Temporizador do Limpador de para-brisa ta loco.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Temporizador do Limpador de para-brisa ta loco.

Mensagem não lida por dutra s a »

acho que nao tem diferença de força entres os modelos de motores, o que conta muito é todo o mecanismo bem lubrificado e sem imperraçoes pra entao facilitar o trabalho , motor, encaixe das hastes, vidros , limpadores bons ...e bateria boa tambem kkk

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
ronaldo_kepp
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por ronaldo_kepp »

Olá Carlos Freire voltei . Olha a situação das peças internas do motor do limpador de parabrisas .
Ja aproveitei e abri a parte do motor tambem para dar uma lichadinhas de leve nos 3 carvãozinhos .

Imagem
Imagem

A parte interna onde se dá o contato o primeiro da direita para a esquerda é amassadinha mesmo ou não .
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A parte que interessa é desses contatos e dessa engrenagem. O motor mesmo nem era preciso desemontar.
A engrenagem a imagem não está nítida para avaliar.
os contatos mostra um fora de posição, bem torto. Esse segundo... Está faltando ou não tem mesmo? a quantidade de fios que entra nessa parte é a quantidade de contatos.

O que é de estranhar é ter ido até um profissional auto elétrico e ele não ter feito avaliação nesse motor...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
ronaldo_kepp
Membro SL (Ní­vel 1)

Concordo com você .
Levei até o auto elétrico onde o mesmo desencaixou o terminal correspondente ao automatico e disse que seria nescessário trocar " automatico " . Eu como não entendo muito bem fiquei com isso martelando por isso recorri a vocês antes de efetuar a troca .
No interior não sei lhe dizer se esta faltando 1 dos contatos ja que não há marcas de que tenha sido quebrado . O outro que estava amassado eu o indireitei .
Tenho uma fonte de 12 volts e vou testar antes de montar e logo mais retorno para lhe falar o resultado .

Desde já obrigado pela iniciativa em tentar resolver o meu problema .
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No contato faltando, é só olhar se do outro lado tem fio fio soldado. Se tiver, esse contato quebrou.

Na montagem não esqueça de verificar o alinhamento e se a parte redonda dos contatos estão ficando na posição correta.
Analise bem a parte metálica nas costas da engrenagem quanto a imperfeições e furos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
ronaldo_kepp
Membro SL (Ní­vel 1)

Coisa de louco kkk

A haste que aparentemente esta quebrada do outro lado esta ligada ao fio vermelho e coincidentemente esse fio " vermelho" esta funcionando e na velocidade mais rapida .
O que leva a crer que é assim mesmo neh ja que o mesmo funcionou .
De acordo com a imagem abaixo vou tentar explicar o seguinte: Fio verde funciona lentamente= velocidade 1 e o fio vermelho funciona rapidamente= velocidade=2
Fio branco da esquerda não funciona e o preto tambem não funciona e nem como negativo .

Imagem
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O modo automático do limpador de para-brisa, aquele que limpa, da um tempo, limpa de novo sozinho, seis tão ligado. :!:
Em fim, ele não ta funcionando direito, eu aciono ele, roda até metade do vidro, para, depois vai até final, para de novo.
e fica assim, tipo, intervalo de 2 segundos aproximadamente. eu ainda nem botei a mão para desmontar porque quero saber a opinião de vocês primeiro.
O que pode ser? :smt017
Chave do Limpador.
Relé Temporizador.
Ou o próprio Motor do Limpador. :?:
Eu aprendi alguma coisa sobre motores de limpador de parabrisas na época do meu Gordini.
Eu desligava o danado e ele continuava funcionando, desde que a chave de ignição estivesse ligada.
Descobri que o motor do limpador tinha dois enrolamentos elétricos. Um deles era o enrolamento principal, que era energizado qdo se ligava a chave do limpador.
O outro enrolamento era o auxiliar, que só servia para fazer o limpador parar na posição inferior. Esse enrolamento recebia alimentação direta pós chave, e era desligado por contatos dentro da carcaça do motor, sempre que as palhetas atingiam a posição de descanso, em baixo do parabrisa.

No Chevette aprendi mais alguma coisa. O limpador dele tinha 2 velocidades, mas não tinha temporizador.
Comprei no exterior, numa da minhas viagens, um temporizador universal, e quebrei a cabeça para instalar o mesmo no Chevetinho.

Então, passo aqui alguma coisa interessante: Atualmente acredito que os motores ainda tenham os dois enrolamentos. Um deles, qdo se liga a chave de ignição, gira o motor, sem interessar a posição das palhetas. Se o motorista desligar a chave, o motor pararia em qualquer posição.
Aí é que entra o enrolamento auxiliar. Sempre que a chave de ignição estiver ligada, esse enrolamento recebe corrente...mas existem alguns contatos no motor que ligam e desligam a corrente, dependendo da posição das palhetas.
O temporizador aproveita esse enrolamento auxiliar para fazer seu trabalho. Ele manda corrente de tempos em tempos para o motor (acredito que manda para o enrolamento auxiliar, que faz o motor girar devagar. Essa corrente é só por um tiquinho de tempo, mas é suficiente para fazer o motor girar e os contatos citados anteriormente fazem o resto, isto é, fazem as palhetas darem uma limpada no vidro.
Se as palhetas não param na posição inferior ao se desligar a chave do limpador, ou se ao se acionar o temporizador as palhetas se moverem só um pouco ou de maneira errática, grande chance dos contatos internos estarem com problemas.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
ronaldo_kepp
Membro SL (Ní­vel 1)

Após desamassar uma das hastes internas no motor remontei o mesmo e coloquei para funcionar , fiz os testes sem as palhetas e funcionaram perfeitamente eu fiquei todo contente acreditando que tinha resolvido o problema afinal o automatico havia voltado a funcionar e parou de queimar fusíveis .
Depois de colocar as palhetas para regular a altura , voltou a queimar fusiveis .
Acho que vou desistir e comprar 1 outro motor e ja que vou ter que gastar vou procurar saber se tem como colocar o do vectra como nosso amigo acima citou .

Obrigado pela paciência a colaboração galera !!!
Responder