Luiz Carlos (Rio) escreveu:
Rafaelo
Permita-me discordar dessa afirmativa.
O solenóide de partida tem por funções únicas empurrar o impelidor do motor de arranque contra a cremalheira e, no seu final de curso, colar os contatos para alimentar com corrente direta da bateria os enrolamentos do referido motor.
Luiz eu te entendi, tb sei disso, o solenoide consume sua corrente maxima e nao varia conforme a variaçao da compressao no momento, porem tb é influenciada pelo o restante do sistema(tensao conforme a reserva da bateria). ambos estao aterrados juntos, se o motor de arranque for mais exigido ou menos vai ter uma pequena variaçao na corrente do selenoide que por sua vez passa pelo comutador, de qualquer forma sao 40 a 50A passando desnecessariamente pelo chaveador. era pra ser feito como é hoje por reles e so um fio de 0,75mm² pra acionar um rele de 250mA esse sim deveria ser o correto no monza, entao se aliviou uma corrente de 50A que danifica o comutador desnecessariamente. ou os 20A do motor do ventilador do radiador que passa por ali tb desnecessariamente, era pra ter um rele la no cofre. perto da fonte. protegido por um maxfuse como é feito no omega e vectra 94.
Luiz Carlos (Rio) escreveu:No Monza a álcool a amperagem é maior do que no Monza à gasolina, mas a amperagem que não passa pelo comutador
como estao ligados no mesmo sistema o solenoide que passa a corrente pelo comutador tambem é atingida. se o motor pesa mais a corrente que passa pelo solenoide tb muda um pouco. claro que nao é muita diferença pq nao é o motor propriamente dito, mas tem sim influencia, se lembrar que o solenoide esta atrelado ao mesmo sistema de carga.
ainda nao comprei meu amp de indução DC, so tenho AC, quando tiver mostro pra voces na pratica com e sem vela. a diferença, mas é pequena. mas nao é a mesma nao... agora, quem sofre mais com essa diferença mecanica que falamos é o proprio motor do motor de arranque esse sim e esse é direto nao tem proteçao devido a alta corrente. porem o solenoide tb varia a corrente conforme oque o motor pede.
Luiz Carlos (Rio) escreveu:
Nota: Segundo tenho lido em várias fontes (nunca testei eu mesmo), a amperagem considerada normal para o automático de um carro de passeio com sistema elétrico de 12 volts gira em torno dos 15/20 amperes.
é pouco, e mais que isso Luiz, nao faz sentido apenas 20, e a logica nos diz o seguinte, entao pq tem um rele de 70A nominal somente pra partida(todos os que eu tenho GM aqui sao 70A), se consome apenas 15A... entao teria que ter um de 30A , o rele é mostrado a corrente nominal e nao a de pico, ou seja ate 70A constante, e a bitola do fio é de 2,5mm² isso é pra mais que 20A. quem consome 20A é o motor do radiador sem AC, ja testei aqui. o rele de 70A é a folga mas uma folga tao grande?. eu tb nao testei no monza mas como disse, pela logica é mais que 30A eu acredito que seja entre 40 a 50A nominal. quando comprar o equipamento vou testar.