É bem isso mesmo!! O filme roda na cabeça da gente! :smt023eduardo_saura escreveu:Nossa! Exatamente o que sinto e penso!S h E e Q u O escreveu:
O Monza é um carro que eu sempre tive vontade de ter, principalmente os caixote, porque é um carro que fez parte da minha infância. Eu entro dentro dele e parece que voltei nos anos 80, exatamente do jeito que foi na época. O ruído da chave abrindo a porta, do escapamento, do motor funcionando, tudo isso tem um significado para mim. É como se eu estivesse andando com o carro e sonhando.
Acho que para quem teve a infância nos anos 80 o significado de ter um Monza todo original ou muito próximo do original, é bem por essa linha de pensamento mesmo.
2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
-
S h E e Q u O
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
-
S h E e Q u O
RBMartins escreveu:não só dos anos 80, mas dos anos 90 tbm, pois apesar de ter saido de linha nessa década, o Monza ainda era como é até hj um carro desejado e forte comercialmente falando, e nessa época em especial, muita gente ainda tinha ele com tudo original...eduardo_saura escreveu: Acho que para quem teve a infância nos anos 80 o significado de ter um Monza todo original ou muito próximo do original, é bem por essa linha de pensamento mesmo.
Como a GM raramente disponibilizava um rádio para os carros, seja na década de 80 ou de 90, atrevo-me em dizer que um CD Player Pioneer, com os lendários 6X9 (6986 - 6988), poderiam, eventualmente, equipar os Monza desta década, principalmente dos anos de 94 a 96, afinal, os Pioneer vieram para revolucionar o mercado do segmento naquela época, podendo os seus equipamentos, a meu ver, ser considerado um acessório de época (dependendo do modelo, é claro) e equipar os Monza destes anos. Se eu tivesse o meu Monza GL 94 até hoje, certamente, o manteria com os dois 6988 no tampão traseiro, com os redondinhos de 6" nas portas (ocultados, dentro da furação original), com o CD Player DEH-835 que eu tinha. Salvo engano, o CD Player Pioneer modelo 436 era um dos modelos mais populares da época.
Mas, é claro, o Rádio toca-fitas original GM, todo eletrônico, também era bonito, mas muito raro até hoje!
Abraço
-
S h E e Q u O
DÉCO escreveu:.
Pô, legal Chico, a sua intenção de manter a originalidade, ta totalmente justificada e apoiada, e consigo entender plenamente estas questões de "ouvir" o som do motor, de abrir a porta..., muita viagem no tempo![]()
Eu tenho boas lembranças do final dos anos 80 quando andei em um CLASSIC e um SR nunca vou esquecer, mesmo ja tendo andado em Mitsubishi 3000 GT , Porsche, na época, a combinaçao conforto desempenho, sempre me chamaram atençao !!
O meu caso no momento, é ao contrario do seu, meu carro infelizmente nao tem nada de original (apesar de ja ter melhorado bastante e ainda vou melhorar mais) mas como nao posso chamar atençao pra ele por "originalidade" vou chamar atençao pelo desempenho, quero um projeto igual ao do MARCELO (500 EF) turbo,meg,MPFI,cabeçote roletado, mas vai demorar, talvez antes disso vendo ele e compro o meu sonho um CLASSIC 88-90 SAIA E BLUSA vamo ver, por enquanto to com o "pé no chao" com o meu TOPÁZIO mesmo... na busca pelas laterais de porta originais.
abraço
Para mim, por exemplo, os sons da buzina, do motor de arranque e da abertura das portas dos Caixote são diferentes do som da buzina, do motor de arranque e da abertura das portas dos Tubarão. Cada um deles me lembra de fases ou acontecimentos diferentes. É como sentir o cheiro de um perfume em determinadas ocasiões e num mais se esquecer de ambos (sente o perfume e lembra tanto dele quanto do fato que se desenrolou nas últimas vezes que você sentiu o mesmo cheiro). O mesmo seria válido para músicas. O duro é a gente entender porque estas coisas acontecem e marcam tanto a nossas vidas. Quer saber outra coisa que muito me intriga? O ruído do relógio de ponteiro original do painel do Monza, daqueles Monza mais antigos (82/83). Se eu ouvir o relógio deste modelo funcionando, eu vejo uma fotografia e me lembro até do cheiro do carro.
Mas Déco, por falar em preparativos para instalação do turbo, você já chegou a modificar alguma coisa no seu carro para ele andar mais, mesmo estando original? Você pretende só mexer no motor original ou prefere trocar o cabeçote ou outras partes para "envenená-lo"?
Ah, me lembrei de outra coisa: E aquele Classic SE da sua amiga, será que ele ainda não será seu?
Abração
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
O TURBO VAI DEMORAR talvez fim do ano que vem, o cabeçote ia chegar antes de eu ir pra praia, mas minha embreagem vai consumir este dinheiro semana que vem,ja cotei e tudo, c tivesse um "guincho" eu mesmo faria !!S h E e Q u O escreveu:DÉCO escreveu:.
Pô, legal Chico, a sua intenção de manter a originalidade, ta totalmente justificada e apoiada, e consigo entender plenamente estas questões de "ouvir" o som do motor, de abrir a porta..., muita viagem no tempo![]()
Eu tenho boas lembranças do final dos anos 80 quando andei em um CLASSIC e um SR nunca vou esquecer, mesmo ja tendo andado em Mitsubishi 3000 GT , Porsche, na época, a combinaçao conforto desempenho, sempre me chamaram atençao !!
O meu caso no momento, é ao contrario do seu, meu carro infelizmente nao tem nada de original (apesar de ja ter melhorado bastante e ainda vou melhorar mais) mas como nao posso chamar atençao pra ele por "originalidade" vou chamar atençao pelo desempenho, quero um projeto igual ao do MARCELO (500 EF) turbo,meg,MPFI,cabeçote roletado, mas vai demorar, talvez antes disso vendo ele e compro o meu sonho um CLASSIC 88-90 SAIA E BLUSA vamo ver, por enquanto to com o "pé no chao" com o meu TOPÁZIO mesmo... na busca pelas laterais de porta originais.
abraço
Para mim, por exemplo, os sons da buzina, do motor de arranque e da abertura das portas dos Caixote são diferentes do som da buzina, do motor de arranque e da abertura das portas dos Tubarão. Cada um deles me lembra de fases ou acontecimentos diferentes. É como sentir o cheiro de um perfume em determinadas ocasiões e num mais se esquecer de ambos (sente o perfume e lembra tanto dele quanto do fato que se desenrolou nas últimas vezes que você sentiu o mesmo cheiro). O mesmo seria válido para músicas. O duro é a gente entender porque estas coisas acontecem e marcam tanto a nossas vidas. Quer saber outra coisa que muito me intriga? O ruído do relógio de ponteiro original do painel do Monza, daqueles Monza mais antigos (82/83). Se eu ouvir o relógio deste modelo funcionando, eu vejo uma fotografia e me lembro até do cheiro do carro.
Mas Déco, por falar em preparativos para instalação do turbo, você já chegou a modificar alguma coisa no seu carro para ele andar mais, mesmo estando original? Você pretende só mexer no motor original ou prefere trocar o cabeçote ou outras partes para "envenená-lo"?
Ah, me lembrei de outra coisa: E aquele Classic SE da sua amiga, será que ele ainda não será seu?![]()
![]()
Abração
Melhorei muito o carro, primeiro o motor novo (hoje com 17.000 km, só peças originais, acompanhei todo processo) carburaçao tem uns esquemas : carburador a gasolina num carro a alcool : difusores maiores e giclagem maior para haver uma perfeita "emulsao" e por incrivel que pareça em condiçoes normais nao mexeu no consumo (logico c "enfiar" o pé leva um soco nas costas,bebe e anda muito) escape direto 2" com abafador no final Turbao, filtro de ar, esqueçe só esportivo que vou montar um CAI
semana que vem, pela giclagem, c deixar o filtro original, ele da excesso,(falta ar) tira o filtro ele vira um foguete (to falando de comparaçao com original, é claro).
BOBINA MI cabo residencial de 8mm (feito a mao) um macete que tem no martelete (c quiser saber manda mp que te mando a foto, e para todos registrados tbm), uma adiantadinha no ponto, 2° estagio "na mola" ou "no pé" ou sem valvula de vacuo, escolha o seu, cada um da um nome
Só isso (como c fosse pouco) a combinaçao de todos estes fatores resultou num desempenho muito acima da media, TODOS sem excessao que andam no carro ficam impressionados, teve gente aqui perto de casa que enquanto eu nao abri o capô e mostrei o motor original falaram que tava "mexido" afinal quando "empurro" o pé por aqui, "chacoalho" algumas janelas
o que deu mais trabalho foi o carburador, levei quase um ano para afinar, mas valeu a pena.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
S h E e Q u O
Humm... legal. Imagino, então, quando tiver o turbo!! Vai voar rsrs...
Abraço
Abraço
-
S h E e Q u O
Boa tarde Galera, tudo na paz?
Neste final de semana, devo começar a fazer a remoção da forração das portas. Estive pensando em abrir um parênteses nesta terceira etapa e, aproveitando a retirada da forração de porta, fazer os serviços de martelinho de ouro em ambas as portas, bem como o tratamento de um ponto de corrosão que eu encontrei na porta do lado esquerdo (Monza 02 portas). Ao longo desta empreitada, vou explicando melhor as minhas ideias e as prováveis decisões.
Aproveito para recomendar a todos, com a devida permissão, uma visita ao tópico do Leo (Leocastro) sobre Cruise Control (Piloto Automático) que é muito interessante e com certeza agradará a todos. Lá encontrei muitas dicas bacanas e macetes para instalação deste equipamento nos Monza (injetados). viewtopic.php?f=14&t=28436
Abraço a todos e até a próxima sessão de fotos.
:smt023
Neste final de semana, devo começar a fazer a remoção da forração das portas. Estive pensando em abrir um parênteses nesta terceira etapa e, aproveitando a retirada da forração de porta, fazer os serviços de martelinho de ouro em ambas as portas, bem como o tratamento de um ponto de corrosão que eu encontrei na porta do lado esquerdo (Monza 02 portas). Ao longo desta empreitada, vou explicando melhor as minhas ideias e as prováveis decisões.
Aproveito para recomendar a todos, com a devida permissão, uma visita ao tópico do Leo (Leocastro) sobre Cruise Control (Piloto Automático) que é muito interessante e com certeza agradará a todos. Lá encontrei muitas dicas bacanas e macetes para instalação deste equipamento nos Monza (injetados). viewtopic.php?f=14&t=28436
Abraço a todos e até a próxima sessão de fotos.
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 22 Nov 2013, 15:58, em um total de 1 vez.
-
daviddiniz
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Acho que é uma boa fazer essa "pausa" para tratar desse ponto(e aproveitar caçar algum outro mais) de ferrugem e tirar essas "mossas". Sobre o forro vc irá fazer o mesmo que o um usuário aqui do fórum fez no monza dele(plástico transparente e fita velcro)?S h E e Q u O escreveu:Boa tarde Galera, tudo na paz?
-
S h E e Q u O
David, pra falar a verdade, eu nunca abri estes forros e não faço ideia das "surpresas" que eles estão preparando para mim. Os sintomas que eu tenho, com as portas como estão, são:
- Porta Esquerda: ponto de corrosão que ensejou o descascamento de um ponto da pintura, bem no meio da porta, entre o borrachão e a pestana e entre a maçaneta e o retrovisor. Creio que isso decorre do acúmulo excessivo de água na malha anti ruído de dentro da porta. O que eu percebi, na última vez que lavei o carro, é que a água, do jeito que desce do vidro, já entra para dentro da porta, me levando a deduzir que a pestana ou não é original ou está com algum problema de "vedação". Além disso, esta porta está com alguns (mas não muitos) amassadinhos, daqueles que o pessoal costuma fazer ao abrir as portas em garagens de prédio ou de shoppings.
- Porta Direita: com uma atenção milimétrica, percebi um pequeno resquício de pintura no final do borrachão, já perto do paralama. Até aí tudo bem, isso despertaria a abertura da forração só por curiosidade, só para conferir se está tudo nos conformes. Mas, o problema desta porta, é que ela está cheia daqueles amassadinhos de quina de porta. Além disso, a máquina elétrica do vidro não está funcionando, sendo que, nos testes que fiz com o console desmontado, constatei que o botão está em perfeito funcionamento, estando o problema, muito provavelmente, nesta máquina. Por causa disso, inclusive, não estou podendo deixar a bateria conectada no carro de um dia para o outro, pois, caso contrário, fico sem bateria, porque ela acaba descarregando.
Então, por estas razões, pretendo retirar, eu mesmo, e em casa, as forrações de ambas as portas. Com isso, examinar o estado interno das forrações e portas e ver o que está acontecendo. Se for necessário, trocarei ou recolocarei os filmes plásticos para proteção contra umidade.
Se possível, quero remover este ponto de corrosão e deixar a porta já pronta para o futuro retoque, sem que a oficina necessite trabalhar, depois, com a porta do carro aberta (e fazer toda aquela sujeirada branca e cinza dentro do estofamento preto).
Abraço
- Porta Esquerda: ponto de corrosão que ensejou o descascamento de um ponto da pintura, bem no meio da porta, entre o borrachão e a pestana e entre a maçaneta e o retrovisor. Creio que isso decorre do acúmulo excessivo de água na malha anti ruído de dentro da porta. O que eu percebi, na última vez que lavei o carro, é que a água, do jeito que desce do vidro, já entra para dentro da porta, me levando a deduzir que a pestana ou não é original ou está com algum problema de "vedação". Além disso, esta porta está com alguns (mas não muitos) amassadinhos, daqueles que o pessoal costuma fazer ao abrir as portas em garagens de prédio ou de shoppings.
- Porta Direita: com uma atenção milimétrica, percebi um pequeno resquício de pintura no final do borrachão, já perto do paralama. Até aí tudo bem, isso despertaria a abertura da forração só por curiosidade, só para conferir se está tudo nos conformes. Mas, o problema desta porta, é que ela está cheia daqueles amassadinhos de quina de porta. Além disso, a máquina elétrica do vidro não está funcionando, sendo que, nos testes que fiz com o console desmontado, constatei que o botão está em perfeito funcionamento, estando o problema, muito provavelmente, nesta máquina. Por causa disso, inclusive, não estou podendo deixar a bateria conectada no carro de um dia para o outro, pois, caso contrário, fico sem bateria, porque ela acaba descarregando.
Então, por estas razões, pretendo retirar, eu mesmo, e em casa, as forrações de ambas as portas. Com isso, examinar o estado interno das forrações e portas e ver o que está acontecendo. Se for necessário, trocarei ou recolocarei os filmes plásticos para proteção contra umidade.
Se possível, quero remover este ponto de corrosão e deixar a porta já pronta para o futuro retoque, sem que a oficina necessite trabalhar, depois, com a porta do carro aberta (e fazer toda aquela sujeirada branca e cinza dentro do estofamento preto).
Abraço