500EF escreveu:Eu entendi o que quis dizer. Pelo gráfico postado, isso acontece aos 0,95v aproximadamente.
Até lá, apesar de qualquer variação mostrar uma mudança significativa na relação, note que ela tem um comportamento linear.
exato, é exatamente como uma "gangorra plana" o valor de saida da sonda narrow. ja a wide é formato de rampa... parte alta mistura pobre - parte baixa mistura rica.
nao é atoa que os manuais/livros/literatura de Eng. de programação de motores(tenho um muito bom porem em eng) alertam a sempre usar Wideband pra otimizar a queima com maior eficiência volumétrica possivel(menos consumo e poluiçao possivel). é claro com Narrow tambem dá, mais vai ter um trabalho muito maior e a eficiência será bem mais baixa.
500EF escreveu:Na prática, o que pode observar é que se pegar um carro novo e ler a sonda dele em wot, ela vai mostrar alguma coisa entre 0,86v e 0,90v. Sinal que as fábricas programam as ECU para máxima potência (que se danem consumo e poluição nesta hora. Afinal, quem quer economia em wot? rsrsrs) nesta região.
ate a parte da poluição tu esta certo, nao tem como queimar em alta carga sem poluir. é preciso uma mistura mais rica senao nao gera potencia... mais na parte da 'maxima potencia' nao é bem assim nao. ja expliquei isso em outro topico, mais vale lembrar denovo, e nem e eu que to falando, é os eng. programadores de ECU.
motores de fabrica(passeio) sao programados com margem de segurança, nao sao programados operando dentro da área limite - nenhuma fabrica quer isso, o motor é programado ate um limite seguro. nos forum de programação de ECU OEM conheço alguns, onde é feito re-programaçao em motor original e o ganho é bem expressivo ate. isso te mostra que o motor ta programado com folga e da pra sugar mais potencia dele... isso varia da politica de cada empresa tem um limite tecnico, algumas sao pra passar nos imposto! ta lembrado no astra 99 ?

foi castrado no pico de potencia a mistura la pra rebaixar a potencia. tem outros exemplos.
isso é uma regra na engenharia de motores, tenho uma literatura que diz isso. existem alguns carros com botao esportivo, outros economico, sabem pra serve isso? nao, nao é enfeite. isso muda na ECU as configurações.
botao sport: o avanço fica mais alto, curva mais agressiva, limite giro mais alto, mistura mais gorda e mais alta rpm pra extrair o maximo de potencia do motor ate o limite, um pouco antes claro.
botao economy: deixa a área WOT em 13:1~13,5 AFR normal é 12,5~13:1 AFR em aspirado - área cruzeiro mais pobre do que o normal - avanço. voltando ao WOT isso faz perde um pouco de potencia, afinal ta deixando mais magra a mistura nao é? nao tem como conseguir potencia estequiometrico rsrsrsr.
aproveito o embalo e ja deixo um texto da uma olhada vale apena.
leia na parte.
Tuning for economy(programaçao pra economia)
http://www.msextra.com/forums/viewtopic.php?f=4&t=41133
foi oque falei acima, narrow nao é apropriado na programaçao de um motor virgem... nao tem como saber ao certo onde se anda em uma narrow. nao diz nada so se ta quente,frio,morno.
With a narrow band, it's a bit tougher to set it for maximum economy.
ali diz algo da zona cruzeiro, mais pobre. e ja li em outro lugar a WOT pra deixarem em 13:1 ou alguns motores em 13,5:1 pra quem quer economia sem comprometer o motor e a potencia.
agora eu fico me imaginando.... como é que um eng de programaçao de ECU vai conseguir deixar a mistura algo como 15 a 16 AFR em uma narrow se a parada so oscila

ja que ta perto da zona estequiometrica. é quase impossivel, é chutometro total. ja apanhei muito da narrow pra programar o N20XF virgem, depois que coloquei a Wide ficou facil e preciso.
500EF escreveu:Nos flex, você vai achar mistura um pouco mais "gorda". Talvez façam como estratégia para evitar detonação com os motores de taxa de compressão mais altas.
Eduardo, nao da pra tu usar valores narrow como referencia de algo. liga uma sonda wide la depois podemos ver qual a AFR ta saindo da queima.
narrow nao te diz quanto rico esta, esse valor que tu viu no teu carro 0.86v sei la 0.96... isso ae é saida da sonda te informando uma zona rica apenas. como falei, narrow nao fraciona a queima, nao tem como te dizer quantos volume de oxigenio tem na queima.
narrow dando 0.86V, pode ser 13:1, pode ser 13,5:1, pode ser 12:1... so pra terem ideia 0.5 AFR da uma pu*ta diferença no tamanho do pulso da injetada.
500EF escreveu:Claro que elas não calibram o motor com uma sonda narrow. Mas uma vez calibrados pela engenharia, com os equipamentos adequados, é possível acompanhar o que está acontecendo no motor com ela mesma. :smt023
isso que ia falar, a programaçao de um motor virgem(projeto original sem IE, motor bruto) é feita da seguinte maneira.
- motor é fixado ao um dinamômetro de motor(bancada)
- acopla-se sensor analisador de gases
- imprime areas de simulações de condiçoes de funcionamento de um motor(idle cold,idle hot,start,cranking,desaceleration,aceletarion,warm-up,WOT,cruiser,etc)
- programam e deixam uma margem de segurança do motor, tanto consumo, como potencia
* depois que programaram, tiveram as (AFR) anotado de tudo, cruzam as AFR do analisador de gases com os valores da sonda narrow e geram o mapa lambda da mistura em narrow
* se a ECU for wideband so é feito uma trasferencia de AFR pra o mapa da lambda, ae é outro nivel. os carro hoje estao vindo wide, devido o custo ainda ser alto estao vindo.
programar um motor em narrow so o Pai Mei ou chuck norris conseguem.