Problema no freio
- rafamts
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Problema no freio
Vou dar uma olhada nas lonas traseiras como sugeriu o amigo David. Só que mexer em lonas é meio chato de fazer em casa. Acho que vo ter que pagar para o mecânico fazer o serviço.
Abarço a todos,
Rafael
Abarço a todos,
Rafael
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
aos amigos de plantao. uma pergunta basica,mas eu nunca consegui fazer este procedimento.
por acaso voçes sabem se existe em manual de algum carro que a gente regula o freio traseiro a tambor engatando a re e puxando um pouco
o freio de mao ?
tenho um vizinho mecanico e ele tinha um monza classic 92.hoje tem um fiesta e um palio.
diz ele e o camarada e teimoso em dizer que so se regula freio de mao a tambor deste jeito.
engata a re e puxa o freio de mao ate encostar.no carro andar para tras ele vai regulando sozinho.
quando a alavanca estiver na altura correta e so soltar e esta pronto.o freio regula automaticamente.
existe isto ou e mito da cabeça dele?ele tem a fama de ser meio biruta.
obrigado desde ja se alguem souber responder esta duvida :smt023
por acaso voçes sabem se existe em manual de algum carro que a gente regula o freio traseiro a tambor engatando a re e puxando um pouco
o freio de mao ?
tenho um vizinho mecanico e ele tinha um monza classic 92.hoje tem um fiesta e um palio.
diz ele e o camarada e teimoso em dizer que so se regula freio de mao a tambor deste jeito.
engata a re e puxa o freio de mao ate encostar.no carro andar para tras ele vai regulando sozinho.
quando a alavanca estiver na altura correta e so soltar e esta pronto.o freio regula automaticamente.
existe isto ou e mito da cabeça dele?ele tem a fama de ser meio biruta.
obrigado desde ja se alguem souber responder esta duvida :smt023
- rafamts
´´Muitos desconhecem o modo correto de ajuste as lonas,e facil!
Retire apenas 1 parafuso de roda(traseira)
Levante as rodas traseiras( pode ser uma por vez) e solte o freio de mao(se o carro nao estiver em levador engrene a 1 marcha e calce os pneus dianteiros por cautela)
Vire o buraco da roda mais ou menos 90° e ilumine com uma lanterna o buraco,la no fundo voce vera a catraquinha de ajuste de lonas!
Com uma chave de fenda gire ela no sentido horario(para baixo) ate a roda travar(lona encostou no maximo),entao gire no sentido anti horario ate voce sentir que aroda soltou,mais ainda oferece uma leve resistencia,ou seja gire forte a roda e solte,ela tem que continuar girando de 1 a 2 volta e parar.
Faça o mesmo do outro lado.
"Dica,caso a catraquinha nao gire,e porque ela ta emperada por sujeira,nesse caso remova o tambor(basta tirar um parafusinho e puxa-lo)e aplique na catraquinha e na sua rosca desingripante,que isso liberara facilmente a catraca,ponha o tambor e faça o ajuste com a roda(numca sem ela)
Verefique o freio de mao,se tudo ocorreu certo ele deve estar agora com uns 4 a 5 dentes(ta otimo assim) se ficou com menos, voce devera soltar um pouco a regulagem do cabo(e nao de lonas) mais isso e outro assunto.
De uma volta com o carro e confira,se o seu problema era desajuste de lonas,voce sentira a grande diferença que isso fara na hora de frear!
15M43L! Ruido na roda traseira pode ser desde as LONAS desgastadas ou simplismente sujas(nese caso tera que abrir e inspecionar,em caso de sujeira lixar as lonas,em desgaste trocar) e se fro freio a disco,a mesma coisa(desgaste ou seujeira)
Abraços``
A mensagem acima retirei da comunidade monza clube no orkut e foi postada pelo amigo monzeiro Marlon
Abraço,
Rafael
Retire apenas 1 parafuso de roda(traseira)
Levante as rodas traseiras( pode ser uma por vez) e solte o freio de mao(se o carro nao estiver em levador engrene a 1 marcha e calce os pneus dianteiros por cautela)
Vire o buraco da roda mais ou menos 90° e ilumine com uma lanterna o buraco,la no fundo voce vera a catraquinha de ajuste de lonas!
Com uma chave de fenda gire ela no sentido horario(para baixo) ate a roda travar(lona encostou no maximo),entao gire no sentido anti horario ate voce sentir que aroda soltou,mais ainda oferece uma leve resistencia,ou seja gire forte a roda e solte,ela tem que continuar girando de 1 a 2 volta e parar.
Faça o mesmo do outro lado.
"Dica,caso a catraquinha nao gire,e porque ela ta emperada por sujeira,nesse caso remova o tambor(basta tirar um parafusinho e puxa-lo)e aplique na catraquinha e na sua rosca desingripante,que isso liberara facilmente a catraca,ponha o tambor e faça o ajuste com a roda(numca sem ela)
Verefique o freio de mao,se tudo ocorreu certo ele deve estar agora com uns 4 a 5 dentes(ta otimo assim) se ficou com menos, voce devera soltar um pouco a regulagem do cabo(e nao de lonas) mais isso e outro assunto.
De uma volta com o carro e confira,se o seu problema era desajuste de lonas,voce sentira a grande diferença que isso fara na hora de frear!
15M43L! Ruido na roda traseira pode ser desde as LONAS desgastadas ou simplismente sujas(nese caso tera que abrir e inspecionar,em caso de sujeira lixar as lonas,em desgaste trocar) e se fro freio a disco,a mesma coisa(desgaste ou seujeira)
Abraços``
A mensagem acima retirei da comunidade monza clube no orkut e foi postada pelo amigo monzeiro Marlon
Abraço,
Rafael
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
amigo rafael.
eu conheço o procedimento e valeu por postar. :smt023
massss eu ja ouvi dizer e por isto perguntei se existe lonas traseiras com ajuste automatico.
estava vendo este video e me pareçe que e so da linha VW.
http://www.youtube.com/watch?v=3dWqtQgUAuY
se nao me engano eu troquei de uma ford explorer e ela tambem regula o tambor sozinho.
monza deve ser somente assim mesmo. :smt017
so gostaria de confirmar se estes modelos automaticos se regulam assim dando re ou e de outro jeito. :smt023
eu conheço o procedimento e valeu por postar. :smt023
massss eu ja ouvi dizer e por isto perguntei se existe lonas traseiras com ajuste automatico.
estava vendo este video e me pareçe que e so da linha VW.
http://www.youtube.com/watch?v=3dWqtQgUAuY
se nao me engano eu troquei de uma ford explorer e ela tambem regula o tambor sozinho.
monza deve ser somente assim mesmo. :smt017
so gostaria de confirmar se estes modelos automaticos se regulam assim dando re ou e de outro jeito. :smt023
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
Carlos, quando falo pedal baixo é por fazer comparação com outros carros. Meu irmão tem um corsa e o pedal é bem firme, só dou um toque no freio e o carro já responde. No monza não percebo isso, tenho que afundar o pé para conseguir freio. Meu monza está freando bem, entretanto observo esse detalhe. Ou será que posso estar com problemas no sistema de freio?
Abraço,
Rafael
Rafael, essa comparação eu faço exatamente com outros carros mesmo. O freio do meu Monza não fica devendo nada para carro algum, com excessão ao Pálio de 2002 a 2005, rsrsrsrs!!!
O pedal não é baixo e freio muito bem. Ele é muito eficiente, parando rapidamente e não arrastando pneu atoa, e se necessário, tranca arrastando os 4 pneus.
Os outros Monza que tive, principalmente o 91 arrastava atoa os pneus traseiros se forçasse além do que era preciso. Isso me deixava "louco de raiva", além do pedal de freio mais pesado que esse GLS 96.
Meu ex-chefe teve um Monza SL/E 89, que a qualidade do freio era como esse meu Monza GLS 96. O detalhe é que no meu Monza GLS 96 e nesse SL/E 89 o freio é Bendix, com excessão da pinça que é Varga. Já nos outros Monza que tive e de amigos todo sistema é Varga.
Outro detalhe, sempre faço a troca do fluído de freio a no máximo a cada 2 anos.
Tenho um amigo com Monza GL 96, que o todo freio é Varga e não freia como no meu carro.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- rafamts
Carlos, meu sistema de freio é igual ao seu (Bendix), com exceção também da pinça que é vargas. Troquei o fluido há cerca de 1 ano colocando dot 4. Vou dar uma revisada nas lonas. Teria alguma dica de como identificar problemas no freio traseiro? Algum teste prático?
Abraço,
Rafael
Abraço,
Rafael
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
Verificar se os cilindros de rodas estão livres e não engripados. Se as pinças não estão engripadas, se os tubos e flexíveis de freio estão livres e não obstruídos, se está utilizando pastilhas e lonas de boa qualidade e fazer o ajuste correto das lonas.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
O meu freio depois que tive que rebocar o carro, quando o regulador do alternador queimou, ficou muito macio antes ele era um pouco menos macio tinha uma certa resistência, dei uma olhada na mangueira do servo freio reparei que no coletor de admissão estava sem a braçadeira quando fui segurar a mesma saiu do coletor com muita facllidade, na ponta tinha uma espécie de luva de metal, vcs que conhecem o carro a mais tempo, isso é normal? ou tem algo errado? Amanhã vou da uma mexida vou fazer um vídeo mostrando