Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
Rafaelo,
Não tenho que provar nada. Mas lembre-se que ando com o monza no álcool desde 2007.
Se isso fosse um problema para mim, já teria instalado o kit com tanquinho+bomba+solenoide+mangueirinhas que comprei na época, achando que iria precisar, e está jogado lá no quartinho da garagem...
A Blazer idem já tem alguns anos. O Astra tem tanquinho mas fica sempre vazio.
Ainda acho que você está exagerando... Mas, cada um, cada um...
Não tenho que provar nada. Mas lembre-se que ando com o monza no álcool desde 2007.
Se isso fosse um problema para mim, já teria instalado o kit com tanquinho+bomba+solenoide+mangueirinhas que comprei na época, achando que iria precisar, e está jogado lá no quartinho da garagem...
A Blazer idem já tem alguns anos. O Astra tem tanquinho mas fica sempre vazio.
Ainda acho que você está exagerando... Mas, cada um, cada um...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
Eduardo tu nao precisa me provar nada mesmo, sei que nao funciona.
a logica atual dos carros fala pra mim. deixa queto
a logica atual dos carros fala pra mim. deixa queto
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
se pesquisarem tem mais por ae, se alcool pega-se no frio tavam todos sem tanque como o Eduardo

PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Mensagens: 6510
- Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
No meu Monza que é EFI original, sem modificações alguma, já fiquei na mão por conta da falta de gasolina no reservatório de partida à frio...
Foi justamente na única noite do ano (acho que foi 2013 ou 2012 não me lembro) em que formou gelo sobre a carroceria do Bartok, ele dorme no relento, tinha uma camada de 2mm sobre a lataria dele já derretendo obviamente às 7h da manhã...
Fui ligar o motor para deixar aquecendo e não pegava de jeito maneira... O reservatório até tinha gasolina, mas no nível que estava a bomba não puxava... Meu pai ficou P da vida e foi comprar 1L de gasolina no posto... sendo que era só pegar uma mangueirinha e jogar no TBI...
Mas o motor não pegava de jeito maneira... Tinha até pensado que era o HEI que tinha queimado... mas tinha faísca... foi só colocar a mijolina que pegou... e meu pai com cara de tacho depois... kkkkK!!!!
Será que o caso do Eduardo não é por conta do cabeçote ser rebaixado e ter módulo de ignição mais forte???? Acredito que não seja tanto pelo cabeçote, mas sim pela ignição...
Esse módulo deve fazer combustão até em água... kkkkkK!!! Acho que se por refrigerante soda lá queima... kkkkK!!!
Zuera Eduardo, mas acho que deve ser por esse motivo... Sua ignição é mais forte, por esse motivo que o Rafaelo mesmo com todas as possibilidades com a MS não consegue e você com ignição mais forte consegue...
Foi justamente na única noite do ano (acho que foi 2013 ou 2012 não me lembro) em que formou gelo sobre a carroceria do Bartok, ele dorme no relento, tinha uma camada de 2mm sobre a lataria dele já derretendo obviamente às 7h da manhã...
Fui ligar o motor para deixar aquecendo e não pegava de jeito maneira... O reservatório até tinha gasolina, mas no nível que estava a bomba não puxava... Meu pai ficou P da vida e foi comprar 1L de gasolina no posto... sendo que era só pegar uma mangueirinha e jogar no TBI...
Mas o motor não pegava de jeito maneira... Tinha até pensado que era o HEI que tinha queimado... mas tinha faísca... foi só colocar a mijolina que pegou... e meu pai com cara de tacho depois... kkkkK!!!!
Será que o caso do Eduardo não é por conta do cabeçote ser rebaixado e ter módulo de ignição mais forte???? Acredito que não seja tanto pelo cabeçote, mas sim pela ignição...
Esse módulo deve fazer combustão até em água... kkkkkK!!! Acho que se por refrigerante soda lá queima... kkkkK!!!
Zuera Eduardo, mas acho que deve ser por esse motivo... Sua ignição é mais forte, por esse motivo que o Rafaelo mesmo com todas as possibilidades com a MS não consegue e você com ignição mais forte consegue...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
Bom... Nos meus funciona... rsrsrsRafaelo escreveu:Eduardo tu nao precisa me provar nada mesmo, sei que nao funciona.
a logica atual dos carros fala pra mim. deixa queto
Edit: Não tinha visto os posts desta página ainda.
Já tive problema com o cruze não ligar (relatado no tópico dele). E não era questão de temperatura, porque não estava frio e não era logo cedo.
Parece que a m!@# flex acha que tem gasoroba no tanque aí muda os mapas com tempo de injeção curto e aí não tem jeito. Tive que pegar um pouco de gasolina do tanquinho dele (a patroa põe para ele não ficar enchendo o saco com a luzinha acesa) e injetar manualmente na admissão. Aí pegou como se não tivesse acontecido nada e nunca mais incomodou novamente.
Já vi vários relatos no fórum do cruze falando a mesma coisa e não assisti os vídeos postados, mas não me surpreenderia se a causa não for a mesma.
Também já vi strada 1.8 frex chegando na oficina no reboque porque não pegava a ligaram o scaner e forçaram a mudança da programação para álcool e aí ela pegou.
Malditos flex-fools...
Situação de chegar a dar gelo em cima do capô eu ainda não peguei... E até concordo que aí não deve funcionar mesmo... hehehevrsilva escreveu:Foi justamente na única noite do ano (acho que foi 2013 ou 2012 não me lembro) em que formou gelo sobre a carroceria do Bartok, ele dorme no relento, tinha uma camada de 2mm sobre a lataria dele já derretendo obviamente às 7h da manhã...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
pra complementar, topico da MS. precisa criar um cadastro.
alguem aqui consegue partir com alcool abaixo de 20 °C ?
http://www.msbr.com.br/forum/index.php? ... 0-%C2%B0c/
um usuario mediu o pulso...
Medi em um carro original o PW de partida, e a 20ºC chega a 90ms durante o cranking com álcool. É cerca de 7 vezes mais do que o necessário pra partir com gasolina...
imagina pra quem tem alcool adaptado, ECU gasolina ainda é pulso gasolina!
nao estou exagerando nos numeros, é assim que funciona. a ECU no cranking com álcool pede muito alcool, sei bem disso pq precisou socar e socar alcool pra dentro, centelha com dwell de 15mseg :evil:, e 35° de avanço, e pouca abertura da valvula de ar, tudo pra facilitar e menos assim negaçao total abaixo dos 18°. e no meu caso é tudo novo nao tem nada usado. melhor que isso nao dá, acima de 20° é 1 tentativa e no max 3 seg e ja pega. abaixo disso tem que ir pra 2 e 3° e ate afogar o coitado.
pois é nao pega mesmo, 13° é o ponto que o alcool se liquefaz, tem um nome pra isso, a gasolina é em temperatura negativa, e o diesel é o melhor vai a -40° ja que é um oleo.
Vinicius, taxa de compressao mais alta piora a situaçao. alta compressao gera o fenômeno de liquefação(mesmo com meus 11.5:1 percebi isso, gota de alcool na cabeça no pistao quando nao pega no frio), o vapor fica liquido devido a compressao... e tem outra, pesa mais no arranque o motor gira menos, diminuindo a velocidade do pistao, diminuido o vacuo e na puxando a mistura piorando tudo, e ainda gera mais corrente abaixando mais a tensao e piorando a faisca, so da problema taxa alta ate o motor pegar.
a igniçao mais forte so com vapor dentro, gota de alcool nao pega inicia explosao e faisca no ar idem. agora, taxa alta gera mais calor, por tanto depois de tentar tanto bater arranque que ele vaporiza e pega, mais isso pode afogar antes mesmo de chegar a esse ponto.
como falei pro Eduardo, vamos vender essa ideia pra as montadoras mundialmente e ficar milionário. os cara gastando milhões em tecnologia e nada.
façam um cadastro na MS la diz mais coisa. é uma boa fonte de cultura.
alguem aqui consegue partir com alcool abaixo de 20 °C ?
http://www.msbr.com.br/forum/index.php? ... 0-%C2%B0c/
um usuario mediu o pulso...
Medi em um carro original o PW de partida, e a 20ºC chega a 90ms durante o cranking com álcool. É cerca de 7 vezes mais do que o necessário pra partir com gasolina...
imagina pra quem tem alcool adaptado, ECU gasolina ainda é pulso gasolina!
nao estou exagerando nos numeros, é assim que funciona. a ECU no cranking com álcool pede muito alcool, sei bem disso pq precisou socar e socar alcool pra dentro, centelha com dwell de 15mseg :evil:, e 35° de avanço, e pouca abertura da valvula de ar, tudo pra facilitar e menos assim negaçao total abaixo dos 18°. e no meu caso é tudo novo nao tem nada usado. melhor que isso nao dá, acima de 20° é 1 tentativa e no max 3 seg e ja pega. abaixo disso tem que ir pra 2 e 3° e ate afogar o coitado.
pois é nao pega mesmo, 13° é o ponto que o alcool se liquefaz, tem um nome pra isso, a gasolina é em temperatura negativa, e o diesel é o melhor vai a -40° ja que é um oleo.
Vinicius, taxa de compressao mais alta piora a situaçao. alta compressao gera o fenômeno de liquefação(mesmo com meus 11.5:1 percebi isso, gota de alcool na cabeça no pistao quando nao pega no frio), o vapor fica liquido devido a compressao... e tem outra, pesa mais no arranque o motor gira menos, diminuindo a velocidade do pistao, diminuido o vacuo e na puxando a mistura piorando tudo, e ainda gera mais corrente abaixando mais a tensao e piorando a faisca, so da problema taxa alta ate o motor pegar.
a igniçao mais forte so com vapor dentro, gota de alcool nao pega inicia explosao e faisca no ar idem. agora, taxa alta gera mais calor, por tanto depois de tentar tanto bater arranque que ele vaporiza e pega, mais isso pode afogar antes mesmo de chegar a esse ponto.
como falei pro Eduardo, vamos vender essa ideia pra as montadoras mundialmente e ficar milionário. os cara gastando milhões em tecnologia e nada.
façam um cadastro na MS la diz mais coisa. é uma boa fonte de cultura.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Mensagens: 6510
- Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
Olha meu Monza já pegou sem usar gasolina em dias abaixo de 20° não sei no motor, mas ambiente eu tenho certeza... Demora mas pega... no meu antigo Monza o sistema de injeção automático de gasolina não funcionava direito, então tinha vezes que não injetava, aliás era raras as vezes que ele fazia isso sozinho, tinha sempre que injetar manualmente...
E algumas vezes por ficar sem gasolina no resevatório pegava, mas claro que, não era na mesma condição de gelo sobre o carro... Mas eram nos dias mais frios do ano...
E algumas vezes por ficar sem gasolina no resevatório pegava, mas claro que, não era na mesma condição de gelo sobre o carro... Mas eram nos dias mais frios do ano...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- rafael_club
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1541
- Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
poise tem coisas que são certas,carro a álcool consome mais e tem problemas relacionados a partida a frio e carro a gasolina anda menos e consome menos e não tem esse tipo de problemas. 
