O modo automático do limpador de para-brisa, aquele que limpa, da um tempo, limpa de novo sozinho, seis tão ligado.
Em fim, ele não ta funcionando direito, eu aciono ele, roda até metade do vidro, para, depois vai até final, para de novo.
e fica assim, tipo, intervalo de 2 segundos aproximadamente. eu ainda nem botei a mão para desmontar porque quero saber a opinião de vocês primeiro.
O que pode ser? :smt017
Chave do Limpador.
Relé Temporizador.
Ou o próprio Motor do Limpador.
Eu aprendi alguma coisa sobre motores de limpador de parabrisas na época do meu Gordini.
Eu desligava o danado e ele continuava funcionando, desde que a chave de ignição estivesse ligada.
Descobri que o motor do limpador tinha dois enrolamentos elétricos. Um deles era o enrolamento principal, que era energizado qdo se ligava a chave do limpador.
O outro enrolamento era o auxiliar, que só servia para fazer o limpador parar na posição inferior. Esse enrolamento recebia alimentação direta pós chave, e era desligado por contatos dentro da carcaça do motor, sempre que as palhetas atingiam a posição de descanso, em baixo do parabrisa.
No Chevette aprendi mais alguma coisa. O limpador dele tinha 2 velocidades, mas não tinha temporizador.
Comprei no exterior, numa da minhas viagens, um temporizador universal, e quebrei a cabeça para instalar o mesmo no Chevetinho.
Então, passo aqui alguma coisa interessante: Atualmente acredito que os motores ainda tenham os dois enrolamentos. Um deles, qdo se liga a chave de ignição, gira o motor, sem interessar a posição das palhetas. Se o motorista desligar a chave, o motor pararia em qualquer posição.
Aí é que entra o enrolamento auxiliar. Sempre que a chave de ignição estiver ligada, esse enrolamento recebe corrente...mas existem alguns contatos no motor que ligam e desligam a corrente, dependendo da posição das palhetas.
O temporizador aproveita esse enrolamento auxiliar para fazer seu trabalho. Ele manda corrente de tempos em tempos para o motor (acredito que manda para o enrolamento auxiliar, que faz o motor girar devagar. Essa corrente é só por um tiquinho de tempo, mas é suficiente para fazer o motor girar e os contatos citados anteriormente fazem o resto, isto é, fazem as palhetas darem uma limpada no vidro.
Se as palhetas não param na posição inferior ao se desligar a chave do limpador, ou se ao se acionar o temporizador as palhetas se moverem só um pouco ou de maneira errática, grande chance dos contatos internos estarem com problemas.
Abs