles... hahaha :lol:
Eduardo Rettore
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por RicardoDS »

VCD 2.2 com os pistões do VCD 96/97 deve ficar show.
Taxa de 12,8:1, não precisa nem se preocupar muito com o ponto (mas se for fazer chip, dá para adiantar um pouco).
Só tirar fora o catalisador, deve vir fácil uns 155cv.

Bom é que o álcool tá baixando.
Só acabar meu tanque de gasolina, que vou converter novamente o Celtinha pra álcool.
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