"S/R 2.0S 87/88 - Customizações - Novas fotos!!!"

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Serviços, restauração de peças...

Mensagem não lida por RBMartins »

DÉCO escreveu:.
Grande Luiz, vou dar minha opiniao :

Primeiro nota 10 pro disco trazeiro :smt023

Agora ja que vai mexer no freio da frente, pq vc ja nao compra as pinças do vectra usadas + disco de 280 mm Vectra acima 2001 + pastilhas, com rodas 14 acredito que seja plug and play .(agora tava vendo acho que tem que mexer no cubo )

Quando troquei meus discos dianteiros ainda nao tinha as rodas 15 catavendo, um mes depois comprei as rodas, que arrependimento, c tivesse comprado as rodas 15 antes da troca do freio ja teria feito isso que disse acima, bem facil, sem adaptaçao, apenas nao serve em roda 13.

A diferença de preços do disco de 256 e do 280 mm é minima !!

abraço
Déco, para usar esses discos de 280 mm é necessário usar rodas aro 15, com as 14 o máximo é o 256 mm (a Meriva 1.8 usa discos de 260 mm que cabem perfeitamente nas 14 mas não sei como seria pra usa-los no Monza).
Outra coisa é que esses discos, muito embora sairam tbm no vectra, originalmente eles começaram a sair no Astra em 2004 quando do lançamento do motor Flex nele, sendo que o Vectra C apenas o herdou do Astra.
Nos Vectra de 2002 a 2005, eles usavam discos de 5 furos e não de 4 como até então
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

RBMartins escreveu:Luiz, só idéia minha, não seria legal que vc mandasse dar um "passe" nesse disco pra tirar essa camada de ferrugem dele ? :smt017
Não achei ninguém que fizesse isso aqui na minha cidade. Meu pai vai levar em breve pra fazer o trampo no torno onde ele trabalha, os discos não tem rebarba nenhuma, dos 10 mm originais deve estar com 9.5 no mínimo, da pra deixar nos 9 e ainda sobra tolerância, pois o mínimo é 8 mm.
Diego Paiva escreveu:Se o disco não tiver empeno, pode usar sem problemas (com essa ferrugem). As pastilhas farão a limpeza dos discos em poucos KM :)

Nessa fase de assentamento (creio que tenha colocado pastilhas novas), não faça freios bruscos, pois isso pode empenar os discos. Deixe pra fazer frenagens mais agressivas, quando observar que a pastilha está tocando 100% do disco, pois aí, o risco de empeno deixa de existir. :smt023
Já deve tá pegando uns 70%. Mas tem um pedaço de uns 2 cm que a pastilha não limpou, e o pedal está pulando quando freia forte. Por isso vou mandar dar passe neles, melhor do que comprar discos novos, esses ainda rodam muito.

Usei pastilhas que vieram, estavam muito novas! Passei uma lixa fina para deixar lisinha para o assentamento.

Agora ja que vai mexer no freio da frente, pq vc ja nao compra as pinças do vectra usadas + disco de 280 mm Vectra acima 2001 + pastilhas, com rodas 14 acredito que seja plug and play .(agora tava vendo acho que tem que mexer no cubo )

Quando troquei meus discos dianteiros ainda nao tinha as rodas 15 catavendo, um mes depois comprei as rodas, que arrependimento, c tivesse comprado as rodas 15 antes da troca do freio ja teria feito isso que disse acima, bem facil, sem adaptaçao, apenas nao serve em roda 13.

abraço
Grande Deco, valeu pelo comentário.

Então, eu já comprei as pinças do mesmo vectra que saiu esse kit traseiro, de 256 na frente e 260 atrás. A prioridade são as rodas originais 14, pelo menos elas têm que entrar.

Abraço
rodrigoschneider escreveu:

Não sei a pergunta foi por nao fazer ideia sei la poderia nao funcionar direito .......
Ah sim, não da nada cara, o disco se pegar água enferruja mesmo, as pastilhas limpam.
RBMartins escreveu:

abraço
Déco, para usar esses discos de 280 mm é necessário usar rodas aro 15, com as 14 o máximo é o 256 mm (a Meriva 1.8 usa discos de 260 mm que cabem perfeitamente nas 14 mas não sei como seria pra usa-los no Monza).
Outra coisa é que esses discos, muito embora sairam tbm no vectra, originalmente eles começaram a sair no Astra em 2004 quando do lançamento do motor Flex nele, sendo que o Vectra C apenas o herdou do Astra.
Nos Vectra de 2002 a 2005, eles usavam discos de 5 furos e não de 4 como até então
É isso ai Martins! Exatamente

Anraco
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Pelo que voces explicaram entao, teria que ser aro 15 e cubo de 5 furos "adaptado" como ja fizeram aqui, se nao me engano o Rafaelo tem todo esquema . . .

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
E incrivelmente a chevrolet em 2001 abandonou os discos de 288 mm pra 280 mm !!
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por RBMartins »

Pelo que voces explicaram entao, teria que ser aro 15 e cubo de 5 furos "adaptado" como ja fizeram aqui, se nao me engano o Rafaelo tem todo esquema . . .

abraço
Déco, esse disco de 280 mm é de 4 furos mesmo (se não me engano tem dele tbm com 5 furos), só ver nos Vectra Expression e Elegance, além dos Astra que usam ele e todos usam rodas com 4 furos, mas independente de ser 4 ou 5 furos, pelo seu tamanho ele só encaixa em rodas do aro 15 em diante.
Me parece que mesmo no caso do 280 mm com 4 furos a adaptação dele é um pouco mais complexa por causa dos pontos de fixação da pinça ao passo que a substituição pelo conjunto de discos e pinça de 256 mm é plug and play.
Além disso, muito embora dificilmente ocorra isso com vc por usar rodas aro 15 que na "origem" (Vectra GSI) já usavam esses discos de 256 mm, em alguns casos de rodas aro 14 é necessário usar um espaçador para a pinça não pegar na roda como o Leocastro fez no carro dele.

espero ter ajudado :wink:

Abraço.
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

O sistema de freios de 280mm muda a fixação das pinças, é bem diferente, acho que o Rafaelo ou alguém já teve a oportunidade de testar, no Monza só serve o sistema de freio dos carros "opel" os carros mais novos à eles não são aceitáveis... Portanto esses discos de 280mm não entra sem adaptações/gambiarras...

Só 256mm pra no mínimo aro 14" e 288mm sendo 5 furos e mínimo aro 15", e os de 256mm pegam nas rodas do classic e gls 95, nas rodas de Kadett Gsi e Monzas modelos 96 não pegam.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

RBMartins escreveu:Déco, para usar esses discos de 280 mm é necessário usar rodas aro 15, com as 14 o máximo é o 256 mm (a Meriva 1.8 usa discos de 260 mm que cabem perfeitamente nas 14 mas não sei como seria pra usa-los no Monza).
Certeza que é 260? Deve ser o mesmo do Vectra, 256 mm. De qualquer forma, 4 mm é pouca diferença.

Eu vou usar os de 256 mm por já ter comprado as pinças e pra preservar as rodas originais do S/R. Postei um vídeo aí com a roda do S/R num Vectra, é totalmente Plug and play. Só vou ter que mandar balancear de novo, pois assim como nas rodas 13" dependendo de onde se coloca o chumbo fica pegando na pinça.

Um parecer depois de 300 km rodados. O freio ficou muito bom! E ainda não assentou 100% devido a ferrugem que havia nos discos, deve estar com 90% da eficiência. Muda muito o comportamento, o freio fica progressivo, você sente o carro parar rápido sem a necessidade de pisar muito fundo e acabar arrastando, com o kit dianteiro 256 mm deve ficar ainda melhor. Mas ainda vou rodar muito com os freios dianteiros originais, os discos não tem nem 5 mil km.

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

Novo up pro S/R:

Imagem

Alternador 120 amperes :)

Uma característica que me deixou curioso pessoal, não ser se é realmente característica ou defeito. Esse alternador aparentemente tem sistema eletrônico que funciona de acordo com a rotação do motor, por exemplo: estou vindo com uma marcha engatada e jogo para ponto morto pouco antes de uma lombada, o voltímetro no painel cai um pouco e logo depois se ajusta. Ao voltar acelerar a mesma coisa, vai um pouco e depois se ajusta de novo. Isso seria pra evitar peso no motor é melhor consumo de combustível ou é algum defeito?

O alternador original Arno não era assim, à voltagem ficava sempre lá em cima, só ia abaixando conforme eu ligava consumidores.

Abraços

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Responder