Carlos e Amigos,
no meu caso (alcool) como disse é indiferente, por alguns motivos:
1- Raramente pego estrada, minha quilometragem é cidade 2015 rodei 6.500 km media grossa de 500 km/mes
2- Meu AC e AQ estão desativados embora eu ligue a ventoinha na 1ª velocidade e de vez enquanto deixo ligar na 1ª velocidade para dar uma 'limpada1 no radiador (uso sempre aditivo - aprendi à duras penas no bolso).
3-Se o disco fechar o duto quatro por 1 ou 2 minutos não interferirá no AQ obviamente por estar desligado e mesmo que estivesse funcionando.
4-Se eu achar a VT Wahler com disco vai para o estoque de peças de reposição pois tenho um xodó pelo meu Monza. E agora há a marca BorgWarner para procurar (talvez peça para meu filho que mora em Sampa comprar uma para mim.
[Dando a continuidade de um
off topic que introduzi no início desta matéria que foi a quebra dos parafusos do Suporte da VT. Fiz a rosca na 2ªFeira e fiz a re-montagem na 3ªF. Na quarta cedíssimo 6:20h levando minha filha para a cidade o motor deu uma acelerada ficando entre 2000 a 2500 rpm. Pensei: será que fiz uma KHDA na montagem? Desliguei o motor umas 3 vezes e aí ele estabilizou. Após almoço umas 2 horas saí novamente e ele acelerou novamente o mesmo defeito. Chegando em casa troquei o Interruptor da borboleta que havia trocado em 14.05.15 pelo mesmo problema (o anterior era Delphi made in China e este que pifou também. O anterior durou uns 6 meses e este 13 meses.(China por China eu coloquei um mais barato MTE que já estava no meu estoque de reposição e vamos ver a sua durabilidade).
Não parou por aí a maré ruim. No mesmo dia à tarde fui buscar minha filha na cidade e estacionei numa vaga entre 2 carros. Ao tentar engatar a ré para sair da vaga não entrou mais. A sorte é que estava passando um rapaz e ele me ajudou a empurrar o Monza para trás para que pudesse engatar a primeira e sair. No dia seguinte fui à um mecânico meu amigo, há 3 quadras de casa e ele testou e afirmou, não está engatando por que quebrou o cabo na alavanca nada a ver com o liame do trambulador.
Menos mal, fiz a troca do cabinho ( já havia feito uma vez e tinha a chave allen de 1mm e a de 3mm e tinha também o cabinho de aço que guardei de uma impressora xerox desmontada (mas pode ser usado cabinho de aço de varal de 1 a 2mm)). A conexão entre o cabo quebrado e o novo eu fiz com uma peça metálica com dois parafuzinhos que aproveitei de uma barrinha de conectores elétricos (a menor) e depois cortei os parafuzinhos para não raspar e criar resistência internamente onde corre o cabo ( simples assim

Acabou a maré, espero]
Quero dizer com tudo isso que nossos Monzas estão envelhecendo junto com a gente e se pretendemos conservá-los vale a pena investir em peças boas ou originais e mantê-las no estoque por que estão virando raridade. O último a sair de linha já está com 20 aninhos. No interior fora de São Paulo a 'coisa' complica ainda mais.