VW Parati 1.0 16v Turbo 2002 - Malagoli
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Re: VW Parati 1.0 16v Turbo 2002 - Malagoli
Comando de válvulas variável, na mesma época, existiu tb no Marea.
E por falar nesse modelo, o manual trazia um erro grosseiro na seção manutenção. Recomendava óleo semissintético (ou sintético, não me lembro) e trocas a cada 15000KM. Para o clima ameno europeu, gasolina sem batismos e dos italianos gostarem de dirigir em altas rotações, estava perfeito. Mas aqui, no nosso calor, gasolina batizada com álcool (na melhor das hipóteses) e a nossa cultura de dirigir com giro baixinho, era um veneno.
Depois que os primeiros motores começaram a dar problema, a FIAT alterou o manual, reduzindo o tempo e a KM de troca. Mas, mais uma vez, a má fama estava instalada.
Hj o problema do Marea é a manutenção caríssima. Segundo um vídeo da oficina High Torque, uma retífica bem feita do Fivetech custa no mínimo R$10000,00. O carro custa uns R$18000,00...
O defeito do Marea é que o rico não o quer e o pobre não dá conta de manter.
E por falar nesse modelo, o manual trazia um erro grosseiro na seção manutenção. Recomendava óleo semissintético (ou sintético, não me lembro) e trocas a cada 15000KM. Para o clima ameno europeu, gasolina sem batismos e dos italianos gostarem de dirigir em altas rotações, estava perfeito. Mas aqui, no nosso calor, gasolina batizada com álcool (na melhor das hipóteses) e a nossa cultura de dirigir com giro baixinho, era um veneno.
Depois que os primeiros motores começaram a dar problema, a FIAT alterou o manual, reduzindo o tempo e a KM de troca. Mas, mais uma vez, a má fama estava instalada.
Hj o problema do Marea é a manutenção caríssima. Segundo um vídeo da oficina High Torque, uma retífica bem feita do Fivetech custa no mínimo R$10000,00. O carro custa uns R$18000,00...
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Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: VW Parati 1.0 16v Turbo 2002 - Malagoli
Galera, obrigado pelos comentários, dicas e sugestões.. irei responder tudo em um post só sem citações que é pra não virar um testamento.
Sobre ter outro Monza, claro que levo isso em consideração, mas existem algumas coisas que devo resolver antes, sendo as principais: Falta de espaço na garagem (Só posso ter um carro), e meu único carro é para uso diário, logo, tem que ter manutenção e consumo de combustível que cabem no bolso. Com a experiência que tive com meu Monza, consumo não seria problema... porém se eu fosse ter outro, teria que ser caixote, 4 portas e completão, à gasolina... coisa que é difícil encontrar hoje em dia.. e eu, atualmente, não posso topar mais mega-reformas. Então fica pra daqui um tempinho, quando eu, pelo menos, tiver espaço na garagem. Com dois carros, fica fácil deixar um parado pra reforma.
Eduardo, eu pretendo ficar com este carro um bom tempo sim. Primeiro pois está me agrandando de mais em termos de manutenção.. é tudo muito barato, e acha na concessionária Carbel ou Reauto que ficam a poucos quarteirões aqui de casa. O Consumo também me agrada muito, a potência não deixa a desejar, o conforto é bacana e, o melhor: Está com baixa km e bem conservado... sendo assim, irei fazendo algumas melhorias, assim como manutenções preventivas, pois a ideia é ficar com o carro pelo menos o tempo que fiquei com o Monza, isto é, cerca de 3 anos.. Sobre dar uma mechida, não é nem questão de querer... é obrigação. Minha turbina é a Garret GT12 original, nunca foi nem tirada do lugar. Ela está fumando quando fria, em rotações na faixa de 3500 a 4500 rpm... então uma parada na Motor Forte pra concertar isso já está nos planos. Eu iria até entrar em contato com você, pra saber se recomenda usar Masterpower, caso eu venha largar mão de retífica e comprar uma nova mesmo... mas isso agente vai conversando por PM. Sobre os cuidados que tem que ter com o turbinado, o pessoal do Parati Clube já passou algumas dicas bem legais e fáceis.. é tranquilim.
O seguro do carro é a mesma coisa do Marea nas seguradoras... de 2.600,00 pra mais. A diferença, é que aceitam a Parati em cooperativas, e eu já fui cliente de duas.. já precisei de serviços, e confio. Sendo assim, fiz seguro da Parati na Protvel, uma boa cooperativa aqui de BH.. o seguro total + terceiros fica em 960,00 / Ano, na faixa de 80,00 mensais..
Sobre durabilidade do motor, é como alguns amigos disseram.. provavelmente varia com o cuidado. Muita gente fala mal da tal VVT, polia que faz o ajuste do comando variável de admissão.. mas, já foi explicado: Esta polia só apresenta defeitos em caso de descuido com o óleo, trocas fora de prazo.. ou seja, como em qualquer outro carro.. dono porco = problemas. O Manual da Parati 2002 diz que as trocas de óleo devem ser realizadas a cada 15 mil km, o que na minha opinião é loucura.. eu sempre troquei óleo a cada 3.000 km ou 6 Meses, o que primeiro ocorrer... assim como estava errado nos manuais do FIAT Marea.. mas, penso eu, que quem segue uma instruções dessas, mesmo estando no manual, é meio sem noção das coisas...
Marea tem manutenção cara mesmo, mas não é bem como dizem por aí, que não dura nada, etc.. no CDM eu vi Marea's com motores originais, "lacrados", e que hoje estão beirando os 230 mil km sem nunca fazer nada além das manutenções básicas. O meu estava com quase 150 mil km, o motor era completamente original também, e sem o mínimo sinal de problemas... mesmo usando óleo semi sintético fininho (HX-7), nem mesmo fazia barulhos de tucho.. absolutamente nada. E olha que eu gostava de botar o bichinho pra girar. É como eu sempre falei, não sabendo cuidar, até Uno é bomba.
A série GIII 16v Turbo ainda estão com bom valor de mercado, os bem cuidado estão aí na faixa de 17.500 a 18.500.. os Aspros não valem muito mesmo, uma pena, pois são bonzinhos sim... tem acabamento melhor que muito carrinho por aí, e a manutenção é barata de mais.. claro que não é como a de um Corsinha, mas está nos padrões para carro popular.
Se eu tirar uma foto por baixo dessa Parati, muitos vão mudar de opinião sobre a durabilidade dos EA-111 por aí.... o antigo dono desse carro soube cuidar do jeitinho que eu sempre tentei... e ajudou bastante, o carro parece novo!
:smt023
Sobre ter outro Monza, claro que levo isso em consideração, mas existem algumas coisas que devo resolver antes, sendo as principais: Falta de espaço na garagem (Só posso ter um carro), e meu único carro é para uso diário, logo, tem que ter manutenção e consumo de combustível que cabem no bolso. Com a experiência que tive com meu Monza, consumo não seria problema... porém se eu fosse ter outro, teria que ser caixote, 4 portas e completão, à gasolina... coisa que é difícil encontrar hoje em dia.. e eu, atualmente, não posso topar mais mega-reformas. Então fica pra daqui um tempinho, quando eu, pelo menos, tiver espaço na garagem. Com dois carros, fica fácil deixar um parado pra reforma.
Eduardo, eu pretendo ficar com este carro um bom tempo sim. Primeiro pois está me agrandando de mais em termos de manutenção.. é tudo muito barato, e acha na concessionária Carbel ou Reauto que ficam a poucos quarteirões aqui de casa. O Consumo também me agrada muito, a potência não deixa a desejar, o conforto é bacana e, o melhor: Está com baixa km e bem conservado... sendo assim, irei fazendo algumas melhorias, assim como manutenções preventivas, pois a ideia é ficar com o carro pelo menos o tempo que fiquei com o Monza, isto é, cerca de 3 anos.. Sobre dar uma mechida, não é nem questão de querer... é obrigação. Minha turbina é a Garret GT12 original, nunca foi nem tirada do lugar. Ela está fumando quando fria, em rotações na faixa de 3500 a 4500 rpm... então uma parada na Motor Forte pra concertar isso já está nos planos. Eu iria até entrar em contato com você, pra saber se recomenda usar Masterpower, caso eu venha largar mão de retífica e comprar uma nova mesmo... mas isso agente vai conversando por PM. Sobre os cuidados que tem que ter com o turbinado, o pessoal do Parati Clube já passou algumas dicas bem legais e fáceis.. é tranquilim.
O seguro do carro é a mesma coisa do Marea nas seguradoras... de 2.600,00 pra mais. A diferença, é que aceitam a Parati em cooperativas, e eu já fui cliente de duas.. já precisei de serviços, e confio. Sendo assim, fiz seguro da Parati na Protvel, uma boa cooperativa aqui de BH.. o seguro total + terceiros fica em 960,00 / Ano, na faixa de 80,00 mensais..
Sobre durabilidade do motor, é como alguns amigos disseram.. provavelmente varia com o cuidado. Muita gente fala mal da tal VVT, polia que faz o ajuste do comando variável de admissão.. mas, já foi explicado: Esta polia só apresenta defeitos em caso de descuido com o óleo, trocas fora de prazo.. ou seja, como em qualquer outro carro.. dono porco = problemas. O Manual da Parati 2002 diz que as trocas de óleo devem ser realizadas a cada 15 mil km, o que na minha opinião é loucura.. eu sempre troquei óleo a cada 3.000 km ou 6 Meses, o que primeiro ocorrer... assim como estava errado nos manuais do FIAT Marea.. mas, penso eu, que quem segue uma instruções dessas, mesmo estando no manual, é meio sem noção das coisas...
Marea tem manutenção cara mesmo, mas não é bem como dizem por aí, que não dura nada, etc.. no CDM eu vi Marea's com motores originais, "lacrados", e que hoje estão beirando os 230 mil km sem nunca fazer nada além das manutenções básicas. O meu estava com quase 150 mil km, o motor era completamente original também, e sem o mínimo sinal de problemas... mesmo usando óleo semi sintético fininho (HX-7), nem mesmo fazia barulhos de tucho.. absolutamente nada. E olha que eu gostava de botar o bichinho pra girar. É como eu sempre falei, não sabendo cuidar, até Uno é bomba.
A série GIII 16v Turbo ainda estão com bom valor de mercado, os bem cuidado estão aí na faixa de 17.500 a 18.500.. os Aspros não valem muito mesmo, uma pena, pois são bonzinhos sim... tem acabamento melhor que muito carrinho por aí, e a manutenção é barata de mais.. claro que não é como a de um Corsinha, mas está nos padrões para carro popular.
Se eu tirar uma foto por baixo dessa Parati, muitos vão mudar de opinião sobre a durabilidade dos EA-111 por aí.... o antigo dono desse carro soube cuidar do jeitinho que eu sempre tentei... e ajudou bastante, o carro parece novo!
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Re: VW Parati 1.0 16v Turbo 2002 - Malagoli
Malagoli, que bom que o carro te agradou. Espero que te traga muitas alegrias.
Sobre o motor, não seria um AT 16V? O EA-111, até onde sei, é montado transversal. Mas, eu sou completamente ignorante em VW.
Sobre o motor, não seria um AT 16V? O EA-111, até onde sei, é montado transversal. Mas, eu sou completamente ignorante em VW.
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Re: VW Parati 1.0 16v Turbo 2002 - Malagoli
Zé, os VW 1.0 16v são todos EA-111, porém no Turbo o motor é um pouco mais reforçado e tem caixa mais longa. Atualmente grande parte da "turma" VW usa os 111, desde os G3, e oferecem em versões 1.6, 8v, entre outras. A diferença dos motores VW que agora são montados na transversal está principalmente na caixa, mas é tudo igual "por baixo". Os EA-111 transversais são nos novos "VHT".. mudou só de posição e apelido mesmo, pois na verdade é tudo a mesma coisa.
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Re: VW Parati 1.0 16v Turbo 2002 - Malagoli
Pessoal, saudações!
Hoje eu coloquei o Milzim pra pegar estrada, sacudir os rolamentos e esticar as homocinéticas fora da garagem faz bem a qualquer carro
Viagem pequena até o sítio da família, 80km de boa estrada (Tapete pela BR381).. e aproveitando o solzinho do Domingo, tirei algumas fotos pra recordação deste carrinho que está me agradando tanto..





Um pouquinho de terra não faz mal a ningúem.. ainda mais pra esse mini JEEP, hauhauhauua
Como podem reparar, Vidros Verdes a pleno vapor! O Insul Film estava roxo, era o mesmo desde que tiraram o carro da concessionária.. não saiu fácil, foram horas limpando cola de vidro, e horas pra tirar o do vidro traseiro sem danificar o desembaçador, mas felizmente ficou perfeito.. e o visual me agradou muito!!!!!! Claro que cada um tem sua opinião, mas eu particularmente sempre gostei sem Film. Como o carro anda rodando bemm pouquinho, acho que não passarei mal com o sol de BH que anda de matar! hehe
Em breve alguns UpGrades. Esta semana estou pedindo pela internet alguns itens que vão deixar ela bem mais agradável... Aerofólio Traseiro estilo G3 Fase II e Lâmpadas Amarelo Ouro (Thunder Gold), em fim!
Espero que gostem. Sugestões são sempre bem vindas :smt023 :smt023
Hoje eu coloquei o Milzim pra pegar estrada, sacudir os rolamentos e esticar as homocinéticas fora da garagem faz bem a qualquer carro

Viagem pequena até o sítio da família, 80km de boa estrada (Tapete pela BR381).. e aproveitando o solzinho do Domingo, tirei algumas fotos pra recordação deste carrinho que está me agradando tanto..





Um pouquinho de terra não faz mal a ningúem.. ainda mais pra esse mini JEEP, hauhauhauua
Como podem reparar, Vidros Verdes a pleno vapor! O Insul Film estava roxo, era o mesmo desde que tiraram o carro da concessionária.. não saiu fácil, foram horas limpando cola de vidro, e horas pra tirar o do vidro traseiro sem danificar o desembaçador, mas felizmente ficou perfeito.. e o visual me agradou muito!!!!!! Claro que cada um tem sua opinião, mas eu particularmente sempre gostei sem Film. Como o carro anda rodando bemm pouquinho, acho que não passarei mal com o sol de BH que anda de matar! hehe
Em breve alguns UpGrades. Esta semana estou pedindo pela internet alguns itens que vão deixar ela bem mais agradável... Aerofólio Traseiro estilo G3 Fase II e Lâmpadas Amarelo Ouro (Thunder Gold), em fim!
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Re: VW Parati 1.0 16v Turbo 2002 - Malagoli
Ficou linda sem Film.
No Vectra Acho que vou tirar, mais depois vou colocar um Verde bem clarinho.
Parabens pela parati esta bonitona.
E estes UPs prometem em.
A e como vc fez para tirar o Film sem estragar o desembaçador.
No Vectra Acho que vou tirar, mais depois vou colocar um Verde bem clarinho.
Parabens pela parati esta bonitona.
E estes UPs prometem em.

A e como vc fez para tirar o Film sem estragar o desembaçador.
Antes
Monza GL 2.0 8v 94/94 Vinho
AC/VE/TE/DH/DVD/Aro 15 do Astra Sunny.
Fotos: viewtopic.php?f=33&t=13072&hilit=Monza+ ... 2&start=25
Agora
Vectra CD 2.0 16V 141CV 96/97 Prata Huet
CB/TC/ABS/Air Bag Duplo/Teto Solar/TF Orig+Comandos no Volante.
Fotos: viewtopic.php?f=23&t=17161
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Re: VW Parati 1.0 16v Turbo 2002 - Malagoli
Valeu Emerson! Falta um charme meu pra esse carro ficar mais a minha cara, mas creio que em alguns meses consigo fazer tudo.. como não tem nada de mecânica pra mecher facilita bastante.emerson fernandes s2 escreveu: A e como vc fez para tirar o Film sem estragar o desembaçador.
Sobre o Film traseiro, pra tirar sem danificar o desembaçador é só usar Secador ou Água Quente pra deixar o plástico e a cola mais fáceis de tirar.. Água quente no caso da Parati caiu como luvas, pois a tampa traseira abre em angulo favorável pra isso... porém no Vectra pode ser complicado, então utilize secador (Cheguei a fazer desta forma no Monza, e você pode rebater o banco traseiro pra facilitar o acesso)
Os vidros laterais não tem frescuragem, pode rancar na mão mesmo.
Caso fique cola, e normalmente fica, existem várias soluções.. recomendo usar uma esponja com tinner pra remover de parabrisa / vidros laterais, a cola sai com extrema facilidade.. mas no vidro traseiro o Tinner pode apagar o desembaçador, então utilize um pano com água quente e tenha muita paciência pra remover.. é o melhor jeito sem danificar nada.
Abraço :smt023
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Re: VW Parati 1.0 16v Turbo 2002 - Malagoli
Ta bacana! Senti falta dos emblemas turbo na lateral, só tem o 16V, se não me engano tem o turbo tbm na lateral.
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