distrbuidor dinamico, igniçao,gerenciador turbo,sensor map

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

blz entao fica assim acho que ja ficou claro, quando aparecer um gerenciador de turbo que tenha programaçao e especialmente sincronia(sem delay) logica digital entre processadores ECU <-> gerenciador, via CAN Bus, voces me avisam rsrsrsrs. pq ate hoje so vi e so vou ver sistema analogico que opera por tabela na outport da ECU.

sio pra ilustrar oque falei da sincronia logica entre CPU - vejam a CANbus da MS tem esse esquema. explica a sincronia real entre CPU e seus registradores logicos, que falei acima, essa sim exite uma sincronia digital binaria entre o modulos de expansao e a main ECU. esse sistema é sincronizado e totalmente digital. iqual ao EZK da lejetronica.

http://www.megamanual.com/ms2/indexright.htm

CANbus networking for 'inter-board' communications with add-on modules (coming soon!) like:

* transmission controllers,
* expanded I/O
* sequential injection drivers,
* coil-on-plug ignition
* etc.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:pq ate hoje so vi e so vou ver sistema analogico que opera por tabela na outport da ECU.
No meu carro mesmo, a derivação no sinal de rpm que vai para o módulo está antes da entrada dele na injeção...hehehe :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

500EF escreveu:
Rafaelo escreveu:pq ate hoje so vi e so vou ver sistema analogico que opera por tabela na outport da ECU.
No meu carro mesmo, a derivação no sinal de rpm que vai para o módulo está antes da entrada dele na injeção...hehehe :smt023
no teu caso é algo a parte, minha explicaçao foi em cima das ECU digital que possui CPU, onde existe mapa de igniçao variado,dwell variado,recursos de saida da igniçao variado. tudo isso sai fora da RPM real (sem atraso,adiantamento,etc) do motor... em resumo, é a pior maneira de se captar a "rotaçao de um motor" dessa forma nao é uma forma limpa de rpm. mais como esses aparelho sao externo e principalmente malha aberta é a unica maneira de captar a rotaçao do motor e saber seu disparo. o fabricante chama sincronia so pode ser uma piada. sincronia so na cabeça dele... de sincronia nao tem nada, começando que nem uma ligaçao logica tem. oque tem é um aparelho que recebe um pulso de igniçao que nada tem a ver com a rotaçao do motor rsrsrsr

ja o teu muda um pouco, nao tem dwell é sempre o mesmo fixo(modulo de igniçao), nao tem mapa de igniçao, nao tem CPU(ECU),nao tem recursos de igniçao como + e - de avanço. em fim é outro esquema que nao existe variaçao alguma nesse aspecto. se for olhar por essa otica é mais limpo e realistico do que nos digitais com gerenciamento externo turbo.

no teu caso como o sistema de igniçao é externo tb, a ECU depende desse sinal rpm pra funcionar. ae sim teu gerenciador estariam praticamente em sincronia correta. nesse ponto eu concordo contigo, mais nas digitais de CPU sem chance rsrsrs. ali o negocio é pesado, eu nem cheguei a falar no mapa dos injetores que sao tabelados por grau do vira... como pode, um gerenciador pegar a rotaçao do motor pela igniçao que é toda suja, cheio de variaçoes, e tendo um mapa de injetores que tb é variado. uahauauhahuauh parece louco mais é a mais pura verdade :lol:

por isso e por outras que prefiro as injeçoes desenhadas pra turbo e nao as adaptadas. assim como seria as programaveis de gereciamento turbo fechado. bem mais fieis a realidade,seguras,sem atrasos, e por ae vai.
500EF
MODERADOR
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:
ja o teu muda um pouco, nao tem mapa de igniçao,
Tem sim. Só nao é eletrônico.

Tudo bem que seja inferior a um sistema mareado pela ECU. Mas tem as curvas definidas por carga e rotação.
nao tem CPU(ECU),
ECU = Engine control unit

Ou se ainda quiser,

ECU = electronic control unit

De qualquer forma, nao é porque nao é digital que vai deixar de ser uma ECU... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

500EF escreveu: Tem sim. Só nao é eletrônico.

Tudo bem que seja inferior a um sistema mareado pela ECU. Mas tem as curvas definidas por carga e rotação.
eu sei, o teu sistema é mecanico. é chamado de avanço igniçao dinamica. agora entra oque falei antes das variaçoes das ECU digitais que possuiem mapa de igniçao + gerenciador de turbo externo.

esse tipo de avanço dinamico é sempre linear a sua rpm, devido a força centrifuga ser linear, conforme sobe/desce a rpm... diferente de um mapeado eletronicamente que varia no mesmo eixo (rpm) e na mesmo eixo (carga)

nos mapeados a rpm nao é linear como um distribuidor. existe a area lenta, area arranque, area cruzeiro, area torque, area potencia, area desaceleraçao... nada lembra um "mapa mecanico" de distribuidor. o mapa eletronico nao é so pq ele é mais preciso sem interferencia externas. ele tem algumas areas diferenciadas variadas. so pra ilustrar esse é o mapa de igniçao que retirei da ECU C20NE gasolina e dei uns tapa e enviei pro luis carlos usar. eu vou utilizar no meu tambem com pequenas mudanças.

reparem no eixo rpm 400-6500 rpm(a mais alta é a area desaceleraçao-anti poluição) da pra ver que ela nao é linear mesmo na mesma carga, tem uma curva na desaceleraçao alta. pra quem tem gerenciador turbo externo nas digitais é mais complicado um acerto fino do que os que tem distribuidor. e tem outra. os mapeados eletronicamente tem dwell(tempo de carga bobina variavel) que tem variaçao conforme a rpm... fora o esquema MAT,WarmUP,KS, hehehe por ae vai. dae acontece que o acerto do turbo no (gerenciador) com motor frio é uma coisa, com o motor quente é outra uhaahuahahuahuaau tudo pq utilizam a igniçao como parametro.

Imagem

500EF escreveu: ECU = Engine control unit

Ou se ainda quiser,

ECU = electronic control unit

De qualquer forma, nao é porque nao é digital que vai deixar de ser uma ECU... :wink:
tu nao intendeu que falei :) quando falei em que, nao tem CPU(ECU), eu quis dizer que a tua ECU(L-jetronic) nao tem CPU. só saiu mais resumido :smt023
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: Não tenho Monza :(
Ano: 1995

Mensagem não lida por fontana »

só uma duvida que me ocorreu agora.......

que tipo de sistema de injeção usa o UNO Turbo e o Tempra Turbo???
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

fontana escreveu:só uma duvida que me ocorreu agora.......

que tipo de sistema de injeção usa o UNO Turbo e o Tempra Turbo???
Tempra 2.0 Turbo BOSCH MOTRONIC M1.5.2.

Uno 1.4 TURBO BOSCH Le-Jetronic L3.1 com ignição Magneti Marelli.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Muita gente não sabe e até duvida, e outros não querem acreditar, mas o tempra era um carro MUITO a frente de qualquer outro no brasil, o problema é que, não existia praticamente mecânicos com competência para dar as devidas manutenções nesses carros.... Aí virava mico, mas a maior culpa disso também é da própria FIAT que sempre mata os carros da marca, o Tempra, o Marea e o Stillo passaram todos pelos mesmos micos que a Fiat do Brasil fez... Excelentes carros, principalmente o Stillo Abarth ou Schumacher...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder