Motor de partida rápida Euro. Instalação no Monza.
-
- Membro GLS (Nível 6)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Motor de partida rápida Euro. Instalação no Monza.
assim vc bota medo na rapaziada, a partir de agora vou sempre achar que meu Monza está prestes a pegar fogo kkk.
Brincadeiras a parte, a elétrica do Monza deixa bastante a desejar mesmo. Ausência de interruptor inercial, comutador problemático, fusível de eletroventilador compartilhado com a mala elétrica kkkk, Não sei em q parte dos anos 90 que os novos padrões veiculares da ABNTT entraram em vigor mas se vc pegar um Omega 3.0 por exemplo e comparar com um Monza, mesmo sendo projetos diferentes, a diferença no quesito segurança na parte elétrica é gritante.
Brincadeiras a parte, a elétrica do Monza deixa bastante a desejar mesmo. Ausência de interruptor inercial, comutador problemático, fusível de eletroventilador compartilhado com a mala elétrica kkkk, Não sei em q parte dos anos 90 que os novos padrões veiculares da ABNTT entraram em vigor mas se vc pegar um Omega 3.0 por exemplo e comparar com um Monza, mesmo sendo projetos diferentes, a diferença no quesito segurança na parte elétrica é gritante.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport
Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme
Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE
Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport
Ex - Fox 1.0 Trend 2008
AC, TE e VE
Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
-
- Membro GLS (Nível 6)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
:smt031 :smt020 :smt030 :smt030 :smt030 :smt030
Não resisti a tentação...

Não resisti a tentação...

Azul Atlantis 89 2.0
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1994
- Injeção: EFi
Rafaeloa compressao do motor, avanço, etc infle na corrente do solenoide...
Permita-me discordar dessa afirmativa.
O solenóide de partida tem por funções únicas empurrar o impelidor do motor de arranque contra a cremalheira e, no seu final de curso, colar os contatos para alimentar com corrente direta da bateria os enrolamentos do referido motor.
Ele faz tudo isso antes do motor começar a girar, portanto o esforço para girar o motor do carro, que depende da temperatura ambiente (que torna os óleos (do motor e da caixa de marchas, já que o eixo piloto da mesma, com todas as suas engrenagens, gira parcialmente imerso em óleo de alta viscosidade) mais densos) e outros fatores.
A compressão do motor é o fator mais importante, na minha opinião, para o consumo do motor de arranque.
Um motor de arranque girando livre, isto é, fora do motor, quase não consome nada.
Já o motor de um trator à díesel, com sua compressão em torno dos 20:1, pode puxar até 1000A.
No Monza a álcool a amperagem é maior do que no Monza à gasolina, mas a amperagem que não passa pelo comutador.
Nota: Segundo tenho lido em várias fontes (nunca testei eu mesmo), a amperagem considerada normal para o automático de um carro de passeio com sistema elétrico de 12 volts gira em torno dos 15/20 amperes.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
Luiz eu te entendi, tb sei disso, o solenoide consume sua corrente maxima e nao varia conforme a variaçao da compressao no momento, porem tb é influenciada pelo o restante do sistema(tensao conforme a reserva da bateria). ambos estao aterrados juntos, se o motor de arranque for mais exigido ou menos vai ter uma pequena variaçao na corrente do selenoide que por sua vez passa pelo comutador, de qualquer forma sao 40 a 50A passando desnecessariamente pelo chaveador. era pra ser feito como é hoje por reles e so um fio de 0,75mm² pra acionar um rele de 250mA esse sim deveria ser o correto no monza, entao se aliviou uma corrente de 50A que danifica o comutador desnecessariamente. ou os 20A do motor do ventilador do radiador que passa por ali tb desnecessariamente, era pra ter um rele la no cofre. perto da fonte. protegido por um maxfuse como é feito no omega e vectra 94.Luiz Carlos (Rio) escreveu:
Rafaelo
Permita-me discordar dessa afirmativa.
O solenóide de partida tem por funções únicas empurrar o impelidor do motor de arranque contra a cremalheira e, no seu final de curso, colar os contatos para alimentar com corrente direta da bateria os enrolamentos do referido motor.
como estao ligados no mesmo sistema o solenoide que passa a corrente pelo comutador tambem é atingida. se o motor pesa mais a corrente que passa pelo solenoide tb muda um pouco. claro que nao é muita diferença pq nao é o motor propriamente dito, mas tem sim influencia, se lembrar que o solenoide esta atrelado ao mesmo sistema de carga.Luiz Carlos (Rio) escreveu:No Monza a álcool a amperagem é maior do que no Monza à gasolina, mas a amperagem que não passa pelo comutador
ainda nao comprei meu amp de indução DC, so tenho AC, quando tiver mostro pra voces na pratica com e sem vela. a diferença, mas é pequena. mas nao é a mesma nao... agora, quem sofre mais com essa diferença mecanica que falamos é o proprio motor do motor de arranque esse sim e esse é direto nao tem proteçao devido a alta corrente. porem o solenoide tb varia a corrente conforme oque o motor pede.
é pouco, e mais que isso Luiz, nao faz sentido apenas 20, e a logica nos diz o seguinte, entao pq tem um rele de 70A nominal somente pra partida(todos os que eu tenho GM aqui sao 70A), se consome apenas 15A... entao teria que ter um de 30A , o rele é mostrado a corrente nominal e nao a de pico, ou seja ate 70A constante, e a bitola do fio é de 2,5mm² isso é pra mais que 20A. quem consome 20A é o motor do radiador sem AC, ja testei aqui. o rele de 70A é a folga mas uma folga tao grande?. eu tb nao testei no monza mas como disse, pela logica é mais que 30A eu acredito que seja entre 40 a 50A nominal. quando comprar o equipamento vou testar.Luiz Carlos (Rio) escreveu: Nota: Segundo tenho lido em várias fontes (nunca testei eu mesmo), a amperagem considerada normal para o automático de um carro de passeio com sistema elétrico de 12 volts gira em torno dos 15/20 amperes.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- MODERADOR
pra ilustrar oque venho falando, se a compressão e o ponto, temperatura, oleo, etc influenciam na corrente do motor do (motor de arraque) entao influencia a tensao, que por sua vez, influencia a corrente do solenoide, que por sua vez vai influenciar la no comutador.

esse esquema simples mostra isso, o resistor faz o papel da carga(solenoide). e a variaçao da tensao provocada por algum motivo tb... por tanto um motor de arranque eficiente vai transportar mais corrente no solenoide ou seja o maximo que ele pode consumir dependendo de sua resistência é claro.
era isso que estava querendo dizer, nada é de graça, uma coisa influencia a outra.
agora tem uma coisa, se o solenoide do Remy é mais ou menos eficiente que o Bosch,Arno do monza nao sei... oque sei que o motor é mais economico. de qualquer forma sao 40 a 50A passando onde nao deveria

esse esquema simples mostra isso, o resistor faz o papel da carga(solenoide). e a variaçao da tensao provocada por algum motivo tb... por tanto um motor de arranque eficiente vai transportar mais corrente no solenoide ou seja o maximo que ele pode consumir dependendo de sua resistência é claro.
era isso que estava querendo dizer, nada é de graça, uma coisa influencia a outra.
agora tem uma coisa, se o solenoide do Remy é mais ou menos eficiente que o Bosch,Arno do monza nao sei... oque sei que o motor é mais economico. de qualquer forma sao 40 a 50A passando onde nao deveria

- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1994
- Injeção: EFi
Eu sabia que estava esquecendo algo a respeito do automático de partida, e folheando um livro antigo pude relembrar como é esse solenóide.

Ele possui dois enrolamentos. Um, com fios mais grossos, e que puxa mais corrente, é o responsável por puxar o núcleo móvel do mesmo, até que o mecanismo de pinhão e roda livre (erradamente chamado de bendix) avance até a cremalheira do volante do motor e o disco de contato cole.
Outro enrolamento, com fios mais finos e que puxa menos corrente, só faz reter os contatos e o pinhão avançados.
Qdo se aciona a partida do motor, a corrente vinda do comutador de partida circula pelos dois enrolamentos (é qdo se dá o consumo máximo de carga da bateria pelo solenóide).
Ao colar o pinhão e o disco de contatos do automático, a corrente passa a circular só pelo segundo enrolamento, poupando a carga da bateria para girar o motor de arranque.
Então, o solenóide tem duas amperagens diferentes: A total, que segundo tenho lido em várias fontes gira entre 15 e 20 amperes, e a amperagem parcial, que deve ser menor do que isso.
Claro que o ideal seria medir esse consumo, para ter certeza. :smt017
Por este vídeo (carro com motor de 4 cilindros, se não me engano com 16 válvulas), dá pra ver que o motor de arranque, no seu consumo máximo (motor de arranque + solenóide + demais consumos no momento, gasta em torno de 100 amperes:
https://www.youtube.com/watch?v=d2nPHWNoDSA
Abs

Ele possui dois enrolamentos. Um, com fios mais grossos, e que puxa mais corrente, é o responsável por puxar o núcleo móvel do mesmo, até que o mecanismo de pinhão e roda livre (erradamente chamado de bendix) avance até a cremalheira do volante do motor e o disco de contato cole.
Outro enrolamento, com fios mais finos e que puxa menos corrente, só faz reter os contatos e o pinhão avançados.
Qdo se aciona a partida do motor, a corrente vinda do comutador de partida circula pelos dois enrolamentos (é qdo se dá o consumo máximo de carga da bateria pelo solenóide).
Ao colar o pinhão e o disco de contatos do automático, a corrente passa a circular só pelo segundo enrolamento, poupando a carga da bateria para girar o motor de arranque.
Então, o solenóide tem duas amperagens diferentes: A total, que segundo tenho lido em várias fontes gira entre 15 e 20 amperes, e a amperagem parcial, que deve ser menor do que isso.
Por este vídeo (carro com motor de 4 cilindros, se não me engano com 16 válvulas), dá pra ver que o motor de arranque, no seu consumo máximo (motor de arranque + solenóide + demais consumos no momento, gasta em torno de 100 amperes:
https://www.youtube.com/watch?v=d2nPHWNoDSA
Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
- MODERADOR
ainda nao faz sentido na nossa aplicação...Luiz Carlos (Rio) escreveu: Então, o solenóide tem duas amperagens diferentes: A total, que segundo tenho lido em várias fontes gira entre 15 e 20 amperes, e a amperagem parcial, que deve ser menor do que isso.
como falei antes, tanto vectra A, omega, vectra C e astra e zafiras ultimos modelos, usam "rele de partida"(se preferirem rele de selenoide do motor de arranque) de 70A e a seção do fio que alimenta esse motor é de 2.5mm² esta bem claro la no diagrama esses valores. inclusive eu tenho o material físico e literario aqui em casa.
so isso ja poderia saber que a corrente que passa ali é superior que apenas 15 a 20A. se fosse so isso, agente teria um fio de 1,5mm² e um rele de 30A como é o caso dos ventilador de radiador desses carros que citei.
nem precisaria verificar pra saber que o consumo é superior a isso, ate pode ser 20A porem em arranque de moto, motores pequenos. agora de passeio e mais precisamente um motor GM familia II certamente é maior. quanto maior? nao sabemos é so teoria ate medir, eu acredito pela capacidade do rele e a seção do fio que seja entre 40 a 50A
quando comprar meu AC/DC amp eu verifico isso pra fins didático, alias eu vou tirar la do forro o motor de arranque e por na bancada
-----------------------
fiz questao de mostrar os rele responsaveis pelo acionamento do motor de arranque nos carros que citei acima

nao é um simples rele, ele tem ate terminais maiores onde passa a corrente de potencia. ninguem projeta algo sem antes saber oque esta fazendo, se colocaram um rele desse "tamanho" é pq certamente precisa, se fosse apenas 20A seria aqueles relezinhos normais de 30A e terminal comum.
o rele rosado é do vectra A etc, o amarelo é dos GM atuais, ambos 70A ou seja ate 70A de consumo.
-
- Membro GLS (Nível 6)
- Modelo: Não tenho Monza :(
CORREÇÃO IMPORTANTE:
Desculpem o off :smt023
Só ratificando e corrigindo oq eu comentei, havia dito que meu carro demorava um pouco pra pegar no gnv, mas nesse fim de semana descobri que isso não é normal e descobri tambem o defeito: Apenas regulagem do redutor de pressão. Acheo válido vim corrigir aqui no forum, pra nao deixar uma informação errônea aqui.matheusrsouza escreveu:Eu uso o carro em 90% do tempo no gás e o Monza carburado costuma 'afogar' na partida qd ta no GNV (por causa do conjunto ponto inicial + GNV injetando o tempo todo e o fato do meu carro não ter variador de avanço) e o uso de um arranque mais moderno se torna fundamental. Não é uma coisa que demooore pra pegar, mas meu carro, frio, demora de tres a cinco seg pra pegar, então, um sistema com redução, se torna fundamental. Na gasolina ele pega no estalo, mas pra pegar na gasolina, você tem que desligar ele na gasolina, e ficar passando de um pra outro ferra com a caixinha comutadora do sistema de GNV, principalmente no carburado.
Desculpem o off :smt023
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Ex - Fox 1.0 Trend 2008
AC, TE e VE
Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Ex - Fox 1.0 Trend 2008
AC, TE e VE
Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.