Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI

Mensagem não lida por waldir »

Luiz Carlos,

o modulo Hei não queima com 14V mesmo se estiver sem pasta térmica... ele é bem robusto e você sabe disso.

Então a falha certamente está sendo provocada pelo conector/encaixe da bob. impulsora no módulo ou falta de aterramento.

Pode ser também conectores de 4 pinos e de dois do Hei para a UCE.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Módulo instalado e fio terra idem:

Imagem[/URL][/img]

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1993

Mensagem não lida por saul jorge »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Olá pessoal.

Módulo instalado e fio terra idem:

Imagem[/URL][/img]

Abs
Se teu problema é hey de má qualidade,tenho um original gm de 96 sobrando aqui,ele ainda funciona...
Quanto ao fio da bobina invertida,eu sofri com isso quando comprei uma delphi e o carro nao pegava,tinha que inverter os fios do conector dela para o carro pegar,mas ouvi dizer que era um lote de peças falsificadas ,nao sei se é verdade.comprei outra na acioly e resolvi o problema.
Distribuidores paralelos costumam ser muito ruins e nao dar avanço correto,foi um desespero total. Perdi ums 2 hey nessa epoca,comprei um distribuidor original no desmanche e estou rodando tranquilamente até hoje,nunca mais tive problemas com igniçao.
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Sem querer me meter, sobre o lance do aterramento, e posições do HEI e etc...

Eu tava conversando com um amigo num evento que rolou sabado em Seropédica, ele comprou um Monza a pouco tempo e tem o HEI num lugar bem estratégico, fora daquela caloria danada ali do distribuidor, no fluxo de ar da ventoinha (se bem que há de se testar a eficiência térmica do hei nessa posição) e o melhor de tudo, bem aterrado tambem, bem ali onde fica o modulo de ignição dos carburados.
Imagem

Ao indagar o ex dono do porque da adaptação ele disse pro dono atual que ja havia queimado vários HEIs em pouco espaço de tempo, e ao tira-lo de perto do distribuidor, e aterra-lo adequadamente, seus problemas acabaram. Vale lembrar que a GM fez mancada e o HEI não tem nenhum dispositivo contra picos de voltagem (algo como o diodo zener do módulo de ignição dos carburados. Ah, mas carburado não presta né?? rs)
Graças a Deus e minha opção particular, não tenho q me preocupar com o HEI, mas se tivesse, de todas as adaptações que eu ja vi, esse local pra mim é o mais 'interessante'. Eu acho que qualquer lugar mais longe em que vc puser o HEI, criará resistência num circuito que ja trabalha com voltagem baixíssima. Se bem que temos exemplos aí (como o do Coy, a quem conheço pessoalmente) que ao colocar o HEI na churrasqueira, tambem tiveram seus problemas cessados.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Nando70
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Nando70 »

Boa tarde desculpe me chegar assim amigos,estou no mesmo dilema que o amigo Ronie,começou os falhamentos e os estouros verificando o modulo hey é original GM bobina impulsora esfarelada troquei tudo agora o carro não pega e a partida está pesada.tá osso.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Nando70 escreveu:Boa tarde desculpe me chegar assim amigos,estou no mesmo dilema que o amigo Ronie,começou os falhamentos e os estouros verificando o modulo hey é original GM bobina impulsora esfarelada troquei tudo agora o carro não pega e a partida está pesada.tá osso.
Nando,
fazendo certo e com material de qualidade não deve dar erro.

Conta aí, quem fez a troca e como fez. Há vários detalhes na troca dos 2 componentes.
Conte-nos o seu passo a passo para podermos ajudar.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Surfin »

Só pra atualizar, dia 26 o auto elétrico trocou o Hei depois de testar vários componentes e não encontrar falha, nenhum apagamento desde então, apenas alguns "engasgos" em determinadas faixas de rotação, que não sei ainda o que pode ser.
O Hei antigo foi testado usando um multímetro, todos os 6 pinos bateram com a resistencia padrão...
Percebi que com esse modulo (Delphi, como o antigo) não tem mais uns 'picos' na rotação do painel (digital) que fazia com o outro, como se fosse interferência. Por via das dúvidas o modulo antigo está aguardado.

Mas ainda gostaria de substituir esse sistema por outro mais confiável.
Monza: SL/E 1993
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por coy »

matheusrsouza escreveu:Sem querer me meter, sobre o lance do aterramento, e posições do HEI e etc...

Eu tava conversando com um amigo num evento que rolou sabado em Seropédica, ele comprou um Monza a pouco tempo e tem o HEI num lugar bem estratégico, fora daquela caloria danada ali do distribuidor, no fluxo de ar da ventoinha (se bem que há de se testar a eficiência térmica do hei nessa posição) e o melhor de tudo, bem aterrado tambem, bem ali onde fica o modulo de ignição dos carburados.
Imagem

Ao indagar o ex dono do porque da adaptação ele disse pro dono atual que ja havia queimado vários HEIs em pouco espaço de tempo, e ao tira-lo de perto do distribuidor, e aterra-lo adequadamente, seus problemas acabaram. Vale lembrar que a GM fez mancada e o HEI não tem nenhum dispositivo contra picos de voltagem (algo como o diodo zener do módulo de ignição dos carburados. Ah, mas carburado não presta né?? rs)
Graças a Deus e minha opção particular, não tenho q me preocupar com o HEI, mas se tivesse, de todas as adaptações que eu ja vi, esse local pra mim é o mais 'interessante'. Eu acho que qualquer lugar mais longe em que vc puser o HEI, criará resistência num circuito que ja trabalha com voltagem baixíssima. Se bem que temos exemplos aí (como o do Coy, a quem conheço pessoalmente) que ao colocar o HEI na churrasqueira, tambem tiveram seus problemas cessados.
Matheus, talvez vc não saiba mais esta foto ai é do carro de meu irmão( kkk), com este hey ai onde esta, alem de ficar com uma aparencia de gambiarra tambem corre um serio risco de molhar numa chuva forte, quando fiz a alteração do local do meu hey coloquei ai neste local tambem mais simulei uma chuva forte e molhou muito.
Assim que tiver um tempo vou mudar esta coisa feia ai da foto e colocar igual o meu, que alias o meu é um chingling e esta em uso a 30.000kms em 1 ano e 6 meses em plena saude.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Responder