Motor aguenta turbo sem forjar?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor aguenta turbo sem forjar?

Mensagem não lida por Surfin »

Eu me referia a 180cv com turbina mesmo, pra não ficar ruim em baixa. :smt023

Você tem os numeros de como ficou com a turbina? (potencia, torque, etc)

É muita coisa: ponto, taxa, combustível, intercooler, acerto de acordo com a pressão...
Alguem usa turbo na gasolina? ta em quanto a taxa?

no fim acho que vou acabar procurando um motor 2.2 do Vectra mesmo :lol:
Monza: SL/E 1993
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Surfin escreveu:Eu me referia a 180cv com turbina mesmo, pra não ficar ruim em baixa. :smt023

Você tem os numeros de como ficou com a turbina? (potencia, torque, etc)

É muita coisa: ponto, taxa, combustível, intercooler, acerto de acordo com a pressão...
Alguem usa turbo na gasolina? ta em quanto a taxa?

no fim acho que vou acabar procurando um motor 2.2 do Vectra mesmo :lol:
Não vejo necessidade de intercooler com tão pouca pressão. Somente se fosse para algo muito forte. É legal mas é um gasto desnecessário
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Intercooler sempre é bom em carros turbo, porque ar-comprimido sempre vai aquecer.

Mas para rodar no álcool, com a potência que você quer, concordo com o Marcell que seja dispensável.

Não tenho números, mas tenho alguns vídeos de retomadas, saindo de "turbina vazia" no youtube http://www.youtube.com/500ef . Já deve dar para você ter uma idéia de como fica.

Seu carro é 2.0 EFI à gasolina, não é? Se for mesmo turbinar, minha recomendação é você montar da seguinte forma:

- 1o passo: converter seu carro para álcool, trocando o bico pelo do monza à álcool (é barato, consulte a BHZ peças (31) 3029-2929, que eles despacham para todo Brasil por sedex) e depois mande adiantar o ponto de ignição no distribuidor em mais 6 graus.

Obs:
* Para andar com esta potência, é bem provável que seu bico original sirva como suplementar, portanto, guarde-o.
* Se quiser, pode fazer isso e continuar andando normalmente com o carro, enquanto junta a grana para o restante. E se o álcool for mais barato na sua região, ainda vai economizar uma graninha...

2o passo: compra do kit em si (turbina, coletor de escape, mangueiras, tubulações, manômetro, sonda lambda e multímetro, parafusos, abraçadeiras, velas frias, etc.)

3o passo: instalar tudo no carro

4o passo: mandar fazer o escapamento (se puder, mande fazer em 3", já prevendo futuros "upgrades". Se não der, não deixe fazerem nada menor que 2,5", que já seria o limite mínimo)

5o passo: compra de um gerenciador de bico suplementar e atraso de ponto. Eu uso o MEG da CMRacing, que pode vir com um módulo de ignição embutido (se você preferir usar de outro fabricante, ou o MEG sem ignição, vai ter que fechar bem as velas para não falhar).

6o passo: acerte o carro e já poderá sair pisando por aí... só não facilite com os cops, se não tiver regularizado a alteração.

Fazendo assim, você vai ter um carro com comportamento e consumo de original em baixas e potência extra à vontade se pisar mais forte um pouco no acelerador. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

500EF escreveu: Fazendo assim, você vai ter um carro com comportamento e consumo de original em baixas e potência extra à vontade se pisar mais forte um pouco no acelerador. :smt023
Consumo melhor que original, pois mesmo a turbina nao estando cheia, tu ganha em eficiencia volumétrica.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

Marcell 500 EF escreveu:
500EF escreveu: Fazendo assim, você vai ter um carro com comportamento e consumo de original em baixas e potência extra à vontade se pisar mais forte um pouco no acelerador. :smt023
Consumo melhor que original, pois mesmo a turbina nao estando cheia, tu ganha em eficiencia volumétrica.

Não, man, isso já foi discutido aqui. Carro turbo gasta um pouco mais, mesmo sem encher a turbina, pois tem menos taxa, e isso diminui a eficiência térmica do motor.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Sim, tem menos taxa, perde na efeciência termica pela alta temperatura do ar, mas tu ganha no volume de ar e ganha na volumétrica, isso sem falar na melhor centelha que se tem. Se fosse tudo original, seria perda, com com o melhor sistema de queima, tu acaba ganhando em consumo e não perdendo. Fizemos um teste uma vez, não sei como conseguimos, rodando com o carro antes de turbinar, ele estava fazendo em média, 5,6km/l na cidade, depois de turbinado e devidamente acertado, fizemos exatamente o mesmo trajeto, e sem usar a turbina em nenhum momento, trocando sempre abaixo de 2,500 como foi feito antes, e a surpresa, o carro fez 6,7km/l, abastecedo no mesmo posto e nas condições mais próximas possíveis.

Como tu explica isto então? É uma diferença bem grande para ser considerada erro %.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

Marcell, testes assim são complicados, precisa ser algo controlado para se chegar a resultados consistentes. Eficiência térmica não se refere à temperatura do ar admito, e sim à eficiência de queima de um motor (quanta energia aproveitável o motor gera com determinada quantidade de combustível). Eficiência volumétrica é a capacidade de admitir mais ar, e isso NÃO melhora o consumo do motor, apenas aumenta o torque.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

TheRipper escreveu:Marcell, testes assim são complicados, precisa ser algo controlado para se chegar a resultados consistentes. Eficiência térmica não se refere à temperatura do ar admito, e sim à eficiência de queima de um motor (quanta energia aproveitável o motor gera com determinada quantidade de combustível). Eficiência volumétrica é a capacidade de admitir mais ar, e isso NÃO melhora o consumo do motor, apenas aumenta o torque.
Sim, mas mais torque, e menos pé no acelerador = economia. Sim, eficiencia térmica é a temperatura da queima, o trabalho gerado pela queima, a força com que os gases empurram os pistões. Sei que o teste não é exato, é uma média, mas mesmo assim, a diferença foi grande. Quanto mais torque em baixa, mais economia se tem, pois menos se pisa para ter a mesma força , principalmente em arrancadas.

Mas isso mesmo que eu falei, o sistema original do carro, não daria conta de queimar tudo, mas com uma melhor centelha e melhor gerenciamento do motor, podemos obter um melhor aproveitamento da mistura, e por si só, gerar economia na fase aspirada do motor.
Responder