vrsilva escreveu:
Centrais de COMPETIÇÃO tipo, Pandoo, Fueltech entre outras... São injeções com a finalidade de, acertar a lenta, gerenciar bicos suplementares para carro turbo, gerenciar pressão de turbina, e possuem poucos recursos para um motor de uso geral...
Veja bem, são centrais desenvolvidas para carros de pista, ou sendo mais crítico ainda, para carros de arrancada, pois colocou em pista de TrackDay só as mais tops que são capazes, e como estamos no brasil, você paga bem carinho pra isso...
sim, também penso igual, pra isso elas cumprem muito bem o papel, problema que o pessoal usa carro de passeio e mistura as coisa e acaba limitando seu uso. e o preço é um show aparte.
vrsilva escreveu:
MegaSquirt.... Considere ela o sistema Android dos celulares hoje, ou o Linux nos computadores (o sistema Android é na verdade um linux, não falem pra ninguém)... O que isso quer dizer?
Que alguém teve a ideia de criar uma central de injeção programável para o carro dele, e desenvolveu tudo de maneira MUITO aberta, e ainda deixou ao alcance de todos, GRATUITAMENTE...
exatamente Vinicius,abaixo explico para o Farias meu caso atual, que tive que modificar o codigo da CPU pra atender meu projeto original. senao fosse aberto eu taria ferrado pq o motor ta dando falta na aceleração fria <35° mais agora com o ajuste(fora do sofware) vou dar um jeito hehehe vou montar uma mapa manual la em forma de codigo C, junto com as variaveis. ja que o pessoal la fora ta cagand-o pra nos do alcool... la fora estao reclamando para os programadores Mestre que ta limitado o E100 pra bicos pequenos, mais eles nao dao bola, nada é perfeito nem as pessoas infelizmente. tomara que um dia melhorem algumas funçoes.
Fariaswolf escreveu:falando nisso, pq MS? fueltech e as outras que tem por ai, são capetinhas?
pq essas outras nao sao injeçao programeis aberta, todas elas sao fechadas, todas elas nao tem 1/5 que uma MS tem, o valor das outras é um abuso, nao tem atualizaçao de novas funçoes com o tempo, nao tem bost-a nenhuma, tudo nelas tem que comprar separado, na MS vem tudo de graça, vo resumir pra ti, nao vale nada as outras. se tu pega uma fuel treco da vida nao tem aplicaçao original pra tua EFI original, teria que adaptar, e vale o valor do teu monza uma injeçao dessa. pra pista ela é muito boa,acho que foi projetada pra isso, pra rua é uma calculadora de bolso sem pilha.
vo te fala uma coisa, esses dias to reprogramando o codigo fonte da MS da CPU pra poder usar nesse meu caso do N20XF alcool ja que a MS tava limitando a regulagem combustivel e aceleraçao rapida a frio, ela nao foi feita pra atender E100 em todos os casos especialmente quem tem bico pequeno como os meus, ou seja, to deixando o codigo do processador da ECU do jeito que é pra ser pra minha aplicaçao atual, motor tem que funcionar perfeitamente, nao é motor de pista, tenho acesso ao codigo e todos tem, alem do codigo do software tunner que é aberto, tudo ate o circuito. as outras nao tem, ou seja eu estaria lascado em outras ECU. estaria moldado oque eles programaram no hardware. nem preciso dizer que a MS é unica e incomparável agente poderia abrir um topico e falar de tanto benefícios dela. existe a MS e existe as outras, a diferença é brutal cara. ate GPS com dinamômetro/telemetria ela tem como opcional e injetando no logdata da injeçao, tu pode saber 0-100 e ter do lado a linha da queima de combustivel e ainda ter o tempo do 0-100 na cada dos Usec

, parecido com F1 coisa de alto nivel. fora o resto dos opcionais e o stock dela.
nao vo me estender, mais se tu quer colocar turbo nao precisa de gerenciador externo, a mesma ECU que comando teu motor comanda o turbo hehehe, tudo mapeado, com sistema de segurança onbord, tudo integrado e o tempo de funcionamento runtime, coisa que no gerenciador externo tem atraso ja que usa outdata da ECU pra funcionar. esse nao... nas outras ECU prog tem que comprar um modulo a mais e pagar uma fortuna. fora o resto que nao vem o caso, Mega Squirt é incomparável, Ate A/C via ECU com dezenas de recusos ela tem agora, as outras tem uma merdinh-a de selenoide on-off pra mandar mais ar uahauahahauhuauhauhaua comedia total, bem coisa de adaptador e gambiarra. a MS é unica no seu ramo no mundo voltada pra carro de passeio e pista ao mesmo tempo, ja vendeu milhares de exemplares mundo a fora. nao é por menos tb...
é so ver meu caso, tenho um motor atual instalado de forma original sem adaptaçao no projeto, tirando o regulador da lenta que foi a unica coisa, de resto é tudo plug and play. sem a MS seria impossivel, com outras ECU teria que fazer o que a maioria faz, adaptar. por isso que sempre corrijo o pessoal que fala "como foi feita a adaptaçao" pessoal mal sabe oque é injeçao programavel, e nao sabem diferenciar adaptaçao de instalaçao pra esses leigos é tudo igual, nao é. alguns sao ignorante mesmo, mais sao poucos rsrsrsr tomara que um dia na vida estudem pra nao falar merd-a, quem duvida esta convidado a vim em casa e ver como é limpa a instalaçao do N20XF a ECU MS no monza :smt023 so precisa de um motor e uma ECU MS, se fosse outras ECU prog nao falaria o mesmo. acho que isso te responde
pq a MS
Fariaswolf escreveu:entendi tudo! depois de atingir a temperatura de funcionamento do motor, no caso um MPFI F3, alcool, 14:1, em um dia frio, mas frio mesmo, quase abaixo de zero, muito úmido e chuvoso, como fica isso?
normal, lenta sem variaçao, sem engasgo, nada mesmo. o mesmo liga o injetor gasolina abaixo dos <18° dae depois de uns 10 segundos que queimou a gasolina o alcool vem entrando, pode ter 0° que pega na boa, alcool puro abaixo de 20° ja nao pega mais facil, abaixo de 16° é impossivel sem ajuda, poder ter 20:1 de taxa e uma raio na ponta da vela, o problema é um so(vaporizar o combustivel) alcool nao evapora no injetor abaixo dos 13° ele sai liquido como agua e nao forma nuvem de vapor, oque acontece que "faisca no ar" nao faz dar igniçao heheheeh sai em gota em temp muito baixa no alcool, entao é a mesma coisa que um monza nesse aspecto, é problema químico/físico mesmo. oque muda é depois que pegou ae sim faz a diferença a injeçao e motor atual, ae sao outros recusos como centelha dupla,leitura do ar frio,wideband entre outros.
obs: o Fase 3 originalmente tem 11.5:1
Fariaswolf escreveu:mas não é esse ponto que eu quero perguntar, a dúvida é, a própria injeção, sentindo esse frio entrando pelo coletor, ela vai corrigir isso injetando mais combustivel? ou menos, pra aquecer mais o motor?
boa pergunta essa, o N20XF como outros GM familia 2 MPFI/SFI tem o sensor MAT(sensor temp do coletor admissao) ele mede a temp do ar admitido, se o motor esta na inercia por exemplo 13° motor e 13° do ambiente, ao dar a partida o motor pega normal, eae a central lê a temperatura do ar na admissao, e conforme a escala ela injeta mais ou menos combustivel conforme a temperatura ar admitida, isso se chama "lei de gases" ar mais frio precisa de mais combustivel, mais quente menos... a MS faz tudo automatico pra ti, como outras ECU fariam digitais. o MAT é fundamental na qualidade de um motor, infelizmente a multec 700 nao tem. depois tem o tradicional, temp da agua, fase aquecimento, mais combustivel, mais rpm , mais dwell(faisca mais grossa), mais avanço, a medida que a temp aumenta os recursos vao diminuindo de intensidade. tudo isso resulta em um motor de lenta lisa lisa, e funcionamento.
tabela da "lei do gas ideal" da MS. o ponto de equilibrio é aos 16°, acima disso menos combustivel, abaixo mais combustivel. bem legal isso. um benefícios do MAT, a eficiência sobe assim.
air temp = temp do ar admitido
% correction = % de correçao em cima do pulso da injeçao, pra + ou pra menos -. vejam no mapa, esse mapa nao se mexe, muito raro alguem mexer nele... cade as outras ECU prog kkkkkkkk
Fariaswolf escreveu:esse documento que vc falou, tem como disponibilizar pra gente baixar ou entao, mandar no email??
ele esta no manual da MS, leiam oque cada mapa diz sobre a temperatura,rotaçao,pressao do motor precisa de combustivel menos ou mais em cada situação do motor. esse tipo de regulagem é a "cereja do bolo" muito dificil ate pra experientes. seria um ajuste fino. cade as outras ECU prog kkkkkkkk fuel treco pra pista nao importa lembrei
EAE Tuning guide
http://www.pftuning.com/megasquirt/docs ... draft.html
é uma otima fonte de estudo essa, dificilmente vao ter material tao didático como esse. so precisa por o ingles pra funfa, o meu é um pouco fraco mais da pra sacar oque esta ali. senao agente da uma ajuda.
Fariaswolf escreveu:
isso explica aquela caixona de ar gigante do 4.1 mpfi, correto?
é tipo um "reservatório de vácuo" na boca do cabeçote, pra não precisar puxar o ar pelo filtro fazendo certa "força", isso?
exato, se fosse curtinho, cornetinha o motor nao teria torque em baixa e media, uma pessima "aceleraçao rapida" de baixa e media velocidade (TPSdot), por isso que motores originais tem coletores maiores, e motor de pista e motos tem coletores minúsculos, esse sao visado a alta rotaçao e potencia. diferente do carro de passeio.
Fariaswolf escreveu:
agora, qual a diferença de um coletor normal, no caso igual o teu, pra um coletor variável, igual o DECO disse?, não na mecânica, mas na teoria, se é uma caixa de vácuo pro motor aspirar ar pronto e filtrado dali, pra que precisa ser variavel, se é só ar puro que tem ali?
veja que recebi hoje, na parte coletor variável te explica.
http://www.flatout.com.br/vinte-tecnolo ... s-velozes/
nao é simples como esta imaginando, é muito complexo fluidos e termodinâmica. o ar quente flui de uma maneira, frio de outra, alta rotaçao de uma, baixa de outra, dutos e coletor de outra, dae agente entraria num campo muito complexo heheheh.
acho que isso explica oque o Deco falou e o que falei, na diferença do comprimento dos dutos... coletor mais curto sao perfeito pra alta rotaçao porem nao em baixa, longo pra baixa rotaçao, curto pra alta potencia, longo pra alto torque em baixa, longo pra motor frio, e assim por diante. ele literalmente é um coletor que varia seu comprimento. uma hora ele é carro de passeio, uma hora ele é carro de pista... tudo via a ECU dizendo se ta quente ou frio o motor, motor frio nao vai encurtar. mais motor quente e pedal no fundo vai ficar curtinho o coletor hehehe legal ne?
foi mal pelo texto gigante mais tem coisa que nao da pra resumir em uma frase
