Dicas quanto ao CONSUMO!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por Fastback »

Pessoal, recebi um email bem legal e, o melhor, com dados técnicos que vai nos mostrar um pouquinho sobre como coisas aparentemente "insignificantes" mudam bastante o comportamento e o consumo de um carro!

Leiam:
Foi auditado um experimento no Cento de Pesquisas da Petrobrás (CENPES), no RJ. Foi um procedimento para levantamento do acréscimo do consumo de gasolina com velas gastas, filtro de ar entupido, pneus murchos, etc.
O carro de testes foi um Uno Fire. Seguem os resultados:
*Velas Gastas - As velas originais foram substituídas por unidades com 20.000 km rodados em outro motor idêntico, mas que jamais haviam sido limpas nem reguladas. Estavam com abertura menor que a especificada.
Acréscimo de consumo: 7,49%

*Filtro de ar obstruído - O filtro de ar original foi trocado por outro que rodara também 20.000km em outro carro igual, sem jamais ter sido limpo.
Acréscimo de consumo: 6,20%

*Rodagem em "banguela" - Todos os testes foram efetuados em dinamômetro. Foi simulada a rodagem em descidas com o carro engrenado e desengrenado. Em carros com injeção eletrônica o consumo em "banguela" é ligeiramente maior que engrenado.
Acréscimo de consumo: 5,19%

*Pneus murchos - Essa é para quem tem preguiça de medir a pressão dos pneus uma vez por semana, ou quando o tempo esfria. Foi feita a avaliação com 6 libras a menos em cada pneu (e pensar que tem gente que roda com 10 libras a menos).
Acréscimo de consumo: 17,80%

*Janelas abertas - Esse teste não foi em dinamômetro (obviamente), por isso o resultado não pode ser comparado diretamente com os demais, mas serve como referência. O carro rodou em pista plana, em velocidade constante, com as duas janelas totalmente abertas.
Acréscimo de consumo: 9,35%

*Carro com 4 passageiros - Simulou-se o peso de mais 3 passageiros (225kg). Claro que é melhor rodarem 4 pessoas em um Uno (Coitado dele!! :D) do que 4 pessoas em 4 carros separados. Mas isso serve para aqueles que "esquecem" a tralha da pescaria no porta-malas, ou que carregam uma baita caixa de ferramentas no porta-malas.
Acréscimo de consumo: 10,80%

*Tudo junto - Esse teste foi feito por curiosidade, não fazia parte do experimento.
Primeiro rodei sozinho pelo CENPES, com uma bureta presa na janela do passageiro e ligada diretamente na bomba elétrica. Depois, instalamos as velas gastas, o filtro sujo (pegamos de volta no lixo), esvaziamos os pneus em 6 libras, entramos em 4 no carro e abrimos as 4 janelas. Saímos passeando por dentro do CENPES, mais ou menos pelo mesmo circuito.
Acréscimo de Consumo: impressionantes 44,41% !
É isso aí! Agora as pessoas que ficam na dúvida porque seu carro faz 8 km/l enquanto o do vizinho faz 11 km/l já podem fazer sua avaliação.
Atenciosamente,
Eng. Alex Noronha da Silva - Volkswagen / Caminhões e Ônibus

Esse texto veio num email que recebi dos Amigos do Galaxie - RS. ;)
v1p3r_sp
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por v1p3r_sp »

Muito bom, é isso que eu falo pra minha noiva e ela acha que é besteira. Já mandei pro email dela.

[]´s
Taranto

Mensagem não lida por Taranto »

Ótimas informações, ainda mais para mim...meu automático é um consumidor por natureza!!!rsrsrsrs
Por isso que, mais que nunca, devemos estar com a manutenção em dia!!

Abraço!
Fastback

Taranto escreveu:Ótimas informações, ainda mais para mim...meu automático é um consumidor por natureza!!!rsrsrsrs
Por isso que, mais que nunca, devemos estar com a manutenção em dia!!

Abraço!

Taranto, PELO AMOR DE DEUS, nunca se esqueça de verificar o nível desse óleo e, PRINCIPALMENTE a COR dele.
Se começar a ficar escuro, ou mesmo meio sujo, tome cuidado..
Esses câmbios automáticos quando deixam na mão, já era.
Aliás, bateria também é um ponto importante a se observar. Sem bateria, sem carro. Afinal, carro automático não dá tranco! =P
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Muito bom!!!! gostei das informações!!!! Ainda mais que eu tenho 2 pneus traseiros que perdem pressão muto rapidamente, vou enchê-los toda semana até tomar vergonha na cara e levar ao borracheiro!!!

No Discovery Channel, tem aquele programa MithBusters que executaram o teste do ar condicionado em estrada. O que tinha as janelas abertas (um ... duma SUV de 6 ou 8 canecos) rodou mais (consumiu menos) que o q tava com Ar condicionado ligado...... e agora!?!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Fastback

rgalvaolott escreveu:Muito bom!!!! gostei das informações!!!! Ainda mais que eu tenho 2 pneus traseiros que perdem pressão muto rapidamente, vou enchê-los toda semana até tomar vergonha na cara e levar ao borracheiro!!!

No Discovery Channel, tem aquele programa MithBusters que executaram o teste do ar condicionado em estrada. O que tinha as janelas abertas (um ... duma SUV de 6 ou 8 canecos) rodou mais (consumiu menos) que o q tava com Ar condicionado ligado...... e agora!?!

Pois é cara!!! Foi JUSTAMENTE o que eu sugeri ao pessoal que me enviou o email. Quem sabe eles não entrariam em contato com esse engenheiro para ele fazer o teste comparando isto com o ar condicionado!
Já me disseram (e não foram poucas vezes) que compensa mais andar com o ar condicionado ligado do que com as janelas abertas!
Mesmo assim... Sempre dá aquele peso na conciencia de ligar o bendito, né?

Sorte que no meu eu abro só a ventoinha do motorista e tá bom. :oops: ehauheauheauhea
Taranto

Mensagem não lida por Taranto »

Fastback escreveu: Taranto, PELO AMOR DE DEUS, nunca se esqueça de verificar o nível desse óleo e, PRINCIPALMENTE a COR dele.
Se começar a ficar escuro, ou mesmo meio sujo, tome cuidado..
Esses câmbios automáticos quando deixam na mão, já era.
Aliás, bateria também é um ponto importante a se observar. Sem bateria, sem carro. Afinal, carro automático não dá tranco! =P
Obrigado pela preocupação!! Saiba que foi a primeira coisa que verifiquei no carro.
O óleo estava novinho, a ultima troca foi a 4.500 km atras, mas como isso faz 4 anos achei melhor trocar!!!
Ando na manha para cuidar do carro e para econamizar gasolina...

Abraço!!
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Puxa.....será que se eu colocar Calha de chuva vai aumentar o consumo?
parece que perde um pouco a aerodinâmica.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Responder