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Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +
Enviado: 16 Mar 2011, 13:47
por 500EF
Então a tensão de saída no secundário de uma bobina 1:100 é de 1200v?
Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +
Enviado: 16 Mar 2011, 14:36
por TheRipper
500EF escreveu:Haverá um novo encontro do pessoal da CMRacing no meio do ano. Provavelmente no inteior de SP. Foi lá que eu vi diversos testes serem feitos. Com ignição/sem ignição, com tudo resistivo/com tudo direto, etc.
Se animar, me avise.
Sobre os 12v no primário, continuo não concordando. Mas vou arrumar umas fotos de osciloscópio com o sistema original e com a Plus para continuarmos a discussão. :smt023
Confesso que fico bem curioso pra ver um evento desses, de repente descubro alguma falcatrua do senhor centelha :P Vamos ver...
Sobre os 12v, não é questão de concordar, a minha está ligada assim e funciona, e como funciona!
Rafaelo, estou usando o sensor indutivo original do C20XE, com o circuito condicionador da V3, funciona liso em qualquer faixa de rotação. Estou usando uma bobina dupla de Corsa com drivers internos (4 fios).
Bobina de Mi com 4 fios eu nunca vi!
Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +
Enviado: 16 Mar 2011, 14:41
por 500EF
Então, caso esta bobina de corsa tenha a relação de 1:100 (deve ser menos), você confirma que tem somente 1200v no secundário e que ele está funcionando "liso" com esta tensão, Ripper?
Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +
Enviado: 16 Mar 2011, 15:18
por vitor hugo
são seria 1:1000? :smt017
Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +
Enviado: 16 Mar 2011, 15:52
por 500EF
Não. Que eu saiba, fica na casa de 1:70 ~ 1:100 mesmo.
Só um exemplo de bobina "race" da MSD:
Coil Specs
Turns ratio: 100:1
Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +
Enviado: 16 Mar 2011, 16:25
por Cleber Brogni
hihihi este tópico deveria ser mudado para afinação de centelhas e melhor regulagem de DWELL
mas é bastante informação isso é bem bom!
Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +
Enviado: 16 Mar 2011, 17:08
por Rafaelo
TheRipper escreveu:Bobina de Mi com 4 fios eu nunca vi!
eu tb nao, mas o pessoal da CMrancing ja -
http://www.cmracing.com.br/iecm.htm olha na tabela.
legal, te perguntei pq pensei que estava com o hall na fonica.
500EF escreveu:
Então a tensão de saída no secundário de uma bobina 1:100 é de 1200v?
Eduardo, nao... a tensao de saida do secundario e a maxima que a bobina pode produzir, vamos usar a Mi como exemplo. tensao maxima de saida 27,000V
100 / 27000 = 270V o primario deve produzir isso (baixa tensao).
100 X 270V = 27000V deve ser isso que produz o secundario na descarga (alta tensao).
claro que depende de cada bobina e tipo, mas a logica e mesma.
Etapas de transformação da tensao do sinal de disparo...
sinal de aterramento do transistores de potencia (ECU's,modulo bosch TSZ-I)
*14.4V no primario, primario transformou-se em 270V, entra na secundaria e transforma em 27,000V. a taxa de multiplicação 100:1 se aplica da primaria pra secundaria, onda a faisca e gerada.
*tensao vai depender da tensao do sistema como todo. é so pra ilustrar
Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +
Enviado: 16 Mar 2011, 18:04
por TheRipper
500EF escreveu:Então, caso esta bobina de corsa tenha a relação de 1:100 (deve ser menos), você confirma que tem somente 1200v no secundário e que ele está funcionando "liso" com esta tensão, Ripper?
Cara, bobinas automotivas não funcionam assim, não são simples transformadores. Se você viu isso lá no CMRacing, é só mais uma das besteiras que ele diz!
Veja:
The ratio of secondary to primary turns in an ignition coil is somewhere around 100:1. The ignition coil is operated directly off a 12 volt source. However, the ignition coil does not work like an ordinary transformer. An ordinary transformer will produce output current at the same time that input current is applied. An ignition coil actually does most of its work acting as an inductor...
The actual spark is generated when the breaker contacts open. For an ideal inductor, the current and voltage relate by:
V = L dI
Where V is voltage, L is inductance (in henrys) and dI is the rate of change of the current.
Thus, seeing that L is constant for the inductor, the abrupt change in current will cause a very large voltage to be produced. This produces a very short, very high voltage spike. Of course, the change in current is on the primary side, but because the primary and secondary coils have a large mutual inductance (this is where the transformer part comes in), you get a spike on the order of 100 or more volts on the primary, and 10000 volts on the secondary.
Fonte:
http://www.sentex.net/~mwandel/cannon/sparky.html