Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Mensagem não lida por eduardo_saura »

_NandoO_ escreveu:Eu tava pensando em fazer em duas etapas mesmo, primeiro o washprimer e primer, depois faço lixamento outro dia e mando tinta+verniz.
O lixamento do primer em uma pintura geral, é demorado, meu Monza levei vários dias para aplicar o controle de lixamento e efetuar o lixamento adequado.

Na época fiz a maloquinha para proteger bem e fiz o lixamento com muita calma. O lixamento do primer é extremamente importante para a excelencia do resultado final

PS. O Rafaelo é a única pessoa que conheço que até o cofre do motor fez controle de lixamento heheeh
_NandoO_
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por _NandoO_ »

kkkkk obrigado pelas palavras eduardo, vou fazer tudo com calma então!

Hoje fiz a preparação do coletor de adm e tampa de válvulas, identifiquei várias anomalias na minha pintura.

Tenho várias dúvidas e detalhes a resaltar, não consegui regular direito a pressão da pistola, posso tirar ou apertar todo o parafuso de regulagem e no máximo varia 5lbs pra cima ou pra baixo, utilizei 40lbs tanto no washprimer como primer, deixei beeeem diluído o primer, o bicho literalmente gotejava, parecia água (diluí aproximadamente 30% ou pouco mais) e dei várias demãos empoeiradas no começo e depois mais molhadas.

Com washprimer
Imagem
Imagem
com primer
Imagem
Imagem

- Uma dúvida, de um lado da pistola sujava muuuito um dos lados do bico, porque será? eu tinha que limpar ali a cada demão! Nesse buraco do lado esquerdo da foto, percebi que isso aconteceu acho que só no primer (não sei se foi pq tirei e botei o bico da pistola e acabou mexendo tipo num oring/junta toda perfurado que vai na pistola antes do bico), ela ficava montada com duas perfurações em cima de um buraco que vem da pistola quando desmontei no fim do uso do primer vi que ela tinha corrido pro lado e tinha menos área de passagem.

Imagem

- Essa pistola não tem regulagem de abertura do leque?!? A única coisa que vi foi que se eu aperto pouco o gatilho o leque vai mais fino e se aperto até o fim o leque aumenta de tamanho.

Imagem

- O botão que aciona a liberação do ar tava travando, suja lá dentro? pois foi o único lugar que não cheguei a limpar.

O que observei, algumas partes ficaram asperas na tampa de válvulas, no coletor ficou uns negócio estranho tipo um pelo grosso, sei lá. (más talvez isso tenha sido pq inventei de jogar thinner pra limpar a pistola depois que usei o washprimer, começou a descolar como farelos de borracha quando apaga lápis). É correto jogar thinner na pistola logo após usar o washprimer pra deixar ela limpa pro primer?
Outra coisa ocorreu, em alguns lugares ficou um buraco bem fino e profundo, como se eu tivesse enfiado uma agulha no primer.

"pelo grosso/resto de borracha de apagar lápis" em cima perto dos números e o buraco abaixo à esquerda

Imagem

As minhas passadas nas demãos não foram muito perfeitas, eu passava uma parte mais rápido, outra mais lenta na mesma passada, daí voltava pra acertar e dava mais uma "molhada". hehehe

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Acho que vai ficar bom depois do lixamento, em quanto tempo já posso lixar?

Utilizei um copinho da lazzuril pra catalizar tudo, posso limpar ele com uma lixa ou esponja e reutilizar várias vezes? e Na hora como faz? como tem que ser rápido fiquei perdido e preocupado de secar washprimer na pistola, copo e etc.. inclusive secou um pouco, mas usei o copo assim mesmo e a pistola dei uma limpada leve, o copo onde bota a tinta ainda ta meio verdinho, agora misturado com o cinza pq no fim tava sem saco de limpar já.

Confesso que to meio preocupado na hora de mandar a tinta, achei q foi mt porquinho meu serviço com o primer, to meio cabreiro de fazer m... na hora da tinta que tem que ficar perfeito, no verniz da pra vacilar um pouco em certos detalhes que da pra acertar com lixamento/polimento.

É isso aí galera, botei pra frente a parada, se puderem tirar minhas dúvidas agradeço!!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

eduardo_saura escreveu:PS. O Rafaelo é a única pessoa que conheço que até o cofre do motor fez controle de lixamento heheeh
rsrsrs é que eu nao sou normal Eduardo, no dia que tu me ver se conformar com alguma coisa é pq estou pirado de vez :) sou exigente ao extremo com tudo, nem de fabrica vem liso com esse meu, alias fabrica nao perde semanas lixando e pintando um cofre. a qualidade fica outra coisa superior a qualquer carro de fabrica de hoje e de antigamente entao nem se fala. pintar o cofre de dentro pra fora, nao é a mesma coisa que pintar de fora pra dentro(overpsray total) como as montadoras fazem. a não ser que nao sejam carro de produçao em massa. artesanal, custom, alto nivel, etc

a qualidade de uma começa por ae, e a do outro termina ali mesmo. ou seja nem começou e ja ferrou.

-------------------------

Nando,
* a tua pistola me parece não ter regulagem de leque, fora que ela é muito simples, a capa de ar dela não é la grandes coisa, nao tem regulagem de ar, nao tem do leque so do fluido oque é obrigatorio senao nao é pistola. faça uma compra de uma pistola chinesa melhor, com uns 150,00 compra uma bem melhor que essa tua. ah os problema dela é tudo devido a intupimento, esse do leque é classico, entupimento de capa de ar de um dos lados. por isso que fala uma lateral...

so vai gastar dinheiro com material, ficar com raiva, e desmotivado. joga ele no quanto e compre uma nova pra poder trabalhar, sei que parece ruim eu falar isso, mas é melhor começar bem do que ruim. entao ta faltando uma pistola.

depois tu nao mensionou se tem regulador de filtro na pistola, aquele com filtro caneca e um manometro que sai do compressor. tb nao falou o compressor.

agulha travando é sujeira, e isso ferra tudo! pq a agulha fica travada aberta e fica gotejando, olha! é melhor pintar de pincel quando acontece isso. acaba estragando todo o serviço e gastando dinheiro com tinner e passando trabalho atoa. Nando compre o quando antes uma pistola e manda essa pro lixo, nem reparo vale apena, nem se acha e o reparo é mais caro que uma pistola chinesa completinha.

tenta limpar por completo, mas acho que vai passar raiva novamente. tem que ver o bico se é adequado pro primer que esta usando. uma HS pede bico de 1.6mm minimo.

ficou aspero pq deu overpray, justamente pela pistola com problema e falta de acerto.

sim é normal pre limpar apos uma aplicaçao. o ideal é tu ter uma pistola so pra primer, pq se usar ela pra tinta ou verniz pode mandar um brinde junto(pedaço de primer seco)

cratera! é contaminaçao de alguma coisa. nessa tua aplicaçao fica complicado saber o causador, se é gordura na superficie, pistola com oleo, oleo no ar, filtro sujo, compressor aspirando agua, agua na linha, ferrugem na tubulaçao, mangueira contaminada, umidade no ar. complicado saber oque é

comece trocando a pistola e revisando o resto.

a pistola mandou os brinde de uma pintura anterior, e com o thinner soltou tudo.

sim, vai ficar bom lixando, vai sair tudo oque nao deveria estar ali. mas ao aplicar a tinta nao pode mais errar, compre a pistola antes e faça o acerto correto dos materiais, nao pode diluir muito o primer, pelo visto tu tentou se adaptar ao problema da pistola afinando o primer, algo que aconteceu com o Eduardo no seu começo no ramo. mas o caso dele era outro com o mesmo fim.

como experiencia valeu, mas te prepare melhor antes, pintar de primeira e acertar ninguem ja fez isso, oque inclue eu.

pode reutilizar o copo de catalise, so lavar com thinner pra nao deixar secar material. se ja secou é lixo pq é descartavel, compre becker de quimica é ideal pra isso. eu so de vidro de varias graduaçoes. serve pra catalisar usando continha %

não precisa sair correndo, ate pq o primer apos catalisado precisa de 10 min descançando, quanto isso se testa, limpa, se ajeita, etc

o certo era tu testar antes em outro lugar, pq coletor alumínio envernizado meu deus! so no jato de areia pra tirar. tira isso com removedor pastoso e escova de aço ninguem merece.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
_NandoO_
Membro SL (Ní­vel 1)

Rafaelo, é tão crítico não ter regulagem de abertura do leque?

Já que o problema foi questão de entupimento, acho que seria o caso só de tomar mais cuidado na limpeza entre o washprimer e primer.

Sobre o filtro eu até esqueci de verificar kkk, acho que não tem, mas vou verificar!! Eu drenei a uns dias atrás o tanque, apenas isso... No próprio compressor tem um manômetro da pressão da linha de ar.

No caso não foi a agulha da passagem da tinta que travava, era o a parte de baixo que o gatilho aciona, a que libera passagem de ar, tipo eu soltava o gatilho, parava de sair tinta, mas ainda ficava soltando ar sozinha a pistola, acho que não é nada demais, só questão de limpar ali mesmo pra não gastar ar atoa (até pq o compressor é bem pequeno)

O bico da pistola é 1.4

O primer depois de catalisar precisa descansar 10min antes de começar a aplicar? Se soubesse tinha limpado com calma a pistola, catalizei, dilui e meti na pistola já pra começar, deve ter durado uns 5min eu acho esse procedimento.

Resumindo, acho que talvez tenha alguma contaminação na linha e talvez eu tenha me equivocado na pressa em limpar porcamente a pistola pra jogar o primer. Será que isso juntamente com um filtro na linha já não resolve meus problemas? Esses equipamentos nem são meus, são de um amigo que me emprestou. Limpei bem a pistola antes de usar o washprimer, no primer que já fui agoniado pra passar logo ele.
Rafaelo
MODERADOR

sim, sem regulagem nao tem como pintar com tinta e verniz, ambas precisam de estreitamento do leque e nao conico como o modo sem ajuste como a tua pistola atual. conico so serve pra peças linear ou cantos, não é teu caso.

nao, a limpeza é interno da pistola que falo, capa de ar, agulha, vedadores, etc se ela esta danificada vai continuar dando problema.

esse manometro so serve da dizer a pressao interna do vazo, é preciso ter o redutor com filtro.

compressor pequeno pra oque tu quer serve, desde que tenha reservatorio, e escapando ar da pistola é vedador com problema sujo ou estragado

bico 1.4 vai ter dificuldades no primer HS

precisa, pq a catalise gera calor e se meter assim pode ferver. entao tem que esperar 5 a 10 min, mexer e aplicar. no verniz tb, mesma coisa. ao meu ver o problema é a pistola, o problema que tu nao vai conseguir trabalhar por falta de equipamento apropriado. se a capa de ar ta suja internamento oque parece ser pelo problema que tu disse, nao adianta passar tinner, é de serviço anteriores ao teu.

se quer arriscar com essa pistola novamente manda ver, eu nao faria. alias, pega um papelao e treine nele pra ver com esta o leque, pressao, diluiçao
_NandoO_
Membro SL (Ní­vel 1)

Obrigado pela opinião rafaelo!!

O compressor tem dois manômetros, um da pressão interna, e um que serve pra linha de ar que vai até a pistola. Não está correto? Acho que falta apenas o filtro.

Vou ver se descolo outra pistola, não queria gastar dinheiro com isso pois to sem dinheiro algum esses tempos, minha grana tá comprometida pra daqui a uns 2 3 meses já, daí fica complicado. Mas vou ver se de repente não consigo outra emprestada, em ultimo caso vou me virar com essa mesmo.

Depois posto as novidades!
Giliarde
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por Giliarde »

nando sou pintor de motos e uso essa mesma pistola que vc mostrou na foto para aplicar primer pu e para pintar uso uma hvlp profissional. vou te dar uma dica sobre limpeza vc deve desrrosquear o copo e passar uma espécia de arame cheia de cerdas em roda onde desce a tinta para dentro da pistola para fazer a limpeza ali que fica depositado a sujeira que ira soltar na hora da pintura e sempre coar o primer antes de por na pistola, e tirar fora o bico e fazer a mesma coisa e esse lado do bico sempre suja mesmo sempre aplica uma mão de primer e lave o bico e nunca usar a mesma pistola de primer para pintar eu particularmente tenho 3 uma só para verniz outra para tinta e a do primer,e essa pistola tem regulagem de leque é do lado do bico lado esquerdo para fechar o leque aperte todo parafuso para dentro e para abrir o leque abra todo o parafuso :smt023 e mais uma coisa eu não lavo as minhas pistolas com thinner só com diluente pu o thinner resseca todas as vedações sobre as crateras que abriu no teu primer sempre que vc for aplicar primer vc deve limpar bem com solução desengraxante antes de aplicar primer e antes da tinta :smt023 e a respeito que o pessoal estava falando sobre preto pu parecido com vinilico na loja de tinta onde trabalho como colorista a quase 8 anos a gente fabrica direto preto pu semi brilho/ fosco ou de acordo com o tom que o cliente desejar se alguém estiver interessado eu consigo a formula da tinta sendo a marca basf/dupont/autocolor..
Rafaelo
MODERADOR

_NandoO_ escreveu:Obrigado pela opinião rafaelo!!

O compressor tem dois manômetros, um da pressão interna, e um que serve pra linha de ar que vai até a pistola. Não está correto? Acho que falta apenas o filtro.
sim neste caso serve, mas continua nao tendo filtragem. o ideal é tu ter um filtro separador e outro filtro mecanico, mas pra oque tu ta fazendo o filtro mecanico vela ja serve.

eu tenho no meu um separador a agua fica retida antes mesmo de entrar no filtro de vela. ele barra oleo e agua esse sistema, mas isso so é valido pra quem trabalha com isso, ate pelo custo do sistema. tenta ver se acha um pra comprar

tente ver se consegue, ou entao nao realize o serviço dessa forma, senao vai gastar mais, ae começa nao fechar as conta.
Responder